O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Investidores monitoram repercussão de discurso de Bolsonaro e declaração de ‘força maior’ pela Gazprom
A temporada de balanços corporativos começa hoje no Brasil com os investidores mais propensos à cautela na bolsa. Ontem, o Ibovespa fechou em alta de 0,38%, segurando-se no azul apesar do susto provocado pela Apple nos mercados financeiros.
Também na tarde de ontem, a insistência do presidente Jair Bolsonaro na contestação às urnas eletrônicas, desta vez a uma plateia de embaixadores estrangeiros, emergiu como mais uma amostra de que os investidores não terão sossego durante o período eleitoral.
O balanço da Indústrias Romi, programado para depois do fechamento da sessão de hoje, marca o início oficial da temporada de resultados trimestrais das empresas listadas na B3.
Gestores entrevistados pela repórter Ana Carolina Neira consideram que a nova safra de balanços será marcada pela pressão sobre os custos.
Entretanto, eventuais impactos serão percebidos com mais nitidez somente a partir da semana que vem, quando a temporada de balanços vai realmente engrenar.
Diante de uma temporada de balanços prestes a começar e da ausência de indicadores econômicos relevantes para esta semana no Brasil, a expectativa é de que o mercado financeiro local fique a reboque do noticiário político e de acontecimentos externos.
Leia Também
Se fortes emoções estão garantidas pela aproximação do início da campanha eleitoral por aqui, os ventos de fora não são muito alentadores.
Às voltas com a expectativa da primeira alta de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) em 11 anos, os principais índices de ações do continente operam na linha da água.
Não bastasse a perspectiva do aperto monetário (a reunião de política monetária do BCE está marcada para quinta-feira), a Europa teme pela continuidade do fluxo do gás natural russo.
O fornecimento da Gazprom à Alemanha está interrompido por causa de uma manutenção programada do gasoduto Nord Stream 1. O fim da manutenção está previsto para a quinta-feira.
Hoje, porém, a empresa russa alegou que, devido a circunstâncias imprevisíveis, não está em condições de cumprir os contratos de gás com a Europa.
A Uniper, cliente alemã da Gazprom, confirmou a declaração de “força maior” pela fornecedora russa. Entretanto, a Uniper também informou que rejeita a alegação.
“Força maior” é um termo jurídico usado para designar circunstâncias imprevisíveis que impedem uma das partes de cumprir seus deveres contratuais, isentando-a de penalidades de eventuais penalidades.
Analistas veem a declaração da Gazprom como uma retaliação do governo russo às sanções impostas a Moscou por causa da invasão da Ucrânia.
Cerca de 40% das importações de gás natural da Europa são atendidas pela Rússia.
Apesar dos riscos iminentes, o euro tem mais uma sessão de valorização, distanciando-se mais um pouco da paridade com o dólar.
O movimento é atribuído a uma informação com base em fontes veiculada pela agência de notícias Reuters segundo a qual o BCE avalia a possibilidade de elevar o juro em 50 pontos-base. Acredita-se que um aumento de pelo menos 25 pontos-base já esteja contratado.
“Seria consistente com o que os mercados esperam em termos de rumos para a política monetária nas próximas semanas pelos principais bancos centrais”, disse Neil Birrell, diretor de investimentos e gestor de fundos da Premier Miton Investors.
Também na manhã de hoje, a agência de estatísticas da zona do euro informou que a inflação dentro da união monetária acelerou de 8,05% em maio para 8,6% em junho no acumulado em 12 meses.
Enquanto isso, os índices futuros das bolsas de Wall Street sinalizam abertura em alta em Nova York diante da expectativa com o andamento da temporada de balanços.
Hoje, a Johnson & Johnson pretende divulgar seus resultados referentes ao segundo trimestre antes da abertura da sessão.
Depois do fechamento será a vez de a Netflix movimentar o mercado norte-americano de ações.
Em teleconferência nesta sexta-feira (8), o CEO do Magazine Luiza comentou sobre o cenário macro, que segue pressionando a empresa e é um dos grandes fatores pelos quais ele não topa entrar na guerra dos preços online
A companhia chega à bolsa com uma tese que mistura ativos regulados e previsíveis, como a Comgás, com a aposta de crescimento da Edge, braço voltado ao mercado livre de gás, GNL e biometano
Para muitos, o recuo do ouro sinaliza cautela. Mas para Benjamin Mandel, o metal precioso é uma convicção de longo prazo; saiba como investir na tese de maneira descomplicada
Em teleconferência com analistas, Abhi Shah detalhou como a companhia está tentando se blindar da disparada nos preços dos combustíveis na esteira dos conflitos no Oriente Médio
A operação será 100% secundária, ou seja, os recursos irão para os acionistas vendedores, e não para o caixa da companhia
Analistas que indicaram o FII em maio ainda enxergam potencial de valorização nas cotas e geração de renda atrativa
Com minério em alta e fluxo estrangeiro, papel recupera fôlego e acumula ganhos de dois dígitos em 2026
O estilo Trump de negociar traz alguma volatilidade aos mercados. De um lado, há fortes sinais de trégua. De outro, o republicano promete a pior ofensiva que o Irã já viu. Entenda como essas forças mexem com as bolsas aqui e lá fora
Expectativa de trégua no Oriente Médio reduz prêmio de risco da commodity e pesa sobre ações de petroleiras na bolsa brasileira
Conhecida pelos celulares, a Samsung é maior fabricante mundial de chips de memória de alta performance
Apesar de o horizonte mostrar a chegada de uma tempestade, há ações que podem fazer a carteira dos investidores navegar mais tranquilamente
A gestora projeta que a retomada das vendas deve contribuir para recompor o caixa e viabilizar o retorno dos dividendos
Ações da mineradora recuaram com aversão ao risco global, enquanto minério de ferro avançou na China; bancos seguem otimistas com dividendos
Apesar das transações, a gestão do fundo imobiliário mantém o guidance de R$ 0,09 por cota no semestre
O banco elevou uma ação elétrica de neutra para compra, e citou outras duas empresas do setor que são consideradas as mais promissoras
Considerando a receita dos novos imóveis, a casa de análise enxerga potencial de geração de valor no médio prazo
O comunicado é uma resposta à notícia de que a controladora da Decolar considerava fazer uma oferta pela operadora brasileira de turismo
A operação envolve a alienação de 11 empreendimentos logísticos e reforça a estratégia de reciclagem de portfólio da companhia
A companhia anunciou que concluiu o acordo com o fundo soberano da Arábia Saudita para criação da Sadia Halal. O próximo passo é o IPO na bolsa de lá, com valor de mercado estimado ultrapassando os US$ 2 bilhões
Balanços corporativos também mexeram com índices de ações norte-americanos; petróleo caiu com possível acordo entre Irã e EUA