O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Bilionário explica que os 3% que a metade mais pobre paga de imposto de renda para o governo poderia “ser achado”

Jeff Bezos, fundador da Amazon e quarto homem mais rico do mundo, com fortuna estimada em US$ 241 bilhões, afirmou que acredita que a metade mais pobre dos americanos não deveria pagar imposto de renda.
A temporada de declaração e restituição do Imposto de Renda não acontece apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos.
Em entrevista ao programa Squawk Box, da CNBC, Bezos afirmou que o 1% mais rico dos contribuintes responde por cerca de 40% de toda a arrecadação federal do imposto de renda, enquanto a metade mais pobre paga aproximadamente 3%.
Segundo a Tax Foundation, com base em dados do Internal Revenue Service (IRS), equivalente à Receita Federal dos Estados Unidos, a metade mais pobre dos contribuintes teve renda bruta ajustada média de quase US$ 54 mil em 2023.
Já as famílias que compõem o 1% mais rico registraram renda de pelo menos US$ 676 mil no mesmo período.
Para Bezos, como os mais ricos já respondem por uma parcela significativa da arrecadação, o imposto pago pelos trabalhadores de menor renda representa uma parcela relativamente pequena das receitas do governo.
Leia Também
O bilionário exemplificou seu argumento com o caso hipotético de uma enfermeira que recebe US$ 75 mil por ano.
“Por que uma enfermeira do Queens deveria pagar mais de US$ 1 mil por mês em imposto?”, questionou.
Segundo o empresário, os 3% pagos pela metade mais pobre da população poderiam ser compensados por outras fontes de receita.
“É uma pequena quantia de dinheiro para o governo. Quanto mais penso nisso, mais absurdo parece o que estamos fazendo. Não deveríamos pedir que essa enfermeira enviasse dinheiro para Washington. Eles deveriam pedir desculpas a ela”, afirmou.
Bezos também afirmou que considera legítimo o debate sobre os mais ricos pagarem sua “parte justa” em impostos, embora ressalte que a definição do que seria essa parcela justa esteja aberta à discussão.
Segundo ele, os Estados Unidos não enfrentam um problema de arrecadação e já possuem um dos sistemas tributários mais progressivos do mundo.
Apesar de defender a ideia, o fundador da Amazon não apresentou propostas concretas sobre como a medida poderia ser implementada pelos legisladores.
Confira o trecho da entrevista abaixo:
*Sob supervisão de Renan Dantas.
FAÇA O QUE DIGO...
WEB SUMMIT RIO 2026
PIX COM PROTEÇÃO MÁXIMA
ENCRUZILHADA DOS JUROS
FIGURINHA DE GRAÇA
MENOS APERTO
WEB SUMMIT RIO 2026
IA NA COPA
FAÇA O QUE EU DIGO...
WEB SUMMIT RIO 2026
WEB SUMMIT RIO 2026
PROJEÇÕES ECONÔMICAS
CARROS
TRABALHAR NA COPA?
MAIS DIFÍCIL DO QUE PARECE
FAIXA DE AREIA MAIS CARA
WEB SUMMIT RIO 2026
OLHA O GÁS
DESAFIO ARQ