China contra a parede: Otan manda recado sobre ajuda à Rússia na guerra
Os chineses são tradicionais — e fortes — aliados de Vladimir Putin mesmo defendendo a diplomacia para colocar fim ao conflito na Ucrânia; será que seu poder bélico assusta o Ocidente?

Primeiro foi o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a dar um puxão de orelha no colega norte-americano, Joe Biden. Agora é a vez da China entrar na fila do cartão amarelo da guerra na Ucrânia.
Reunidos nesta quinta-feira (24) em Bruxelas, os chefões dos países que fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) advertiram a China contra o fornecimento de assistência militar à Rússia na ofensiva contra a Ucrânia.
Os líderes se disseram preocupados com comentários recentes de autoridades chinesas e pediram que Pequim pare de amplificar as "narrativas falsas do Kremlin" sobre a guerra e a Otan, e promova uma resolução pacífica do conflito.
"Apelamos a todos os Estados, incluindo a República Popular da China (RPC), a defender a ordem internacional, incluindo os princípios de soberania e integridade territorial", disseram em nota.
Eles também pediram que os países se abstenham de ajudar a Rússia a contornar as sanções internacionais.
China não fica calada
A China demorou para se manifestar sobre a invasão russa à Ucrânia, que hoje completa um mês, e desde que o fez, vem adotando um posicionamento favorável à diplomacia para a resolução do conflito.
Leia Também
Mas hoje Pequim não se calou diante da pressão cada vez maior que o Ocidente vem fazendo para a condenação de uma tradicional aliada, a Rússia.
- IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui
O embaixador da China nas Nações Unidas (ONU), Zhang Jun, disse nesta quinta-feira que "nenhum país deve ser obrigado a escolher um lado" no conflito na Ucrânia.
Sem caracterizar a questão geopolítica como uma guerra, Zhang garantiu que seu país continuará a ter "papel construtivo" nas conversas por paz.
"Os países em desenvolvimento, a maior parte do mundo, não fazem parte do conflito e não deveriam [...] ser forçados a lidar com consequências de jogos de forças maiores", afirmou o diplomata.
Sem críticas à Rússia, Zhang disse ainda que a "soberania de todos os países deve ser respeitada".
Guerra de fake news
Além de defender a diplomacia para o fim da guerra na Ucrânia, a China também rejeitou acusações de que ajuda a Rússia a disseminar informações falsas sobre o envolvimento dos Estados Unidos na Ucrânia.
"Acusar a China de disseminar informação mentirosa é uma desinformação em si", afirmou Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, durante entrevista coletiva regular.
Segundo ele, a China age "de maneira objetiva e justa".
Wang também aproveitou para alfinetar os norte-americanos. Ele disse que a comunidade internacional continua a ter graves preocupações sobre laboratórios biológicos dos Estados Unidos na Ucrânia.
Para o porta-voz chinês, Washington "deveria fazer sérios esclarecimentos sobre se isso é ou não desinformação".
BOLETO PAGO
Brasil está com aluguel em dia: inadimplência chega ao menor nível em três anos, mostra Superlógica — concentração de atrasos preocupa
25 de agosto de 2026 - 14:00PLANETA EM ALERTA
Oceanos batem recorde histórico de temperatura e assustam especialistas; e o pior ainda pode estar por vir
25 de agosto de 2026 - 10:50CINEMA BRASILEIRO
Oscar 2027: 15 filmes brasileiros disputam vaga para representar o Brasil; veja a lista e os trailers
25 de agosto de 2026 - 10:18RODADA BARULHENTA
Lotofácil 3770 premia aposta simples e 5 bolões com quase R$ 2 milhões cada; loterias terão duas sessões de sorteios hoje
25 de agosto de 2026 - 6:51É HOJE!
INSS e BPC/LOAS são pagos hoje; confira datas de agosto de 2026 e regras dos benefício
25 de agosto de 2026 - 5:08MORAR NA LUA?
Água na Lua: missão da China é adiada e disputa espacial ganha novo capítulo
24 de agosto de 2026 - 17:07NOVAS RELAÇÕES
Do chat ao altar: os casamentos entre humanos e inteligência artificial que já acontecem pelo mundo
24 de agosto de 2026 - 16:15AZEDOU?
Ração para pets ou sorvete? Como uma mudança de prioridade levou a dona da Häagen-Dazs a encerrar distribuição da marca no Brasil
24 de agosto de 2026 - 15:45HERANÇA DO PIX?
Galípolo acende alerta sobre crédito e prepara novas medidas do BC para conter endividamento das famílias
24 de agosto de 2026 - 14:58MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Simples Nacional muda regra e empresas terão de fazer adesão já em setembro; entenda
24 de agosto de 2026 - 14:06NO PÓDIO
‘Homem-Aranha: Um Novo Dia’ continua escalando em bilheteria; Tom Holland terá o filme mais vendido da história?
24 de agosto de 2026 - 13:10ENXUGANDO AS DESPESAS
A conta de luz está pesando no bolso? Condomínios podem aliviar gastos com energia; veja como economizar
24 de agosto de 2026 - 12:31CARMA?
CEO que demitiu 900 funcionários por Zoom perde o comando da própria empresa
24 de agosto de 2026 - 12:30CASTELO DE STRANCALLY
Como é o castelo gótico comprado por Mark Zuckerberg para “ficar mais perto do trabalho”
24 de agosto de 2026 - 10:29DANÇA DAS CADEIRAS
Mega-Sena paga R$ 57 milhões em SC e +Milionária volta a oferecer o maior prêmio das loterias da Caixa
24 de agosto de 2026 - 6:44É HOJE!
IRPF 2026: Receita libera hoje consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda
24 de agosto de 2026 - 5:43ATENÇÃO, ESTUDANTES!
Pé-de-Meia volta a ser pago hoje; confira calendário, valores e quem tem direito em agosto de 2026
24 de agosto de 2026 - 5:06Conteúdo Empiricus
Enquanto o mês do ‘desgosto’ castiga o Ibovespa, traders se preparam para uma disputa milionária
23 de agosto de 2026 - 9:00TEMPESTADE À VISTA?
É hora de comprar ouro? Veja se dois bancões gringos acreditam que é hora de correr para a segurança
22 de agosto de 2026 - 16:02AS MAIS LIDAS