O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Nesta semana, o grande destaque no Brasil fica por conta do IPCA, o índice de inflação que serve de referência para a política monetária do BC

Depois da frustração com os dados do PIB brasileiro, que cresceu 1% na comparação com o último trimestre de 2021 — abaixo das expectativas dos analistas, que projetavam um avanço de 1,2% —, é a hora de olhar, mais uma vez, para a inflação.
Segundo a consultoria econômica LCA, o crescimento do PIB ainda é reflexo do alívio da crise sanitária ocasionada pelo Coronavírus, que tem permitido uma reabertura da economia que embala a atividade econômica. Confira a nossa matéria sobre o PIB do primeiro trimestre de 2022.
Para saber mais sobre a inflação, será necessário esperar até a próxima quinta-feira, quando o IBGE divulgará os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril. O indicador havia registrado alta de 1,06% em abril, e a expectativa é que haja alguma desaceleração, com a mediana das estimativas colocando o indicador em 0,60% no mês passadol.
Na comparação interanual, o IPCA fechou maio em 12,13% e, segundo as estimativas da consultoria econômica, deve desacelerar a 11,84%.
Outros dados que devem servir de combustível para a formação de expectativas entre investidores são as vendas no varejo, que serão divulgadas pelo IBGE na manhã da sexta-feira.
Nesta semana, será a vez de conhecermos, de uma vez por todas, o PIB na Zona do Euro no primeiro trimestre deste ano. Depois das prévias, o mundo conhecerá os números sobre a atividade econômica no velho continente na quarta-feira.
Leia Também
O número, já naturalmente importante, ganha ainda mais peso se considerarmos os diversos problemas que a região enfrenta, principalmente como reflexo da guerra na Ucrânia.
Para se ter uma ideia do tamanho das dificuldades, o Banco da Espanha acredita que a economia do bloco poderia encolher 4,2% se a região optasse por interromper as importações de commodities energéticas russas.
Os mais impactados seriam justamente as três maiores economias da região: Alemanha, Itália e França. Também sofreriam bastante os países do leste europeu, altamente dependentes do gás e petróleo que chega da Rússia.
Também na quarta, será a vez de conhecermos os dados do mercado de trabalho europeu no primeiro trimestre do ano. Os números de atividade e emprego ganham importância especial nesta semana, já que, no dia seguinte,, o Banco Central Europeu irá se reunir para deliberar sobre a taxa de juros por lá.
Os dirigentes da autoridade monetária têm sinalizado que o primeiro passo na mudança de postura deve começar pelo encerramento dos programas de recompra de ativos, no terceiro trimestre. Só depois a autoridade monetária deve optar por subir o juro.
Nos Estados Unidos, as atenções nesta semana ficam voltadas para os dados da inflação ao consumidor (CPI) em abril. A informação será divulgada pelo Bureau of Labor Statistics (BLS) na sexta-feira (10) ,e a mediana das projeções está em 0,7%, revelando que a expectativa é de que a inflação continue acelerando — o CPI fechou maio em 0,3%.
Na comparação interanual, contudo, a situação é diferente, com o índice registrando ligeira desaceleração, de 8,3% para 8,2%. No núcleo, medida do índice que exclui os preços de alimentos e energia, também deve ser observada desaceleração, com o índice indo de 6,2% em abril para 5,9% em maio.
Na China, o destaque da semana também fica por conta da inflação. O National Bureau of Statistics (NBS) chinês deve divulgar dados sobre os preços por lá na noite de quinta-feira. A mediana das projeções coloca a inflação ao produtor de maio em 6,6%, na comparação com os 8,0% de abril.
Quando o assunto são os preços para o consumidor, contudo, as expectativas não são tão promissoras. A mediana das projeções para a inflação ao consumidor (CPI) de maio está em 2,3%, ante 2,1% em abril.
Mais dados da China devem ser divulgados ao longo da semana e devem auxiliar os investidores a entenderem a magnitude dos problemas para a economia causados pelos recentes fechamentos, que visavam conter o avanço da Covid por lá. É o caso dos dados de novos empréstimos, do crédito e das exportações e importações.
Confira abaixo o calendário com os principais indicadores que devem movimentar a economia brasileira na próxima semana. Os dados são da consultoria econômica LCA:
| Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| Balança Comercial Semanal (USD) | 3-jun | 15:00 | Secint |
| Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| Produção Total de Veículos | Maio | - | Anfavea |
| Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) | Maio | 8:00 | FGV |
| Encomendas à Indústria - Alemanha | Abril | 3:00 | Bundesbank |
| Balança Comercial - EUA | Abril | 9:30 | C. Bureau |
| Crédito ao Consumidor - EUA | Abril | 16:00 | Federal Reserve |
| Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| IPC-S | 6-jun | 8:00 | FGV |
| IGP-DI | Maio | 8:00 | FGV |
| Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais | 1T22 | 9:00 | IBGE |
| Pesquisas de Estoques | - | 9:00 | IBGE |
| Produção Indústrial - Alemanha | Abril | 3:00 | Bundesbank |
| OCDE - Perspectiva Econômica | - | 6:00 | OCDE |
| Emprego na Zona do Euro | 1T22 | 6:00 | Eurostat |
| PIB - Zona do Euro | 1T22 | 6:00 | Eurostat |
| Estoques de petróleo bruto - EUA | 3-jun | 11:30 | DOE |
| Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| IPC-Fipe | 6-jun | 8:00 | FIPE |
| IPCA | Maio | 9:00 | IBGE |
| Decisão de taxa de juros - Zona do Euro | - | 8:45 | BCE |
| Pedidos de auxílio desemprego - EUA | 3-jun | 9:30 | DoL |
| Flow of Funds - EUA | 1T22 | 13:00 | Federal Reserve |
| Inflação ao consumidor (CPI) - China | Maio | 22:30 | NBS |
| Inflação ao produtor (PPI) - China | Maio | 22:30 | NBS |
| Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| IGP-M | Junho | 8:00 | FGV |
| Vendas no Varejo | Abril | 9:00 | IBGE |
| ICEI - Índice de Confiança do Empresário Individual | Abril | 9:00 | IBGE |
| Inflação ao consumidor (CPI) - EUA | Maio | 9:30 | BLS |
| Confiança do Consumidor - EUA | Junho (prévia) | 11:00 | Universidade de Michigan |
| Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
| Resultado Primário do Governo Central | Abril | - | Tesouro |
| Relatório Mensal da Dívida Pública | Abril | - | Tesouro |
| Reservas Internacionais - China | Maio | - | BoP |
| Crédito Agregado - China | Maio | - | NBS |
| Novos empréstimos - China | Maio | - | NBS |
| Balança Comercial Mensal - China | Maio | - | NBS |
| Exportações - China | Maio | - | NBS |
| Importações - China | Maio | - | NBS |
| Taxa de Empréstimo de Médio Prazo de um ano - China | - | - | - |
| PMI Composto/Serviços - China | Maio | - | Caixin |
| Alvo de Rendimento de 10 anos do BOJ - Japão | - | - | BOJ |
| Taxa de Equilíbrio de Políticas do BOJ - Japão | - | - | BOJ |
PEDIDO ENTREGUE
TEMPORADA DE BALANÇOS
DISPUTA PELO CAPITAL GLOBAL
MEXENDO NO PORTFÓLIO
CASTIGO DO MONSTRO
SURPRESA NEGATIVA
MERCADOS
TEMPORADA DE BALANÇOS
ALÍVIO PASSAGEIRO?
TEMPORADA DE BALANÇOS
EM EXPANSÃO
REABERTURA DE JANELA?
TEMPORADA DE BALANÇOS
CARTEIRA RECOMENDADA
BANCANDO O PREÇO DE CRESCER
DECEPCIONOU?
RESULTADOS TRIMESTRAIS
ENGORDANDO A CARTEIRA
CLIMA BAIXO ASTRAL
FIM DA SECA DE IPOS