🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PUXÃO DE ORELHA

China contra a parede: Otan manda recado sobre ajuda à Rússia na guerra

Os chineses são tradicionais — e fortes — aliados de Vladimir Putin mesmo defendendo a diplomacia para colocar fim ao conflito na Ucrânia; será que seu poder bélico assusta o Ocidente?

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aperta as mãos do presidente da China, Xi Jinping
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping - Imagem: Shutterstock/Envato/Brenda Silva

Primeiro foi o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a dar um puxão de orelha no colega norte-americano, Joe Biden. Agora é a vez da China entrar na fila do cartão amarelo da guerra na Ucrânia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reunidos nesta quinta-feira (24) em Bruxelas, os chefões dos países que fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) advertiram a China contra o fornecimento de assistência militar à Rússia na ofensiva contra a Ucrânia. 

Os líderes se disseram preocupados com comentários recentes de autoridades chinesas e pediram que Pequim pare de amplificar as "narrativas falsas do Kremlin" sobre a guerra e a Otan, e promova uma resolução pacífica do conflito.

"Apelamos a todos os Estados, incluindo a República Popular da China (RPC), a defender a ordem internacional, incluindo os princípios de soberania e integridade territorial", disseram em nota. 

Eles também pediram que os países se abstenham de ajudar a Rússia a contornar as sanções internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

China não fica calada

A China demorou para se manifestar sobre a invasão russa à Ucrânia, que hoje completa um mês, e desde que o fez, vem adotando um posicionamento favorável à diplomacia para a resolução do conflito. 

Leia Também

ELEIÇÕES 2026

Desfile em Brasília, ida à igreja e Moraes chamado de ‘bandido’: o 7 de Setembro dos candidatos à presidência

Conteúdo Empiricus

É hora de abandonar os FIIs? Analista aponta oportunidade no setor e recomenda 7 fundos imobiliários para comprar agora

Mas hoje Pequim não se calou diante da pressão cada vez maior que o Ocidente vem fazendo para a condenação de uma tradicional aliada, a Rússia. 

  • IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui

O embaixador da China nas Nações Unidas (ONU), Zhang Jun, disse nesta quinta-feira que "nenhum país deve ser obrigado a escolher um lado" no conflito na Ucrânia. 

Sem caracterizar a questão geopolítica como uma guerra, Zhang garantiu que seu país continuará a ter "papel construtivo" nas conversas por paz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Os países em desenvolvimento, a maior parte do mundo, não fazem parte do conflito e não deveriam [...] ser forçados a lidar com consequências de jogos de forças maiores", afirmou o diplomata. 

Sem críticas à Rússia, Zhang disse ainda que a "soberania de todos os países deve ser respeitada".

Guerra de fake news

Além de defender a diplomacia para o fim da guerra na Ucrânia, a China também rejeitou acusações de que ajuda a Rússia a disseminar informações falsas sobre o envolvimento dos Estados Unidos na Ucrânia.

"Acusar a China de disseminar informação mentirosa é uma desinformação em si", afirmou Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, durante entrevista coletiva regular. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, a China age "de maneira objetiva e justa".

Wang também aproveitou para alfinetar os norte-americanos. Ele disse que a comunidade internacional continua a ter graves preocupações sobre laboratórios biológicos dos Estados Unidos na Ucrânia. 

Para o porta-voz chinês, Washington "deveria fazer sérios esclarecimentos sobre se isso é ou não desinformação".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eugenio Trifonov, russo que se mudou para Santa Catarina e se tornou confeiteiro da Kiss my Cake 6 de setembro de 2026 - 9:00
Confira quais números saíram mais e menos vezes desde a primeira edição da Lotofácil da Independência e se vale apostar neles para tentar o prêmio milionário de R$ 220 milhões 6 de setembro de 2026 - 7:10
Investment And Finance Concept - Gold Trophy Sitting On Yellow Financial Graph Background 5 de setembro de 2026 - 9:00
Gás do Povo Foto: Roberta Aline/ MDS 4 de setembro de 2026 - 5:24
Logo do Tesouro Direto e celular 3 de setembro de 2026 - 16:53
CEO da Marabraz casa 3 de setembro de 2026 - 14:39
moeda trump 3 de setembro de 2026 - 11:33
fórum empreendedor 3 de setembro de 2026 - 11:00
INSS Bpc 3 de setembro de 2026 - 5:51
My Vintage Dress, cancelar vestidos, noivas sem vestidos 2 de setembro de 2026 - 15:27
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 2 de setembro de 2026 - 5:19
1 de setembro de 2026 - 16:55
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 1 de setembro de 2026 - 11:16
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar