🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

ESPECIAIS SD

Onde investir em 2022: Metaverso virou a palavra do momento, mas vale a pena investir em criptomoedas de um projeto que ninguém entende direito?

O metaverso é uma palavra nova e que empolga, mas é uma boa opção de investimento no mundo das criptomoedas?

Renan Sousa
Renan Sousa
5 de janeiro de 2022
7:00 - atualizado às 15:48
Na esteira das matérias especiais de Onde Investir, o metaverso ganhou um destaque especial nas criptomoedas. Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O universo das criptomoedas é vasto e extenso. Não à toa, na nossa primeira matéria especial de Onde Investir em 2022 houve uma divisão entre bitcoin (BTC), criptos promissoras, NFTs e DeFis para falar especificamente de cada projeto e suas particularidades. Agora, focaremos na palavra mais procurada nos últimos meses: o metaverso

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o metaverso?

A ideia de um universo digital e integrado não é nova. 

Ele nada mais é do que uma realidade aumentada, um conceito que engloba aspectos sociais, culturais e econômicos. Dentro de uma mesma plataforma, é possível encontrar os amigos, ver shows, comprar arte, jogar e muitas outras coisas que são possíveis no mundo real utilizando um personagem (avatar) customizado.

Com o ambiente digital ganhando cada vez mais importância, plataformas ligadas ao metaverso devem ganhar destaque nos próximos anos, com a possibilidade de customização de personagens e ambientes para cada usuário.

As palavras "metaverso", "criptomoedas", "peer-to-peer", "blockchain" e outros termos do universo de ativos digitais está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Em um relatório da Empiricus assinado pelos especialistas Vinícius Bazan e Valter Rabelo, a popularização do universo criptográfico deve favorecer cada vez mais os ambientes digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meta X Metaverso criptomoedas

Antes de mais nada, existe uma diferença entre o ambiente digital criado pela empresa dona do Facebook, a Meta, e o metaverso do ponto de vista das criptomoedas.

Leia Também

A Meta (antigo Facebook Inc) se propõe a ser um ambiente debaixo do guarda-chuva de uma só empresa, onde o usuário terá ali diversos serviços (mensagens, música, conta bancária etc.).

Em contrapartida, o ambiente digital metaverso, do ponto de vista do mundo cripto, é parecido no formato, mas muito diferente no desenho do projeto. 

Enquanto o metaverso da Meta seria um espaço controlado por uma empresa oferecendo o serviço próprio ou de outras, o ambiente metaverso para as criptomoedas é um espaço totalmente descentralizado, em que os serviços são oferecidos por protocolos localizados naquela rede (blockchain).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A falta de uma empresa por trás implica em uma maior liberdade dos usuários da rede, mas sem muita oportunidade para fazer uma reclamação no caso da falha de um protocolo, por exemplo”, afirma Rodrigo Zobaran, analista de pesquisas quantitativas da Kinea.

Onde investir no metaverso

Assim como os analistas estão otimistas com o futuro das criptomoedas focadas em design de blockchain, o metaverso precisará de um “tijolo” para se levantar, e algumas criptos podem despontar com o crescimento desse novo universo, segundo os especialistas ouvidos para esta reportagem:

Avalanche (AVAX)

Com uma alta de 3.326,70% no ano passado, a AVAX pretende ser uma blockchain com taxas de transação (gas fees) mais baratas e que também busca resolver o trilema das criptomoedas (escalabilidade, segurança e descentralização). A rede da Avalanche é composta por três blockchains separadas: X-Chain, C-Chain e P-Chain. Cada uma delas busca resolver um dos três problemas.

Decentraland (MANA)

A rede blockchain da Decentraland busca ser uma espécie de “campo de testes” para novos projetos dentro do ambiente de web 3.0. A MANA é uma das primeiras blockchains integradas a jogos do tipo play-to-earn (jogue para ganhar, em tradução livre), como o Axie Infinity, o que aumenta a concorrência em relação às demais. Não por acaso, as cotações da Decentraland subiram 4.069,40% em 2021. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The SandBox (SAND)

Essa blockchain permite a criação de espaços dentro da internet, iguais a terrenos no mundo real, que podem ser comprados ou negociados. Veja abaixo uma ilustração do que seriam esses terrenos digitais. Sim, grandes empresas como Tesla, do bilionário Elon Musk, já garantiram terrenos no Sandbox.

Em 2021, a criptomoeda disparou 16.279,1%.

Enjin Coin (ENJ)

Essa blockchain é mais voltada para o desenvolvimento de games, e compete diretamente com a Decentraland na construção de ambientes de teste para novos aplicativos, mas focado no mundo dos jogos. Ela foi a escolhida pela Microsoft para iniciar seu próprio projeto de metaverso e tem grande potencial de valorização, de acordo com analistas do mercado.

Não poderia ser diferente, a ENJ também tem uma valorização na casa dos milhares: a alta foi de 1.882% no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E não custa nada lembrar: o investimento em criptomoedas é altamente arriscado. Por ser muito recente, o mercado é altamente volátil e, quanto mais recente o projeto, mais sujeito ele está aos solavancos.

Meios de pagamento no metaverso

Vale ressaltar que criptomoedas focadas em meios de pagamento também devem ganhar destaque com o surgimento do metaverso. A integração dentro da rede blockchain permitirá a transferência de dinheiro de maneira segura e rápida, o que deve impulsionar o crescimento desse tipo de moeda: 

Stablecoins

As moedas digitais com lastro ainda são mais utilizadas para reduzir os custos de negociação dentro da rede de outras criptomoedas. As maiores stablecoins do mundo tem paridade de 1 para 1 com o dólar americano, sendo que as maiores em valor de mercado, segundo o Coin Market Cap, são:

  • Tether (USDT) — 4ª maior do mundo
  • USD Coin (USDC) — 8ª maior do mundo
  • Binance USD (BUSD) — 15ª maior do mundo
  • TerraUSD (UST) — 21ª maior do mundo

Terra (LUNA)

De acordo com o white paper dos desenvolvedores, a Terra é uma blockchain focada em pagamentos do dia a dia e que busca solucionar o problema da alta volatilidade das criptomoedas. Ela pretende se tornar o principal meio de pagamento no ambiente digital, unindo a proteção da criptografia em blockchain com a estabilidade de uma moeda comum. A alta expressiva em 2021 também impressiona: 12.889,4% em 12 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, blockchains e criptomoedas ligadas ao mundo dos NFTs e DeFis também devem se beneficiar do crescimento do metaverso.

A exclusividade que os certificados digitais, emitidos em forma de NFT, e a descentralização das finanças dos DeFis também fazem parte da construção de um ambiente digital mais livre. 

Os meta-problemas

Apesar da empolgação com o metaverso e diversas empresas investindo em projetos de NFTs ou comprando por milhões de dólares terrenos digitais, a comparação com outros “universos da internet” que fracassaram é inevitável. 

Existe a possibilidade de o metaverso não decolar em 2022 ou mesmo em três ou quatro anos. Assim como demais projetos em criptomoedas, os usuários precisam gerar engajamento suficiente para os protocolos crescerem e ganharem destaque no mundo digital. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somado a isso, existe um fator social que pesa na internet nos novos tempos.

As pessoas foram forçadas a participar do mundo digital durante a pandemia de covid-19 e, mesmo que as novidades da internet empolguem, há um certo “esgotamento emocional” com o ambiente digital que deve ter uma duração por tempo indeterminado.

Lei? Qual lei?

Por fim, a regulamentação do metaverso também deve ser um problema.

Enquanto as redes sociais, geridas por empresas, podem sofrer represálias e processos, o metaverso não possui um “presidente” ou qualquer companhia que faça a gestão daquele ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se, por um lado, existe uma maior liberdade de ideias, por outro, a questão de crimes digitais, “cyberbullying” e outros podem afastar o usuário comum desses espaços como aconteceu com as criptomoedas no início.

Veja também - Ethereum (ETH) pode superar o bitcoin (BTC) em 2022?

*Colaboraram com esta matéria Andre Franco, especialista em criptomoedas, Lucas Schoch, CEO da Bitfy, Helen Hai, diretora da Binance NFT, Rodrigo Zobaran, analista de pesquisas quantitativas da Kinea, com informações da Binance Research, Messari Crypto Theses for 2022, Arcane Research, CryptoRank e Coin Market Cap

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ENTREVISTA

‘Se eleição for à direita, é bolsa a 200 mil pontos para mais’, diz Felipe Miranda, CEO da Empiricus

18 de dezembro de 2025 - 19:00

CEO da Empiricus Research fala em podcast sobre suas perspectivas para a bolsa de valores e potenciais candidatos à presidência para eleições do próximo ano.

OTIMISMO NO RADAR

Onde estão as melhores oportunidades no mercado de FIIs em 2026? Gestores respondem

18 de dezembro de 2025 - 17:41

Segundo um levantamento do BTG Pactual com 41 gestoras de FIIs, a expectativa é que o próximo ano seja ainda melhor para o mercado imobiliário

PROVENTOS E MAIS PROVENTOS

Chuva de dividendos ainda não acabou: mais de R$ 50 bilhões ainda devem pingar na conta em 2025

18 de dezembro de 2025 - 16:30

Mesmo após uma enxurrada de proventos desde outubro, analistas veem espaço para novos anúncios e pagamentos relevantes na bolsa brasileira

ONDA DE PROVENTOS

Corrida contra o imposto: Guararapes (GUAR3) anuncia R$ 1,488 bilhão em dividendos e JCP com venda de Midway Mall

18 de dezembro de 2025 - 9:29

A companhia anunciou que os recursos para o pagamento vêm da venda de sua subsidiária Midway Shopping Center para a Capitânia Capital S.A por R$ 1,61 bilhão

HORA DE COMPRAR

Ação que triplicou na bolsa ainda tem mais para dar? Para o Itaú BBA, sim. Gatilho pode estar próximo

17 de dezembro de 2025 - 17:22

Alta de 200% no ano, sensibilidade aos juros e foco em rentabilidade colocam a Movida (MOVI3) no radar, como aposta agressiva para capturar o início do ciclo de cortes da Selic

TOUROS E URSOS #252

Flávio Bolsonaro presidente? Saiba por que o mercado acendeu o sinal amarelo para essa possibilidade

17 de dezembro de 2025 - 12:35

Rodrigo Glatt, sócio-fundador da GTI, falou no podcast Touros e Ursos desta semana sobre os temores dos agentes financeiros com a fragmentação da oposição frente à reeleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva

ESTRATÉGIA DO GESTOR

‘Flávio Day’ e eleições são só ruído; o que determina o rumo do Ibovespa em 2026 é o cenário global, diz estrategista do Itaú

16 de dezembro de 2025 - 15:07

Tendência global de queda do dólar favorece emergentes, e Brasil ainda deve contar com o bônus da queda na taxa de juros

RECUPERAÇÃO RÁPIDA

Susto com cenário eleitoral é prova cabal de que o Ibovespa está em “um claro bull market”, segundo o Santander

16 de dezembro de 2025 - 10:50

Segundo os analistas do banco, a recuperação de boa parte das perdas com a notícia sobre a possível candidatura do senador é sinal de que surpresas negativas não são o suficiente para afugentar investidores

RANKING

Estas 17 ações superaram os juros no governo Lula 3 — a principal delas entregou um retorno 20 vezes maior que o CDI

15 de dezembro de 2025 - 19:05

Com a taxa básica de juros subindo a 15% no terceiro mandato do presidente Lula, o CDI voltou a assumir o papel de principal referência de retorno

SMALL CAP QUERIDINHA

Alta de 140% no ano é pouco: esta ação está barata demais para ser ignorada — segundo o BTG, há espaço para bem mais

15 de dezembro de 2025 - 19:02

O banco atualizou a tese de investimentos para a companhia, reiterando a recomendação de compra e elevando o preço-alvo para os papéis de R$ 14 para R$ 21,50

HAJA MÁSCARA DE OXIGÊNIO

Queda brusca na B3: por que a Azul (AZUL4) despenca 22% hoje, mesmo com a aprovação do plano que reforça o caixa

15 de dezembro de 2025 - 17:23

As ações reagiram à aprovação judicial do plano de reorganização no Chapter 11, que essencialmente passa o controle da companhia para as mãos dos credores

HORA DE COMPRAR?

Ibovespa acima dos 250 mil pontos em 2026: para o Safra é possível — e a eleição não é um grande problema

15 de dezembro de 2025 - 16:05

Na projeção mais otimista do banco, o Ibovespa pode superar os 250 mil pontos com aumento dos lucros das empresas, Selic caindo e cenário internacional ajudando. O cenário-base é de 198 mil pontos para o ano que vem

TIME LATAM

BTG escala time de ações da América Latina para fechar o ano: esquema 4-3-3 tem Brasil, Peru e México

15 de dezembro de 2025 - 14:18

O banco fez algumas alterações em sua estratégia para empresas da América Latina, abrindo espaço para Chile e Argentina, mas com ações ainda “no banco”

LEVANTAMENTO

A torneira dos dividendos vai secar em 2026? Especialistas projetam tendências na bolsa diante de tributação

15 de dezembro de 2025 - 6:05

2025 caminha para ser ano recorde em matéria de proventos; em 2026 setores arroz com feijão ganham destaque

CHUVA DE PROVENTOS CONTINUA

As ações que devem ser as melhores pagadoras de dividendos de 2026, com retornos de até 15%

15 de dezembro de 2025 - 6:05

Bancos, seguradoras e elétricas lideram e uma empresa de shoppings será a grande revelação do próximo ano

LEI MAGNITSKY

Bancos sobem na bolsa com o fim das sanções contra Alexandre de Moraes — Banco do Brasil (BBAS3) é o destaque

12 de dezembro de 2025 - 17:14

Quando a sanção foi anunciada, em agosto deste ano, os papéis dos bancos desabaram devido as incertezas em relação à aplicação da punição

GIGANTE NA ÁREA

TRXF11 volta a encher o carrinho de compras e avança nos setores de saúde, educação e varejo; confira como fica o portfólio do FII agora

12 de dezembro de 2025 - 11:31

Com as três novas operações, o TRXF11 soma sete transações só em dezembro. Na véspera, o FII já tinha anunciado a aquisição de três galpões

VERSÃO TUPINIQUIM

BofA seleciona as 7 magníficas do Brasil — e grupo de ações não tem Petrobras (PETR4) nem Vale (VALE3)

11 de dezembro de 2025 - 19:21

O banco norte-americano escolheu empresas brasileiras de forte crescimento, escala, lucratividade e retornos acima da Selic

COM EMOÇÃO

Ibovespa em 2026: BofA estima 180 mil pontos, com a possibilidade de chegar a 210 mil se as eleições ajudarem

11 de dezembro de 2025 - 17:01

Banco norte-americano espera a volta dos investidores locais para a bolsa brasileira, diante da flexibilização dos juros

FIIS HOJE

JHSF (JHSF3) faz venda histórica, Iguatemi (IGTI3) vende shoppings ao XPML11, TRXF11 compra galpões; o que movimenta os FIIs hoje

11 de dezembro de 2025 - 14:31

Nesta quinta-feira (11), cinco fundos imobiliários diferentes agitam o mercado com operações de peso; confira os detalhes de cada uma delas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar