🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Thiago Salomão, fundador do Market Makers: O “Sim sim sim” está de volta

Tal qual um market maker, o projeto será o local onde investidores comuns poderão beber dos insights de grandes mentes do mercado

27 de junho de 2022
12:23 - atualizado às 13:15
Thiago Salomão lança novo podcast
Imagem: Victor Pontes

Por Thiago Salomão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Don't you tell me what you think that I could be

I'm the one at the sail, I'm the master of my sea”

(Trecho de "Believer", do Imagine Dragons)

Hoje é o Day One do projeto mais importante da minha vida. Por isso, sou eu, Thiago Salomão, fundador do Market Makers, quem escreve estas linhas hoje.

Pra facilitar a leitura, separei o texto em três atos: i) a minha saída da XP; ii) como eu cheguei até a Empiricus e; iii) o que será o Market Makers.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Da criação do Stock Pickers à saída da XP

Três anos atrás, eu era analista na Rico Investimentos e coordenava duas carteiras de ações com meu parceiro Matheus Soares. Tudo ia muito bem, até que tivemos a ideia de criar um podcast de ações.

Leia Também

Mal sabia eu como isso mudaria completamente minha vida profissional. 

Nasceu em abril de 2019 o Stock Pickers. A ideia era simples: falar sobre ações com os grandes investidores da bolsa, só que de forma descontraída, não naquele formato quadradão que costumávamos ver nos portais de notícia do mercado.

Um problema com gestores

A ideia soava simples, mas tinha um problema: como convencer gestores que cuidam de bilhões de reais de terceiros a sair do padrão reverente de entrevistas para falar como se estivessem numa mesa de bar? 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O risco/retorno de participar do Stock Pickers não compensava (ou, na língua dos gestores, era um trade assimetricamente desfavorável).

Mas bastou um bom feedback das primeiras entrevistas para todos os outros gestores toparem participar. 

O sucesso do Stock Pickers

O Stock Pickers foi um sucesso de público e crítica e fomos premiados por dois anos seguidos pelo Portal dos Jornalistas como podcast de finanças mais admirado do Brasil. 

Todo tipo de entrevistado passou por nós, de lendas, como Howard Marks, Jakurski e Stuhlberger; até aqueles polêmicos investidores, mais conhecidos pelas suas tretas nas redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste momento, eu e o Renato Santiago (meu parceiro no podcast desde o episódio 2) tínhamos a certeza de que o Stock Pickers poderia ser muito mais do que apenas um programa do InfoMoney. 

Além dos nossos resultados, presenciávamos vários movimentos  naquela época com empresas de conteúdo (BTG comprando a Empiricus, Pablo Spyer vendido pro EQI e depois pra XP, IPO do TC…) que nos indicavam que havia uma oportunidade na mesa.

Enfim, o divórcio

Negociamos com a XP e o InfoMoney um spin off do Stock Pickers. As conversas evoluíram bem, mas fomos percebendo que tínhamos objetivos diferentes com essa parceria.

Decidimos que era o momento de pedir o divórcio, não porque o ódio venceu o amor, mas porque chegamos em uma encruzilhada. Nós queríamos ir pra um lado, a XP pro outro. E vida que segue.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inúmeras propostas chegaram depois que eu tornei público meu pedido demissão da XP. Parece algo bom, mas confesso que fiquei angustiado em ter de escolher entre tantas opções. 

Resolvi este problema fazendo o exercício inverso: em vez de analisar todas as propostas que eu recebi, eu analisei pra onde que eu caminharia com o projeto que eu queria fazer, e assim ver quais empresas estariam nessa direção.

Quando percebi, vimos que estávamos pisando sobre as pegadas dos gigantes Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden.

O mundo dá voltas

Eu não preciso te apresentar o Felipe e o Rodolfo, mas você precisa saber de onde os conheço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi em 2009 meu primeiro contato com eles. Eu começava minha trajetória no mercado financeiro como estagiário da redação do InfoMoney. Dentre os chefes da redação, estavam ambos. 

Começou aí minha admiração por eles: foram os caras que me inseriram nesse mundo tão apaixonante. E desde aquela época, eles tinham uma forma única de se comunicar.

A fundação da Empiricus

Em 2010 eles deixaram o InfoMoney para fundar a Empiricus. Foi questão de tempo para que várias pessoas do InfoMoney fossem chamadas para trabalhar com os dois ex-colegas. 

Eu também fui chamado, por duas vezes (em 2011 e em 2014), mas recusei por ter recebido uma contraproposta da XP (que havia comprado o InfoMoney em 2011). Depois disso, nos distanciamos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com toda a admiração que eu tinha pelas pessoas que ali estavam na Empiricus, tinha plena convicção de que o melhor a fazer era seguir onde estava. Parece até que eu sabia que nossos caminhos se cruzariam novamente anos depois. 

O que será o Market Makers

No mercado financeiro, o termo "market maker" (na tradução: formador de mercado) é usado para as corretoras que são contratadas para prover liquidez para uma ação que ainda não a tem – ou seja, ela cria mercado para que essa ação seja negociada.

Tal qual um market maker conecta investidores com ações de uma empresa, nós queremos conectar os investidores profissionais ao investidor comum. 

Essa é a razão da nossa existência: o Market Makers será o local onde os investidores comuns poderão beber do conhecimento e dos insights das grandes mentes do mercado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Iniciaremos essa conexão através de um podcast semanal (cuja estreia será na semana que vem, num episódio especial gravado na B3) e newsletters.

Um curto Manifesto

Só que mais importante do que vamos fazer é COMO vamos fazer. Por isso, escrevemos um curto Manifesto em nosso site, que resume muito bem nossos 5 principais valores: qualidade no que se faz, curiosidade intelectual, gratidão, espírito crítico e diversão.

Como descrevemos no Manifesto, estamos aqui por puro interesse intelectual, a ponto de fugirmos de regras de etiqueta ou ignorarmos o status quo. 

Conhecimento não vale nada se não for compartilhado. Isso pode nos tornar os caras chatos, mas prefiro me ver como alguém desenquadrado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E pra mim não é ofensa – aliás, num mundo em que todo mundo quer tentar se enquadrar, ser visto como "fora do quadrado" é um elogio.

As grandes perguntas

Há muitas coisas que ainda queria contar, como “por que escolhemos a Empiricus” ou “quem mais faz parte do Market Makers” ou “qual o grande diferencial do Market Makers”. Mas se eu responder tudo aqui, os três leitores do Day One vão desistir de ler. 

Então, convido vocês a assistirem à gravação da live que fizemos domingo no Instagram do Market Makers, onde contamos todos os detalhes do nosso projeto para vocês.

Sim! Sim! Sim! Estamos de volta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VISÃO 360

A hora da Cigarra: um guia para gastar (bem) seu dinheiro — e não se matar de trabalhar

15 de fevereiro de 2026 - 8:01

Nem tanto cigarra, nem tanto formiga. Morrer com dinheiro demais na conta pode querer dizer que você poderia ter trabalhado menos ou gastado mais

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Zuck está de mudança: o projeto californiano que está deslocando o eixo dos bilionários nos EUA

14 de fevereiro de 2026 - 9:02

Miami é o novo destino dos bilionários americanos? Pois é, quando o assunto são tendências, a única certeza é: não há certezas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Por que Einstein teria Eneva (ENEV3) na carteira, balanço de Vale (VALE3) e Raízen (RAIZ4), e outras notícias para ler antes de investir

13 de fevereiro de 2026 - 8:52

Veja a empresa que pode entregar retornos consistentes e o que esperar das bolsas hoje

SEXTOU COM O RUY

Por que Einstein seria um grande investidor — e não perderia a chance de colocar Eneva (ENEV3) na carteira?

13 de fevereiro de 2026 - 6:03

Felizmente, vez ou outra o tal do mercado nos dá ótimas oportunidades de comprar papéis por preços bem interessantes, exatamente o que aconteceu com Eneva nesta semana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Japão como paraíso de compras para investidores, balanços de Ambev (ABEV3), Vale (VALE3) e Raízen (RAIZ4), e o que mais move a bolsa hoje

12 de fevereiro de 2026 - 8:59

O carry trade no Japão, operação de tomada de crédito em iene a juros baixos para investir em países com taxas altas, como o Brasil, está comprometido com o aumento das taxas japonesas

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Podemos dizer que a Bolsa brasileira ficou cara? 

11 de fevereiro de 2026 - 19:50

Depois de uma alta de quase 50% em 12 meses, o mercado discute se os preços já esticaram — e por que “estar caro” não significa, necessariamente, fim da alta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja se vale a pena atualizar o valor de um imóvel e pagar menos IR e se o Banco do Brasil (BBAS3) já começa a sair do fundo do poço

11 de fevereiro de 2026 - 9:39

Confira as vantagens e desvantagens do Rearp Atualização. Saiba também quais empresas divulgam resultados hoje e o que mais esperar do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O equilíbrio no Japão que afeta o mundo todo, as vantagens do ESG para os pequenos negócios e o que mais move as bolsas hoje

10 de fevereiro de 2026 - 9:30

Veja qual o efeito da vitória da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições do Japão nos mercados de todo o mundo

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Entre estímulo e dívida: o novo equilíbrio do Japão após uma eleição que entra para a história

10 de fevereiro de 2026 - 7:11

A vitória esmagadora de Sanae Takaichi abre espaço para a implementação de uma agenda mais ambiciosa, que também reforça o alinhamento estratégico de Tóquio com os Estados Unidos, em um ambiente geopolítico cada vez mais competitivo na Ásia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

CSN (CSNA3) quer convencer o mercado que agora é para valer, BTG bate mais um recorde, e o que mais move as bolsas hoje

9 de fevereiro de 2026 - 8:39

Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro

TRILHAS DE CARREIRA

O critério invisível que vai diferenciar os profissionais na era da inteligência artificial (IA)

8 de fevereiro de 2026 - 8:00

O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Carnaval abaixo de 0 ºC: os horários e os atletas que representam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno

7 de fevereiro de 2026 - 9:02

Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com o ouro de tolo ao escolher ações; acompanhe a reação ao balanço do Bradesco (BBDC4) e o que mais move a bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 8:45

Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos

SEXTOU COM O RUY

O “lixo” não subiu: empresas pagadoras de dividendos e com pouca dívida devem seguir ditando o ritmo na bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 6:07

Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A difícil escolha entre dois FIIs de destaque, e o que esperar dos resultados de empresas e da bolsa hoje

5 de fevereiro de 2026 - 8:33

As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolsa e o trade eleitoral — by the way, buy the whey

4 de fevereiro de 2026 - 20:00

Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda no valor da Direcional (DIRR3) é oportunidade para investir, e Santander tem lucro acima do esperado 

4 de fevereiro de 2026 - 8:38

Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O bloco dos bancos abre o Carnaval das empresas abertas: qual terá a melhor marchinha?

3 de fevereiro de 2026 - 8:36

Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O efeito Warsh: reação à escolha de Trump é um ajuste técnico ou inflexão estrutural?

3 de fevereiro de 2026 - 7:48

Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O custo e os benefícios do fim da escala 6×1 para as PMEs, e os dados mais importantes para os investidores hoje

2 de fevereiro de 2026 - 8:42

As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar