O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Aperto monetário pelo Banco Central Europeu, fornecimento de gás e crise política na Itália pesam sobre as bolsas internacionais hoje
As bolsas de valores iniciam a quinta-feira sob pressão. A reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e a renúncia de Mario Draghi ao cargo de primeiro-ministro da Itália pesam sobre os ativos de risco.
Os mercados de ações da Europa abriram em queda e são acompanhados pelos índices futuros de Nova York, que sinalizam abertura em baixa em Wall Street.
As notícias não trazem bons agouros para o Ibovespa, que ontem fechou em alta de apenas 0,04%.
Sem indicadores econômicos nem balanços corporativos para hoje, a bolsa brasileira tende a passar o dia a reboque do noticiário. E o feed de notícias não é nada animador.
O Banco Central Europeu (BCE) finalmente vai iniciar hoje seu aperto monetário.
A Europa está às voltas com o risco de recessão diante de uma inflação elevada, do risco de desabastecimento de gás natural e dos impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Leia Também
Os países do continente aguardam com ansiedade para saber como vai ficar o fornecimento de gás russo pelo Nord Stream 1, gasoduto que leva o produto dos campos de produção da Rússia até a Alemanha.
O BCE deu a entender que iniciaria o ciclo de aperto monetário com uma elevação de 25 pontos-base na na taxa de juro da zona do euro.
Entretanto, há especulações de que a alta possa chegar a 50 pontos-base, numa abordagem mais agressiva.
A situação destoa do histórico do BCE, cujas decisões raramente surpreendem os participantes do mercado.
“Excepcionalmente hoje há sérias dúvidas sobre o que Banco Central Europeu vai fazer”, disse Henry Allen, analista do Deutsche Bank.
Seja como for, esta será a primeira alta de juro pelo BCE desde 2011.
O anúncio da decisão está previsto para as 9h15.
Enquanto isso, a crise política na Itália parece estar longe do fim.
Se Mario Draghi não conseguiu a renúncia, a renúncia foi até Mario Draghi.
Depois de ver seu pedido original de demissão rejeitado pelo presidente Sergio Mattarella na semana passada, o primeiro-ministro reapresentou a renúncia hoje.
O pedido foi refeito depois de Draghi ter perdido o apoio de sua coalizão em um voto de desconfiança.
O gabinete de Mattarella confirmou que o presidente "está ciente" da renúncia e apenas pediu a Draghi que permaneça interinamente no cargo.
A renúncia abre caminho para que Mattarella dissolva o Parlamento. Se isso ocorrer, a expectativa é de que as eleições italianas sejam antecipadas para setembro.
O Ibovespa obteve uma alta discreta ontem. Um dos principais freios a um melhor desempenho do principal índice de ações da bolsa brasileira foi a Vale (VALE3).
Isso porque o relatório de produção e vendas da mineradora, um dos pesos-pesados do Ibovespa, decepcionou os analistas.
Some-se a isso os cortes nas perspectivas de valorização de VALE3 pelos bancos Goldman Sachs e JP Morgan e o resultado foi uma queda de 2% no preço da ação.
Não é de hoje que quem investe na Petrobras (PETR3; PETR4) está de orelha em pé. Tem sido difícil passar um dia inteiro sem notícias relevantes sobre a empresa.
Junto com a última troca de presidente da Petrobras, a quarta sob Jair Bolsonaro, o governo indicou novos nomes para o conselho.
O comitê de elegibilidade barrou dois indicados. Jônathas de Castro e Ricardo Soriano viram suas indicações rejeitadas por conflito de interesses.
Na noite de ontem, porém, o Ministério de Minas e Energia informou que as indicações não serão retiradas e serão submetidas a votação na assembleia de acionistas convocada para agosto.
Segundo o comitê, Castro — atual secretário executivo da Casa Civil — teria acesso a informações estratégicas da Petrobras.
Alencar, por sua vez, é o atual Procurador-Geral da Fazenda Nacional e não teria como desenvolver simultaneamente o cargo e o papel de conselheiro da Petrobras.
Para o MME, porém, "os supostos impedimentos apontados" não encontram "o necessário respaldo legal".
Enquanto isso, os investidores se preparam para os dados de produção da Petrobras no segundo trimestre, o que deve mexer com suas ações hoje na bolsa.
A Braskem (BRKM5), na qual a Petrobras tem participação, também divulga hoje seu relatório de produção.
No campo da política, a confirmação dos candidatos a presidente continua.
Ontem, o PDT puxou a fila homologando a candidatura de Ciro Gomes.
Hoje é a vez de o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em convenção marcada para o fim da manhã em São Paulo.
O PT também vai votar a coligação com PCdoB, PV, PSB, Rede, PSOL e Solidariedade para homologar o ex-governador paulista Geraldo Alckmin como vice de Lula.
O banco avalia que a estratégia de aquisição via troca de cotas veio para ficar e, quando bem executada, tem potencial de geração de valor
Uma fatia menor da carteira dos brasileiros está em ativos na bolsa, como ações, ETFs, FIIs e outros, e cresce a proporção dos investidores que pretende reduzir sua exposição à renda variável
Apetite dos BC, fuga do dólar e incertezas no Japão impulsionaram os metais preciosos a recordes, enquanto por aqui, o principal índice da bolsa brasileira reverberou a sinalização do Copom, dados e balanços nos EUA
Tiago Lima, sócio e head de distribuição da BTG Pactual Asset Management, conta ao Seu Dinheiro que a mudança é um marco de modernização e destravará dividendos para os cotistas
Segundo a varejista, a iniciativa busca aproximar o código de negociação do nome pelo qual a marca é amplamente reconhecida pelo público
Índice supera 185 mil pontos intradia em dia de decisão sobre juros nos EUA e no Brasil; Vale e Petrobras puxam ganhos, enquanto Raízen dispara 20%
A forte valorização desta quarta-feira começou no dia anterior (27), em meio à expectativa de que a companhia realize uma reestruturação financeira
Com fluxo estrangeiro forte e juros ainda altos, gestores alertam para o risco de ficar fora do próximo ciclo da bolsa
Ibovespa volta a renovar máxima durante a sessão e atinge os inéditos 183 mil pontos; mas não é só o mercado brasileiro que está voando, outros emergentes sobem ainda mais
Na avaliação de Ulrike Hoffmann e Arend Kapteyn, mesmo com incertezas fiscais, ações brasileiras seguem atraentes no cenário global
As ações que compõem o Ibovespa são bastante buscadas, já que muitas compras ocorrem por meio do próprio índice ou ETF do índice
Investir nesse tipo de ativo não é óbvio e exige um olhar atento às características específicas de cada metal; o Seu Dinheiro te dá o passo a passo, conta os riscos e vantagens desse tipo de investimento
Relatório do Santander destaca ações fora do consenso e aponta onde o mercado pode estar errando na precificação
Evento do Seu Dinheiro traz estratégias para investir em ações, FIIs, criptoativos, renda fixa e ativos internacionais neste ano
Nesta semana, o Ibovespa superou os 180 mil pontos pela primeira vez. Entenda o que esteve por trás da performance positiva da bolsa nos últimos dias
No evento Onde Investir 2026, do Seu Dinheiro, Marcelo Bolzan, da The Hill Capital, fala o segredo para surfar um ano de corte de juros em 2026 e proteger sua carteira de riscos desnecessários
Na semana, o principal índice da bolsa brasileira acumulou ganho de 8,53%; já o dólar à vista perdeu 1,61% nos últimos cinco dias
A perspectiva para os setores é que sigam com uma dinâmica favorável aos proprietários, por conta da restrição de oferta nas regiões mais nobres e da demanda consistente
Volume recorde foi puxado pela renda fixa, com avanço dos FIDCs, debêntures incentivadas e maior liquidez no mercado secundário, enquanto a bolsa seguiu travada. Veja os dados da Anbima
Oferta de ações na bolsa norte-americana Nasdaq pode avaliar o banco digital em até US$ 2,5 bilhões; conheça a estratégia do PicPay para atrair os investidores