🔴 ‘O MELHOR TRADER DO MUNDO’ VAI AJUDAR INVESTIDORES COMUNS NA BUSCA PELAS MELHORES CRIPTOMOEDAS – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DESTAQUES DA BOLSA

Construtoras da B3 recuam em bloco hoje: por que a alta dos juros futuros prejudica as ações do setor?

No caso da Even, que registra uma das maiores quedas do setor, pesou também uma notícia corporativa: a renúncia de um de seus diretores

Montagem com prédios e outros imóveis em construção e guindastes | Fundos imobiliários, incorporadoras, construtoras, ações, MRV

A semana começou negativa para as ações das principais construtoras e incorporadoras da B3. Pressionado pela alta dos juros futuros, o setor recua em bloco nesta segunda-feira (5) e marca presença entre as maiores quedas do Ibovespa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 12h05, nenhum dos papéis que compõem o índice imobiliário da bolsa brasileira operava em alta. Os piores desempenhos eram registrados por Tenda (TEND3) e Even (EVEN3), com quedas acima dos 7%. Veja abaixo:

AçãoVariação
Tenda (TEND3)-7,92%
Even (EVEN3)-7,35%
EZTec (EZTC3)-6,59%
Cury (CURY3)-6,18%
Cyrela (CYRE3)-6,02
Fonte: TradeMap

No caso da Even, pesou também uma notícia corporativa: a renúncia de Daniel Matoni aos cargos de diretor financeiro e de relação com os investidores da companhia.

O sucessor, Marcelo Dzik já foi eleito pelo conselho de administração e deve tomar posse em janeiro do próximo ano. Dzik entrou na construtora como estagiário e já passou por diversas áreas; o executivo foi alçado à diretoria em 2019 e atuava como diretor de incorporação desde então.

Por que os juros futuros atrapalham as construtoras?

O principal vilão para as cotações das ações de construtoras hoje é o avanço dos contratos de Depósito Financeiro (DIs), os juros futuros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os indicadores da curva futura brasileira operam em alta em linha com o desempenho do dólar. Além disso, pesa sobre os DIs as expectativas para uma nova decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central; o último encontro do ano ocorre na próxima quarta-feira (7).

Leia Também

MOVIMENTOS TÁTICOS

Estrangeiros despejam R$ 19 bilhões na bolsa em outubro; desafio agora é transformar aposta eleitoral em fluxo permanente

RESUMO SEMANAL

Petrobras (PETR4) sobe mais de 6% e escapa do tombo do Ibovespa; veja o que movimentou a bolsa na semana

Vale destacar que a sensibilidade do segmento à dinâmica dos juros está ligada à alta dependência das construtoras pelo crédito. O crescimento da taxa futura encare os financiamentos, por exemplo, que são um dos pilares do setor imobiliário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um fundo com gráficos e correntes, Bruno Marques, gestor de multimercados macro da XP Asset, aparece em primeiro plano. Ele usa camisa azul clara e malha azul marinho. Do lado esquerdo, a pergunta: Juros vão travar a bolsa? 16 de outubro de 2026 - 12:17
renda fixa selic 15 de outubro de 2026 - 18:07
fii fundo imobiliario lajes corporativas escritorios 15 de outubro de 2026 - 17:30
ETF, sigla para Exchange Traded Funds (no português, fundos de índice) e moedas para representar o investimento nesses ativos 15 de outubro de 2026 - 12:45
Posto da Petrobras (PETR4) ao lado de uma bandeira do Brasil 14 de outubro de 2026 - 16:27
Fiagro da Itaú Asset (RURA11), agronegócio, CRA, dividendos. 14 de outubro de 2026 - 11:58
Montagem com Baianinho, mascote da Casas Bahia (BHIA3) 13 de outubro de 2026 - 13:02
Estátua de garota em frente ao touro de Wall Street 12 de outubro de 2026 - 17:10
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 10 de outubro de 2026 - 11:25
Blocos mostrando as siglas IPCA e Selic, referindo-se à inflação e à taxa básica de juros 9 de outubro de 2026 - 12:43
Galpão do BTG Pactual Logística BTLG11 8 de outubro de 2026 - 10:47
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar