🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Mercado em 5 Minutos: O que a queda de um símbolo nos mostra sobre o momento atual?

A morte da Rainha Elizabeth II marca não só o fim do 2º período elisabetano para os britânicos, mas também a queda de um dos mais icônicos símbolos de estabilidade das últimas décadas

9 de setembro de 2022
11:21 - atualizado às 11:23
Rainha do Reino Unido, Elizabeth II. - Imagem: Shutterstock

Bom dia, pessoal.

Lá fora, os mercados asiáticos subiram nesta sexta-feira (9), acompanhando o desempenho saudável em Wall Street, ainda que os investidores continuem precificando mais aumentos nas taxas de juros com o objetivo de domar a inflação descontrolada – os dados de inflação chinesa abrem espaço para mais estímulos, o que é animador.

Na Europa, os mercados abrem em alta, apesar da chuva de crises sobre o continente. Os futuros americanos também apresentam bom desempenho. 

Este clima mais confiante se reflete também em uma queda do dólar, que subiu nas últimas semanas em relação aos seus principais pares devido à inclinação do Fed para uma política rígida.

A ver...

00:39 — Dia de inflação ao consumidor 

Hoje, o mercado local estará de olho no índice oficial de preços do IBGE, o IPCA. O indicador de agosto deverá trazer mais uma deflação, desta vez de 0,39% na comparação mensal (em julho, o índice caiu 0,68%). 

Não podemos nos enganar, entretanto, com o movimento do IPCA cheio.

Vale observar o núcleo, que exclui os itens mais voláteis, e a dispersão, que devem indicar ainda patamares de preços problemáticos. 

Tanto é verdade que o próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou tom mais contracionista em suas últimas falas. Mais 25 pontos-base no próximo Copom é provável.

No ambiente político, depois do Dia da Independência ter trazido um bom presságio sobre a inclinação ao centro do discurso dos principais candidatos (não haverá violência), contamos esta noite com a pesquisa Datafolha. 

Se trata da primeira reação depois das manifestações do feriado, podendo trazer continuidade do movimento de achatamento da diferença entre os favoritos.

01:48 — Um tom agressivo já é esperado  

As ações voltaram a subir no exterior, embora o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, tenha dado aos investidores ainda mais motivos para se preocupar com um banco central agressivo.

Em sua fala ontem, Powell deixou claro que o banco central está comprometido em combater a inflação e permanecer agressivo até voltar à meta de 2%, o que pode estar bem distante (levar de 8% para 5% é uma coisa e de 5% para 2% é outra bem diferente – não podemos fazer o segundo gol sem ter feito o primeiro).

No final, a história adverte contra o afrouxamento prematuro da política monetária, o que justificaria a manutenção do discurso mais duro, que deverá ser confirmado por membros do Fed que falam hoje ao longo do dia. 

Com uma alta de 75 pontos-base já bem precificada para a próxima reunião, resta saber os passos para a política monetária na sequência. 

Para isso, os dados de inflação ao consumidor americano da semana que vem serão vitais. Com eles, o mercado conseguirá trabalhar melhor as expectativas.

02:32 – Uma Zona do Euro contracionista

Como esperado, o Banco Central Europeu subiu em 75 pontos-base a sua taxa de juros, tendo sido a maior alta dos juros em 24 anos de história da instituição e colocando a taxa de juros em 0,75% ao ano. 

O movimento mais contracionista pela autoridade monetária não era visto em mais de uma década, o que traz certa preocupação sobre as consequências — todos temem uma nova Crise da Dívida.

Com o aperto, o euro se fortaleceu um pouco, apesar de alguns sinais terem sido dados quanto a uma duração relativamente limitada do aperto das políticas. 

Diferentemente do Fed, o BCE tem menos margem para atuação por conta das características das economias do bloco econômico; afinal, há um “trade off” entre preservar crescimento e controlar a inflação. Controlar os preços a qualquer custo pode sair caro.

03:25 — God Save The Queen, Long Live The King

Não se trata de um efeito sobre o mercado no curto prazo, mas o dia de ontem reflete um pouco o momento que vivemos, uma vez que a morte da Rainha Elizabeth II marca não só o fim do segundo período elisabetano para os britânicos, mas também a queda de um dos mais icônicos símbolos de estabilidade das últimas décadas.

A monarca mais longeva do Reino Unido nasceu no final da segunda revolução industrial, no pós-guerra, e reinou durante a terceira e os primeiros anos da quarta revolução industrial, um período no qual o mundo e os mercados financeiros mudaram muitas vezes.

Os últimos anos nos mostraram como o mundo carece de liderança e estabilidade em um momento de alta volatilidade. 

Muitos estão dando nome ao processo atual: pós-história, fim do fim da história, ciclo pós-moderno. Escolha seu nome predileto. 

O que podemos dizer apenas é que a próxima década será muito diferente da última.

04:19 – A inflação chinesa

Durante a noite de ontem (para nós), a China divulgou a inflação ao produtor e ao consumidor, com as duas tendo vindo abaixo do esperado. 

Enquanto o índice do produtor subiu 2,3% na comparação anual, o indicador do consumidor avançou 2,5%. 

A desaceleração frente ao mês passado, apesar de sinalizar fraqueza da atividade, possibilita margem para mais estímulos monetários e fiscais.

Já se percebe pouca robustez na demanda do consumidor doméstico chinês. 

Enquanto os consumidores americanos e europeus estão dispostos a usar as suas economias para sustentar o próprio consumo, os chineses tendem a acumular recursos como precaução contra as medidas da política de "zero Covid". 

A incerteza sobre o crescimento do gigante asiático deve afetar a economia global nos próximos anos.

Compartilhe

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Os investidores se preparam para a Super Quarta

19 de setembro de 2022 - 11:46

Dados recentes mostram a inflação nos EUA cada vez mais enraizada na máxima de quatro décadas, e o mercado está bastante pessimista sobre as perspectivas para a economia global

Mercado em 5 Minutos

Mercado em 5 Minutos: Um respiro para a atividade global

16 de setembro de 2022 - 9:52

Investidores assistem à divulgação do sentimento do consumidor de Michigan nos EUA e digerem dados de inflação na Europa. Por aqui, o contexto internacional conturbado dificulta qualquer ânimo para esta sexta-feira

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Para onde vamos com o otimismo atual?

13 de setembro de 2022 - 10:30

Qualquer surpresa negativa hoje, como a inflação mais elevada do que se espera, pode fazer com que a trajetória recente se inverta, como fez depois do Simpósio de Jackson Hole

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Os rumos das moedas: quais devem ser os próximos passos do dólar, do euro e do real

13 de setembro de 2022 - 6:10

Normalmente são os mercados emergentes que arcam com o peso de um dólar forte, mas não é o que ocorre dessa vez

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Há quem diga que a ignorância é uma benção… Veja tudo o que influencia as bolsas hoje

12 de setembro de 2022 - 9:58

A semana é relevante para o contexto internacional, com dados de inflação nos EUA — e eventuais surpresas negativas sobre os preços podem fazer com que os investidores saiam da ignorância

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Uma nova frente de estímulos ao redor do mundo vem ganhando força

6 de setembro de 2022 - 10:14

É possível sentir uma cautela no ar antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE), nesta semana, enquanto acompanhamos as consequências do corte de gás da Rússia

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O pior ainda está por vir: Europa corre o risco de apagões e recessão se Putin seguir cortando o gás

6 de setembro de 2022 - 7:11

Existem duas frentes de preocupação da crise energética que o mercado deve permanecer de olho: o gás natural e o pétroleo

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Quem está ansioso para o dia da independência?

5 de setembro de 2022 - 10:10

Começamos com o Dia do Trabalhos nos EUA, nesta segunda-feira (5), que fecha o mercado americano. Os mercados asiáticos iniciaram a semana em queda, acompanhados pelas bolsas europeias.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Aperte os cintos: o Fed praticamente acabou com as teses de crescimento, e o fim do bear market rally está aí

30 de agosto de 2022 - 6:22

Saída da atual crise inflacionária passa por algum sacrifício. Afinal, estamos diante de um ciclo econômico clássico e será preciso esfriar o mercado de trabalho

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O conclave dos banqueiros centrais vai começar: saiba o que esperar do simpósio de Jackson Hole

23 de agosto de 2022 - 9:17

Foi em Jackson Hole que Jerome Powell previu erroneamente que a inflação nos Estados Unidos seria um fenômeno transitório

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar