🔴 [NO AR] TOUROS E UROS: ENTENDA O EFEITO DO IOF NA CAPTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA – ASSISTA AGORA

Ana Carolina Neira

Ana Carolina Neira

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Macroeconomia e Finanças (FGV) e pós-graduação em Mercado Financeiro e de Capitais (PUC-Minas). Com passagens pelo portal R7, revista IstoÉ e os jornais DCI, Agora SP (Grupo Folha), Estadão e Valor Econômico, também trabalhou na comunicação estratégica de gestoras do mercado financeiro.

MAIORES ALTAS

As dez ações que mais subiram na B3 em 2022: Cielo (CIEL3) brilha, mas a maior alta da bolsa no ano é uma herança de Eike Batista; confira a lista

Com a alta de juros e a volatilidade típica das crises econômicas, foi mais difícil encontrar espaço entre as maiores valorizações do ano na bolsa; saiba quais ações se destacaram em 2022

Ana Carolina Neira
Ana Carolina Neira
28 de dezembro de 2022
6:45 - atualizado às 15:10
Fachada do prédio da B3, em São Paulo
Imagem: Divulgação

Em conversas com gestores do mercado financeiro, uma das frases mais escutadas nessa reta final de 2022 é que "não estamos em um período fácil para a renda variável". E é verdade — a volatilidade e a alta dos juros foi um desafio para quem permaneceu na bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa, especificamente, está perto de encerrar o ano com uma alta modesta de 3,8%, aos 108.738 pontos — dando um bom retrato do que aconteceu até aqui. Até deu para obter ganhos, mas eles não foram exatamente fáceis e a época de altas indiscriminadas ficou para trás. 

Das mais de 400 ações listadas na B3, apenas 132 encerraram o ano no campo positivo.

E algumas empresas conseguiram se destacar com ganhos relevantes, impulsionados por fundamentos e história próprios.

O contexto e os impactos na bolsa

Inflação fora do controle, aumento da taxa básica de juros (Selic), eleição, incertezas sobre o quadro fiscal com o novo governo. Não foram poucos os motivos para a queda da bolsa — muitos deles velhos conhecidos do investidor brasileiro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No exterior, a guerra entre Rússia e Ucrânia contribuiu para o desequilíbrio de forças no cenário geopolítico e pesou sobre os preços, especialmente de commodities como o petróleo, alimentando ainda mais a espiral inflacionária aqui e lá fora. 

Leia Também

Para completar, os bancos centrais das maiores economias do mundo — a começar pelo Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) — enxugaram a liquidez dos mercados e iniciaram um ciclo de aperto monetário agressivo, atingindo em cheio o fluxo de capital para emergentes como o Brasil.

Para boa parte das ações, essa combinação explosiva caiu como uma verdadeira bomba. Assim, fica mais fácil de entender porque tão poucos papéis estão fechando o ano no campo positivo.

Apesar de todo o contexto negativo, algumas empresas se destacaram com valorizações que chegaram à casa dos três dígitos na B3 neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com base em dados da B3 até 23 de dezembro, o Seu Dinheiro listou os 10 maiores ganhos da bolsa em 2022. 

Vale lembrar que o último pregão do ano é no dia 29 de dezembro, portanto, esse ranking pode sofrer alterações. Além disso, algumas empresas que não costumam ter negociações diárias na B3 foram excluídas da lista. 

Confira as dez maiores altas da B3 em 2022 até 23 de dezembro:

EmpresaTickerAcumulado do ano*
Dommo ONDMMO3259,62%
Teka PNTEKA4132,56%
Cielo ONCIEL3130,77%
Cury ONCURY386,64%
Mills ONMILS384,06%
BB Seguridade ONBBSE374,22%
Kepler Weber ONKEPL372,65%
Prio ONPRIO371,70%
Petrorecôncavo ONRECV366,10%
Cosern ONCSRN365,63%
Fonte: B3
*Acumulado do ano até 23 de dezembro de 2022

Dommo (DMMO3)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A antiga joia do império de Eike Batista viu sua ação se valorizar conforme a possibilidade de venda da empresa ganhava força, garantindo um impulso extra à companhia. O negócio se concretizou e a Dommo Energia foi comprada pela Prio, ex-PetroRio (PRIO3), aumentando a busca dos investidores pelos papéis.

No ano, os ganhos são de 259,62%.

Teka (TEKA4)

A conhecida tecelagem está em recuperação judicial há quase 10 anos. Apesar disso, os investidores parecem tentar se antecipar ao buscar o ativo desde já, uma vez que a expectativa é de que, encerrado o processo na justiça, a Teka  (TEKA4) seja comprada por alguma concorrente e reestruturada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o ideal é estar posicionado desde já, o que justifica o salto de 132,56% das ações. Mas vale lembrar que os papéis da Teka possuem liquidez restrita na B3 e estão sujeitos a oscilações bruscas.

Cielo (CIEL3)

Uma das grandes surpresas da bolsa neste ano, a Cielo (CIEL3) subiu impressionantes 130,77% em 2022 — sendo também a maior alta do Ibovespa.

Neste ano, a companhia conseguiu enfim trazer resultados mais saudáveis que agradaram o mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os principais destaques estão os bons números de transações, ganho de eficiência, um bom trabalho de reprecificação que impulsionou a receita e ainda os ganhos da Cateno — joint venture da Cielo com o Banco do Brasil (BBAS3) em cartões.

Em um ano marcado pela inflação alta, a companhia soube como combinar ajuste de preço com custos mais controlados.

Cury (CURY3)

Enquanto a maior parte das construtoras passou 2022 lutando contra os juros e a inflação, a Cury (CURY3) conseguiu trazer bons resultados a despeito do cenário macroeconômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seus balanços mais recentes, a empresa superou praticamente todas as projeções dos analistas. Houve ainda boa geração de caixa, crescimento no reconhecimento de receita de projetos vendidos com maiores margens agregadas, acomodação dos custos de construção no trimestre e aumentos recorrentes no preço das unidades vendidas.

Com isso, CURY3 subiu 86,64% em 2022.

Mills (MILS3)

Elogiada desde o período mais crítico da pandemia graças às renegociações e cortes de custos realizados, a Mills (MILS3) continua chamando atenção do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste ano, a ação da empresa subiu 84,06% na bolsa. Um dos impulsos veio da entrada dela num novo segmento: o de linha amarela, um negócio que promete receitas mais estáveis e potencial de crescimento para a Mills.

Assim, os mais de 8 mil clientes da companhia podem encontrar soluções completas sem precisar de outros fornecedores na hora de buscar plataformas, máquinas de Linha Amarela ou os serviços necessários para esses equipamentos.

O mercado reconheceu a estratégia da companhia, que passou a atuar em um segmento que fatura até R$ 25 bilhões por ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
HORA DE COMPRAR?

Ibovespa acima dos 250 mil pontos em 2026: para o Safra é possível — e a eleição não é um grande problema

15 de dezembro de 2025 - 16:05

Na projeção mais otimista do banco, o Ibovespa pode superar os 250 mil pontos com aumento dos lucros das empresas, Selic caindo e cenário internacional ajudando. O cenário-base é de 198 mil pontos para o ano que vem

TIME LATAM

BTG escala time de ações da América Latina para fechar o ano: esquema 4-3-3 tem Brasil, Peru e México

15 de dezembro de 2025 - 14:18

O banco fez algumas alterações em sua estratégia para empresas da América Latina, abrindo espaço para Chile e Argentina, mas com ações ainda “no banco”

CHUVA DE PROVENTOS CONTINUA

As ações que devem ser as melhores pagadoras de dividendos de 2026, com retornos de até 15%

15 de dezembro de 2025 - 6:05

Bancos, seguradoras e elétricas lideram e uma empresa de shoppings será a grande revelação do próximo ano

LEVANTAMENTO

A torneira dos dividendos vai secar em 2026? Especialistas projetam tendências na bolsa diante de tributação

15 de dezembro de 2025 - 6:05

2025 caminha para ser ano recorde em matéria de proventos; em 2026 setores arroz com feijão ganham destaque

LEI MAGNITSKY

Bancos sobem na bolsa com o fim das sanções contra Alexandre de Moraes — Banco do Brasil (BBAS3) é o destaque

12 de dezembro de 2025 - 17:14

Quando a sanção foi anunciada, em agosto deste ano, os papéis dos bancos desabaram devido as incertezas em relação à aplicação da punição

GIGANTE NA ÁREA

TRXF11 volta a encher o carrinho de compras e avança nos setores de saúde, educação e varejo; confira como fica o portfólio do FII agora

12 de dezembro de 2025 - 11:31

Com as três novas operações, o TRXF11 soma sete transações só em dezembro. Na véspera, o FII já tinha anunciado a aquisição de três galpões

VERSÃO TUPINIQUIM

BofA seleciona as 7 magníficas do Brasil — e grupo de ações não tem Petrobras (PETR4) nem Vale (VALE3)

11 de dezembro de 2025 - 19:21

O banco norte-americano escolheu empresas brasileiras de forte crescimento, escala, lucratividade e retornos acima da Selic

COM EMOÇÃO

Ibovespa em 2026: BofA estima 180 mil pontos, com a possibilidade de chegar a 210 mil se as eleições ajudarem

11 de dezembro de 2025 - 17:01

Banco norte-americano espera a volta dos investidores locais para a bolsa brasileira, diante da flexibilização dos juros

FIIS HOJE

JHSF (JHSF3) faz venda histórica, Iguatemi (IGTI3) vende shoppings ao XPML11, TRXF11 compra galpões; o que movimenta os FIIs hoje

11 de dezembro de 2025 - 14:31

Nesta quinta-feira (11), cinco fundos imobiliários diferentes agitam o mercado com operações de peso; confira os detalhes de cada uma delas

O TEMPO ESTÁ ACABANDO

Concurso do IBGE 2025 tem 9,5 mil vagas com salários de até R$ 3.379; veja cargos e como se inscrever

10 de dezembro de 2025 - 15:00

Prazo de inscrição termina nesta quinta (11). Processo seletivo do IBGE terá cargos de agente e supervisor, com salários, benefícios e prova presencial

DEVO, NÃO NEGO...

Heineken dá calote em fundo imobiliário, inadimplência pesa na receita, e cotas apanham na bolsa; confira os impactos para o cotista

10 de dezembro de 2025 - 12:01

A gestora do FII afirmou que já realizou diversas tratativas com a locatária para negociar os valores em aberto

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Investidor estrangeiro minimiza riscos de manutenção do governo atual e cenários negativos estão mal precificados, diz Luis Stuhlberger 

9 de dezembro de 2025 - 19:12

Na carta mensal do Fundo Verde, gestor afirmou que aumentou exposição às ações locais e está comprado em real

DINHEIRO NO BOLSO

Após imbróglio, RBVA11 devolve agências à Caixa — e cotistas vão sair ganhando nessa

9 de dezembro de 2025 - 14:31

Com o distrato, o fundo reduziu ainda mais sua exposição ao setor financeiro, que agora representa menos de 24% do portfólio total

MERCADOS HOJE

Efeito Flávio derruba a bolsa: Ibovespa perde mais de 2 mil pontos em minutos e dólar beira R$ 5,50 na máxima do dia

9 de dezembro de 2025 - 12:10

Especialistas indicam que esse pode ser o começo da real precificação do cenário eleitoral no mercado local, depois de sucessivos recordes do principal índice da bolsa brasileira

OPERAÇÃO MILIONÁRIA

FII REC Recebíveis (RECR11) mira R$ 60 milhões com venda de sete unidades de edifício em São Paulo

9 de dezembro de 2025 - 11:12

Apesar de não ter informado se a operação vai cair como um dinheiro extra no bolso dos cotistas, o RECR11 voltou a aumentar os dividendos em dezembro

SINAIS CONFUSOS

Ações de IA em alta, dólar em queda, ouro forte: o que esses movimentos revelam sobre o mercado dos EUA

9 de dezembro de 2025 - 9:32

Segundo especialistas consultados pelo Seu Dinheiro, é preciso separar os investimentos em equities de outros ativos; entenda o que acontece no maior mercado do mundo

NOVOS HORIZONTES

TRX Real Estate (TRXF11) abocanha novos imóveis e avança para o setor de educação; confira os detalhes das operações

8 de dezembro de 2025 - 10:17

O FII fez sua primeira compra no segmento de educação ao adquirir uma unidade da Escola Eleva, na Barra da Tijuca (RJ)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O estouro da bolsa brasileira: gestor rebate tese de bolha na IA e vê tecnologia abrindo janela de oportunidade para o Brasil

8 de dezembro de 2025 - 6:31

Em entrevista exclusiva ao Seu Dinheiro, Daniel Popovich, gestor da Franklin Templeton, rebate os temores de bolha nas empresas de inteligência artificial e defende que a nova tecnologia se traduzirá em crescimento de resultados para as empresas e produtividade para as economias

PEQUENA E PODEROSA

Aura (AURA33): small cap que pode saltar 50% está no pódio das ações para investir em dezembro segundo 9 analistas

7 de dezembro de 2025 - 14:06

Aura Minerals (AURA33) pode quase dobrar a produção; oferece exposição ao ouro; paga dividendos trimestrais consistentes e negocia com forte desconto.

ILEGAIS

CVM suspende 6 empresas internacionais por irregularidades na oferta de investimentos a brasileiros; veja quais são

6 de dezembro de 2025 - 12:39

Os sites, todos em português, se apresentam como plataformas de negociação em mercados globais, com ativos como moedas estrangeiras, commodities, metais, índices, ETFs, ações, criptoativos e outros

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar