Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Entre o alívio e a recuperação: Bons ventos do exterior, Elon Musk mais ‘pobre’, eleições e outras notícias que mexem com o seu bolso

Por aqui, a expectativa é de que o Ibovespa acompanhe os bons ventos vindos de fora e siga repercutindo os números das eleições de domingo.

caminho escalada
Imagem: Shutterstock

Bom dia! Os mercados financeiros do Brasil e do mundo começaram outubro com o pé direito. Os motivos não são os mesmos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Wall Street registrou ontem uma sessão de alívio depois de as bolsas norte-americanas terem chafurdado em território de bear market em setembro.

Na Europa, a libra recuperou terreno e principais índices de ações subiram depois de a primeira-ministra britânica, Liz Truss, ter dado um passo atrás em seu pacote de corte de impostos.

Na bolsa brasileira, os investidores repercutiram o resultado das eleições.

A questão entre os participantes do mercado é como dar continuidade a esse movimento. Hoje, as bolsas de valores europeias mantêm o rali e os índices futuros de Nova York sinalizam que os ativos de risco norte-americanos vão seguir em alta hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, profissionais do mercado financeiro acreditam que tudo não passe de um momento de alívio. O cenário de pressão inflacionária e aperto monetário nos Estados Unidos é o mesmo, apesar de ter sido relegado a um segundo plano.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como a nova tendência política na América Latina afeta o mercado no Brasil, a ata do Copom e o que mais mexe com as bolsas hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A virada da Colômbia e a nova aposta dos mercados na América do Sul

A bolsa após as eleições

Por aqui, a expectativa é de que o Ibovespa acompanhe os bons ventos vindos de fora e siga repercutindo os números do pleito de domingo.

Na véspera, o Ibovespa fechou ontem em alta de 5,54% e o dólar recuou mais de 4%, registrando a maior queda diária em pouco mais de quatro anos.

O que agradou aos investidores não foi apenas o resultado das eleições presidenciais em si, mas a composição do Congresso. A notícia da eleição de uma quantidade maior de deputados e senadores posicionados à direita do espectro político foi recebida por eles com entusiasmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação dos investidores é de que a composição da próxima legislatura seria capaz de conter iniciativas expansionistas (no caso de vitória de Lula) ou sustentar iniciativas pró-mercado (em uma eventual reeleição de Bolsonaro).

Diante disso, o Matheus Spiess fez uma análise minuciosa da situação. Em sua coluna de hoje no Seu Dinheiro, ele analisa as tendências para os ativos brasileiros pelo menos até o segundo turno das eleições presidenciais.

O resultado é um excelente guia para se orientar no mercado pelas próximas semanas.

Vale a pena conferir!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas internacionais estendem rali de alívio e Ibovespa reage às eleições por mais um dia. Os investidores acompanham as falas de representantes de Bancos Centrais hoje; Christine Lagarde e Janet Yellen, secretária de Tesouro dos EUA, são destaque.

ELEIÇÕES 2022
Um teste para a democracia brasileira: Veja como a imprensa estrangeira repercutiu o resultado da eleição. Jornais, sites e revistas chamaram a atenção para o desempenho do presidente Jair Bolsonaro melhor que o previsto pelas pesquisas.

UM PASSO PRA TRÁS
Alívio para a libra: Reino Unido recua em parte do plano de impostos e moeda britânica sobe. Temor de que o governo tivesse que pedir empréstimos massivos para pagar cortes levou a libra ao nível mais baixo ante o dólar desde 1985 na semana passada.

MONEY TIMES
Zamp, dona do Burger King no Brasil, expande Popeyes em meio ao 'assédio' do Mubadala. A rede de fast-food anunciou a abertura de 13 novos restaurantes até o fim do ano. Por enquanto, as unidades da rede ficam apenas em São Paulo e Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RISCO SISTÊMICO
Credit Suisse vai dar calote? Crise no banco suíço preocupa o mercado. Faz algum tempo que circula no mercado um rumor de que algo não vai bem na instituição financeira, mas o boato se tornou mais palpável na última semana.

A MONTADORA DESAPONTOU?
Elon Musk perde mais de US$ 14 bilhões em um dia. Entenda o que fez a fortuna do CEO da Tesla desabar assim. As ações da montadora derreteram na segunda-feira após dados de produção no terceiro trimestre abaixo das projeções de analistas.

ESTÁGIO E TRAINEE
Vivo, Bradesco e Shopee estão com vagas abertas para estágio e trainee. Veja oportunidades com bolsas-auxílio de até R$ 8 mil. Os processos seletivos aceitam candidaturas até o fim de outubro, com início previsto a partir de janeiro de 2023.

Uma boa terça-feira para você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra um casal sentado no sofá de casa com contas a pagar. Eles parecem preocupados com dívidas ou inadimplência. 18 de junho de 2026 - 8:58
nuvens escuras representando dúvida sobre a política monetária e a palavra selic escrita em branco ao centro 17 de junho de 2026 - 14:34

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Depois de uma Super Quarta vem uma Super Quinta

17 de junho de 2026 - 14:34
Bandeiras do Brasil e EUA unidas 16 de junho de 2026 - 7:28
Círculo de cadeiras pretas em sala escura, iluminadas no centro, com logotipos de ferramentas de IA nos encostos, voltadas para um espaço vazio 12 de junho de 2026 - 7:16
inteligencia artificial bdr bdrs investimento tecnologia 10 de junho de 2026 - 13:15

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: IPOs das big techs — aos vencedores, a ressaca?

10 de junho de 2026 - 13:15
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma estrada de terra saindo de um canavial em direção a uma cidade do futuro, mas há um buraco no meio do trajeto 10 de junho de 2026 - 8:35
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um investidor de terno preto segurando um escudo em que está escrito ETF. Ele está em um escritório e, ao fundo, vemos gráficos vermelhos em queda 9 de junho de 2026 - 8:45
Barril de petróleo sobre dólares Irã Israel guerra 9 de junho de 2026 - 7:08
Examinador lendo um currículo durante uma entrevista de emprego; vagas abertas 7 de junho de 2026 - 8:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar