🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Do Magazine Luiza ao PayPal: as tendências na tecnologia que a pandemia fingiu acelerar

Estamos observando uma reversão à média nos mais diversos setores que pareciam ter sido estruturalmente alterados pela pandemia

26 de maio de 2022
5:42 - atualizado às 16:11
Lu do Magalu usando máscara
Magalu e outras empresas de e-commerce mostraram importante desaceleração no crescimento - Imagem: Reprodução Twitter

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia.

Entre 2020 e 2021, se você (assim como eu), foi uma das pessoas que acreditou termos avançado 5 anos em 5 meses em relação a penetração da tecnologia em nosso dia a dia, eu sinto informar: estávamos errados.

Alguns meses depois da reabertura generalizada das economias ao redor do mundo (a China como notável exceção), estamos observando uma reversão à média nos mais diversos setores que pareciam ter sido estruturalmente alterados pela pandemia. 

Do e-commerce ao "work from home", a seguir eu te mostro dados sobre como as coisas não mudaram.

E-commerce: que fim levou?

Não vou te encher o saco com a discussão sobre o futuro do trabalho. Tenho certeza que você conhece os argumentos a favor e contra o "home office" e possui uma posição pessoal em relação ao tema.

Mas que tal o e-commerce?

Leia Também

Todos tínhamos como estabelecida a ideia de que, no tempo, a penetração do e-commerce e de empresas como Magazine Luiza e Mercado Livre em relação ao total do varejo apenas aumentaria. 

Isso é o que os economistas costumam chamar de tendências seculares. Com o início da pandemia, essa (e muitas outras) foram aceleradas. 

Do dia para noite, marcas que vinham empurrando com a barriga a sua entrada no canal digital tiveram que correr contra o tempo para não perderem 100% das suas receitas devido às lojas fechadas.

Os mais preparados, como a Amazon, o Mercado Livre e o Magazine Luiza, viveram o extremo oposto: durante alguns trimestres, todos cresceram num ritmo avassalador.

Mesmo investindo horrores no crescimento da sua logística, basicamente todos tornaram-se lucrativos, tamanho a explosão na demanda.

Neste começo de 2022, porém, "e-commerce" tornou-se assunto proibido nos comitês de investimento (a não ser para propor uma posição vendida a descoberto).

Amazon, Magazine Luiza, Sea Limited (empresa holding do Shopee) mostraram importante desaceleração no crescimento, algumas com níveis inclusive inferiores aos de 2019.

No agregado, a penetração do e-commerce em relação ao restante do varejo sofreu o que chamamos de reversão à média. E isso não aconteceu apenas com o Magazine Luiza e as varejistas online brasileiras

No gráfico abaixo, a linha azul é a penetração real do e-commerce nos EUA; a linha pontilhada é uma linha de tendência seguindo os dados anteriores à pandemia. 

Dados: US Department of Commerce | Elaboração: John Luttig

No tempo, é como se nada tivesse acontecido.

E não foi só o Magazine Luiza e o e-commerce…

Outra empresa que recebeu o selo "5 anos em 5 meses" foi a DocuSign, famosa por digitalizar a assinatura de documentos.

Nos materiais institucionais da DocuSign, anteriores à pandemia, lia-se que menos de 7% dos contratos assinados todos os anos, ao redor do mundo, são feitos digitalmente.

Entre 2020 e 2021, as ações da DocuSign chegaram a subir mais de 500% e sua receita trimestral acelerou o ritmo de crescimento para mais de 50%.

Desde a metade do ano passado, porém, ambos voltaram aos níveis anteriores à pandemia: tanto a taxa de crescimento da receita, quanto o preço da ação.

Taxa de crescimento trimestral da DocuSign | Elaboração: Autor | Fonte: Koyfin

Outro caso emblemático é a Okta, a maior empresa independente para softwares de gestão de IDs (logins) do mercado, com aderência e penetração cada vez maior entre as grandes empresas.

A ação da Okta, em meio ao "boom" da pandemia, chegou a triplicar. De acordo com dados mais recentes da Similarweb, que mede o tráfego nos canais da Okta, o engajamento em seus produtos convergiu para o restante da indústria, ambos em níveis muito menores que os máximos alcançados em 2021.

Fonte: Similarweb

Outro segmento com notável desaceleração foi o das fintechs — as empresas de tecnologia que atuam no setor financeiro. Essa tendência é especialmente visível nos resultados da PayPal, cuja taxa de crescimento trimestral das receitas no começo de 2022 foi a menor dos últimos 5 anos.

Taxa de crescimento trimestral da PayPal | Elaboração: Autor | Fonte: Koyfin

Uma visão geral do setor de tecnologia

Em comum, a ação de todas as empresas que eu mencionei anteriormente estão ou abaixo, ou muito próximas dos níveis em que se encontravam em março de 2020.

Para elas, é como se os "5 anos em 5 meses" nunca tivessem existido.

Performance das ações do PayPal (azul), Okta (roxo), DocuSign (laranja) e Amazon (amarelo) desde 01 de março de 2020 | Elaboração: Autor | Fonte: Koyfin

E claro, elas não estão sozinhas. Num momento em que os investidores estão extremamente avessos ao risco e as empresas cada vez mais focadas em geração de caixa, as empresas começam a se adaptar para o pior.

Se há 12 meses importava o crescimento a qualquer custo, hoje nenhum investidor se importa com o crescimento, se ele não vier acompanhado de rentabilidade.

Nos próximos 12 meses, enquanto as empresas se ajustam a essa nova dinâmica, acredito que surgirão oportunidades de investimento simplesmente transformacionais em tecnologia. 

Oportunidades de investir em empresas incríveis, cujas tendências seculares seguem absolutamente preservadas, mas a preços que a pandemia havia nos feito pensar que nunca mais veríamos.

Falarei mais sobre isso nas próximas semanas,

Um abraço, 

Richard Camargo

Leia também:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VISÃO 360

Dinheiro é assunto de mulher? A independência feminina depende disso

9 de março de 2025 - 7:50

O primeiro passo para investir com inteligência é justamente buscar informação. Nesse sentido, é essencial quebrar paradigmas sociais e colocar na cabeça de mulheres de todas as idades, casadas, solteiras, viúvas ou divorciadas, que dinheiro é assunto delas.

FIM DO 'PENNY'

Adeus, centavo: Após décadas de reclamações, Trump decreta fim do ‘penny’, a moeda de um centavo nos EUA

22 de fevereiro de 2025 - 11:28

O presidente dos EUA anunciou no início de fevereiro que ordenou que o governo interrompesse a produção da moeda, cujo poder de compra ficou no passado

ESTRADA DO FUTURO

Uma lição que o investidor aprendeu em 2023 vai continuar servindo em 2024 e além

28 de dezembro de 2023 - 7:21

A tendência do mercado de punir com exagero um ou dois resultados trimestrais ruins e parabenizar em excesso meia dúzia de números bons irá persistir

ESTRADA DO FUTURO

2023: o ano em que a renda fixa foi mais arriscada que a renda variável

14 de dezembro de 2023 - 6:25

Se os últimos três anos foram um verdadeiro inferno para o investidor global de renda fixa, como pode o investidor de ações estar rindo à toa?

ESTRADA DO FUTURO

Está na hora de frear a evolução do ChatGPT e da inteligência artificial?

30 de novembro de 2023 - 6:32

Frear significa abandonar qualquer tentativa de resolver conflitos entre a inteligência artificial e a humanidade antes mesmo deles existirem

ESTRADA DO FUTURO

Gigantes da internet já estão demitindo por causa da inteligência artificial? Veja o que quase passou despercebido na melhor temporada de balanços das Big Techs em 2023

2 de novembro de 2023 - 6:59

Apesar dos números positivos, nenhuma das Big Techs viu suas ações subirem de maneira espetacular após os resultados do 3T23

ESTRADA DO FUTURO

3 motivos pelos quais me arrependi de não ter recomendado a compra de ações da Netflix (NFLX34) quando era a hora

26 de outubro de 2023 - 6:22

Números da Netflix no 3T23 foram excepcionais e deixaram este analista ainda mais arrependido por não ter recomendado as ações lá atrás

ESTRADA DO FUTURO

O ChatGPT e a inteligência artificial vão substituir os influenciadores digitais? Isso já está acontecendo na China

5 de outubro de 2023 - 6:36

Depois de um tempo sem abordar a inteligência artificial, aqui vão três novidades, mas com um detalhe dramático: a mais assustadora delas vem por último

ESTRADA DO FUTURO

5 investimentos em tecnologia para os próximos 5 anos — e quase todos passam pela inteligência artificial

28 de setembro de 2023 - 6:13

Inteligência artificial desponta como força-motriz do setor de tecnologia nos próximos anos; conheça as melhores opções para investir

ESTRADA DO FUTURO

Esqueça o iPhone 15! Quem acredita que a Apple não consegue mais inovar está olhando para o lado errado

21 de setembro de 2023 - 6:17

Como todos os anos, em setembro temos o evento anual da Apple, a revelação dos novos iPhones e os memes de sempre

ESTRADA DO FUTURO

A Temu pode ser a “nova Shein” dos importados chineses ou será só mais uma moda passageira?

14 de setembro de 2023 - 6:19

Neste momento, o Temu é o aplicativo mais popular nos EUA para se importar quinquilharias da China, mas está longe de ser o primeiro

ESTRADA DO FUTURO

A disparada das ações da Nvidia é só mais uma bolha de tecnologia (e está tudo bem)

31 de agosto de 2023 - 6:19

O instinto do mercado em inflar os preços de ativos como os da Nvidia e fazer previsões demasiadamente otimistas é exatamente o mesmo de 20 anos atrás

ESTRADA DO FUTURO

Agora todo mundo odeia as fintechs. Mas a ação de uma delas pode ser a próxima “oportunidade da vida” na bolsa

22 de agosto de 2023 - 6:39

Apesar dos desafios para as fintechs de meios de pagamentos, ‘desastre’ parece incorporado aos preços absurdamente deprimidos do setor

ESTRADA DO FUTURO

Ué, mas o e-commerce da Amazon não valia zero? O que esperar das ações da big tech após a disparada recente

10 de agosto de 2023 - 7:29

A Amazon divulgou seus resultados do 2T23, e adivinhe só? A empresa entregou um resultado operacional mais de 30% acima do esperado

ESTRADA DO FUTURO

TikTok vai ficar para trás? Como o clone do rival chinês no Instagram salvou o império de Mark Zuckerberg e da Meta

3 de agosto de 2023 - 5:59

Produto lançado pela Meta justamente para concorrer com o TikTok já rivaliza em receita e pode até ultrapassar o rival chinês

ESTRADA DO FUTURO

Ações da Netflix têm queda de 8% logo após os resultados do segundo trimestre. E agora, é hora de comprar?

27 de julho de 2023 - 6:07

O balanço da Netflix no segundo trimestre mostrou tendências positivas, em termos operacionais. Então, o que explica o movimento do mercado?

ESTRADA DO FUTURO

O Threads veio para ficar? Ou, em seis meses, ninguém mais lembrará do rival do Twitter?

20 de julho de 2023 - 6:03

O Threads, app da Meta para rivalizar com o Twitter, chegou fazendo muito barulho — mas parece já estar perdendo impulso

ESTRADA DO FUTURO

Onde investir em tecnologia no segundo semestre de 2023 após a disparada do Nasdaq

6 de julho de 2023 - 6:07

Faz sentido comprar as ações que já subiram, como as big techs, ou há algo mais interessante para se investir agora dentro do setor de tecnologia?

ESTRADA DO FUTURO

Vale a pena manter um site em pleno 2023? Sim! E as empresas que vivem do “www” ainda são uma boa opção de investimento em tecnologia

22 de junho de 2023 - 6:53

Talvez você discorde de mim, mas eu ainda vejo valor no “www” e nas empresas que vivem da criação e hospedagem de sites na internet

ESTRADA DO FUTURO

ChatGPT pode ter chegado ao limite e agora o futuro da inteligência artificial está nas mãos de algo nada tecnológico

15 de junho de 2023 - 6:23

O ChatGPT surgiu há poucos meses, mas é bem possível que a inteligência artificial seja muito mais madura do que você imagina

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar