O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-03-24T14:17:11-03:00
Carolina Gama
1 MÊS DE GUERRA

De Biden para Putin, com amor: o presente dos EUA para a Rússia pode conter a guerra na Ucrânia?

Entenda o objetivo do novo pacote de maldades norte-americano, que inclui barreiras ao ouro e medidas contra empresas do setor industrial de defesa russo

24 de março de 2022
14:17
Presidente dos EUA, Joe Biden, sentado à mesa, escrevendo um memorando
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no salão Oval da Casa Branca - Imagem: Casa Branca

Mesversário de guerra existe? Para o presidente norte-americano, Joe Biden, existe sim. Os Estados Unidos resolveram marcar o primeiro mês da invasão russa à Ucrânia enviando para Vladimir Putin um pacote de sanções embrulhadas em ouro.

O presente de grego foi entregue pelo Departamento do Tesouro norte-americano, que incluiu nas punições as empresas do setor industrial de defesa russo, 328 membros da Duma — a câmara baixa do Parlamento, ou o equivalente à nossa Câmara dos Deputados —  e o CEO do Sberbank, Herman Gref. 

O Banco Central russo não foi esquecido e deve ver diminuída a sua capacidade de implantar reservas internacionais, incluindo ouro.

Os EUA não estão sozinhos nessa

Biden caprichou tanto no presente a Putin no primeiro mês de guerra que chamou seus aliados para participar: o G-7 — um clube que reúne as sete maiores economias do mundo —  e a União Europeia (UE). 

O grupo e o bloco preparam novas medidas para reprimir os esforços russos para evitar as sanções atuais. Essas medidas devem ser anunciadas ainda nesta quinta-feira (24) em meio à reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

  • IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui

Além disso, a UE e o G-7 adotaram alguns passos — que ainda não foram detalhados — para remover metodicamente os benefícios e privilégios que a Rússia já desfrutou como participante da ordem econômica internacional.

O objetivos das sanções

As sanções anunciadas hoje pelos Estados Unidos seguem medidas similares adotadas por UE, Reino Unido e Canadá.

A ideia é reforçar a união do Ocidente contra a ofensiva militar na Ucrânia, segundo o Tesouro norte-americano, é minar ainda mais a capacidade de Putin de financiar suas tropas — e, assim, tentar colocar um ponto final na invasão.

As empresas que entraram na mira do Tesouro dos Estados Unidos são parte do complexo industrial-militar da Rússia e produzem armamento para o exército do país.

O governo dos Estados Unidos ainda justificou as sanções contra os membros da Duma ao afirmar que os 328 parlamentares ajudaram o governo russo a concretizar sua invasão ao território ucraniano.

Crimes de guerra

Paralelamente ao pacote de punições a Putin, o G-7 também decidiu trabalhar para reunir evidências de que a Rússia cometeu crimes de guerra durante o conflito na Ucrânia. 

Segundo o clube das sete maiores economias do mundo, esses crimes teriam sido cometidos pelos russos com o cerco às cidades e o impedimento da formação de um corredor de ajuda humanitária.

O G-7 deu ainda boas-vindas a investigações de órgãos internacionais, incluindo o Tribunal Internacional Penal, a corte internacional que fica em Haia, na Holanda.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

CVM recua e libera distribuição de dividendos do fundo imobiliário Maxi Renda FII (MXRF11) com base no ‘lucro caixa’ — relembre o caso

A xerife do mercado de capitais reconheceu “a existência de obscuridade e contradição” na decisão original

Superou o trauma? Bitcoin (BTC) segue no patamar de US$ 30 mil; saiba se a maior criptomoeda do mundo sustentará esse nível

BTC terá também que superar os críticos às moedas digitais, que não pouparam esforços para injetar ainda mais medo nesse mercado já extremamente desorientado

CEO do JP Morgan leva cartão vermelho de acionistas e pode ficar sem bônus milionário, entenda a decisão rara

A desaprovação foi a primeira desde que o conselho do banco norte-americano enfrentou um voto negativo sobre compensações desde que as regras foram introduzidas, há mais de uma década

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Hapvida, Magazine Luiza e Nubank tombam, mas Ibovespa fecha o dia no azul; confira os destaques desta terça-feira

O maior apetite ao risco e a expectativa de manutenção no ritmo de alta no juro nos Estados Unidos ajudou o Ibovespa, que teve um dia de ganho

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa sustenta alta após susto inicial com Powell; dólar cai abaixo dos R$ 5

O Ibovespa fechou o dia longe das mínimas, mas o dólar caiu 2% com o apetite por risco no exterior

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies