O combo formado pelo diálogo que pode levar ao esfriamento do conflito na Ucrânia e um aumento menos agressivo da taxa de juros fez a Bolsa de Valores de Nova York reverter as perdas do dia anterior e fechar a quarta-feira (02) em alta - com Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq muito próximos de suas máximas.
Em depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse que está inclinado a apoiar um aumento de 0,25 ponto percentual (pp) em março.
A declaração abrandou algumas preocupações sobre o potencial de um aumento de juros mais agressivo em um momento no qual a invasão da Ucrânia pela Rússia colocou os mercados em queda livre.
“O principal é que vamos prosseguir, mas com cuidado, à medida que aprendemos mais sobre as implicações da guerra da Ucrânia na economia”, disse Powell.
Com a sinalização, o Dow Jones subiu 1,79%, aos 33.889,96 pontos. Já o S&P 500 avançou 1,86%, aos 4.386,47 pontos, enquanto o Nasdaq teve alta de 1,62%, aos 13.752,02 pontos.
As implicações da guerra
Assim como nas sessões anteriores, a escalada do conflito na Ucrânia continuou dominando a atenção dos investidores ao redor do mundo.
Mais cedo, a delegação russa indicou que está pronta para retomar as conversas sobre a guerra com representantes ucranianos. Até o momento, o local do encontro não havia sido revelado.
A primeira rodada de conversações para tentar resolver o conflito entre Rússia e Ucrânia ocorreu perto da fronteira ucraniana e Belarus no domingo (27). Não houve avanços, mas ambas partes concordaram em se reunir outra vez.
Mais sanções dos EUA e a resposta russa
Apesar da sinalização de diálogo, o governo norte-americano não dá tréguas ao presidente russo, Vladimir Putin, e anunciou uma nova rodada de sanções. Dessa vez, os alvos são o setor de defesa e de petróleo e gás russos.
Considerados fontes de riqueza da Rússia, em conjunto com aliados, os Estados Unidos aplicarão controles sobre exportações de equipamentos e tecnologia ligados às extração e refino das commodities energéticas, prejudicando a capacidade de produção russa no longo prazo, segundo a Casa Branca.
Na outra ponta, para mitigar os efeitos da enxurrada de sanções econômicas e financeiras, a Rússia decidiu cortar o compulsório dos bancos, ou seja, a quantidade de dinheiro das instituições financeiras que fica retida no banco central.
As bolsas europeias
As bolsas na Europa fecharam a quarta-feira em alta. O índice pan-europeu Stoxx 600 terminou o dia em 1,1% após cair 0,9% na abertura. As ações de petróleo e gás lideraram os ganhos, com alta de mais de 4,0% com o aumento dos preços do petróleo.
O petróleo tipo Brent - usado como referência no mercado internacional - chegou a atingir hoje US$ 115 o barril pela primeira vez desde 2008.