Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-12-08T10:23:09-03:00
Camille Lima
VITÓRIA ESPERADA

Adeus, Merkel! Quem é Olaf Scholz, o novo chanceler da Alemanha

Angela Merkel deixa o cargo após 16 anos de governo; ela foi sucedida pelo líder do Partido Social Democrata (SPD)

8 de dezembro de 2021
9:11 - atualizado às 10:23
Olaf Scholz - Chanceler da Alemanha - Flickr
Olaf Scholz - Chanceler da Alemanha - Flickr - Imagem: Flickr

Faltavam apenas dez dias para que Angela Merkel batesse um recorde histórico. Permanecesse ela até 18 de dezembro como chanceler, teria batido o recorde de Helmut Kohl e se tornado a chefe de governo mais longeva da Alemanha.

Não se tratava, porém, de uma escolha pessoal de Merkel, mas dos ritos políticos alemães. Dois meses e meio das eleições gerais que levaram de volta ao poder o Partido Social Democrata (SPD), o Bundestag finalmente realizou hoje a votação secreta para a condução de um novo chanceler ao poder.

Depois de 16 anos e 16 dias no cargo, Angela Merkel, da União Democrata Cristã (CDU), acaba de ser sucedida por Olaf Scholz, atual líder do SPD.

Votação secreta, resultado esperado

Ainda que a votação pelos deputados alemães seja secreta, a vitória de Scholz já era dada como certa por analistas políticos, uma vez que as negociações perduraram desde a vitória por estreita margem do partido de centro-esquerda nas eleições gerais de setembro.

Aos 63 anos, Scholz não chega ao poder sem experiência, mas assume o cargo em um momento de crescente incerteza diplomática na União Europeia, além de ter uma missão grandiosa pela frente. 

No primeiro governo de coalizão de Merkel, no final dos anos 2000, o político atuou como ministro do Trabalho e Assuntos Sociais. Foi prefeito de Hamburgo por sete anos. Deixou o cargo em 2018 com alto índice de aprovação. Em seguida, regressou à coalizão de Merkel como vice-chanceler e ministro das finanças.

Em uma reunião inesperada, em meados do mês passado, Scholz reuniu-se com o ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva, que fazia um giro pela Europa.

Chanceler por 16 anos e 16 dias

Depois de 16 anos e 16 dias, Merkel deixa um grande legado - ainda que o período tenha sido conturbado. Quando assumiu a Alemanha, em 2005, o país se apresentava como a terceira maior economia do mundo. Hoje, deixou o pódio e cedeu a posição para a China, se tornando a quarta maior economia do planeta.

A líder teve atuações relevantes em diversas áreas. Durante seus primeiros anos como chanceler, esteve à frente da Alemanha durante a quebra do Lehmann Brothers e também no resgate aos países da Zona do Euro.

No campo político, transitou com habilidade na busca por soluções para as desavenças entre Rússia e Ucrânia e para o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia, o Brexit.

Em termos humanitários, teve papel fundamental ao abrir as fronteiras alemãs para o fluxo de refugiados da guerra na Síria, enquanto, em questões ambientais, ficou marcada como uma voz de lucidez no combate às mudanças climáticas e no enfrentamento à pandemia de covid-19.

*Com informações da CNN.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

MÚSICA NO FANTÁSTICO

Unilever recebe mais um não da Glaxo para oferta de US$ 68 bilhões por divisão que produz Advil; entenda o caso

Se fosse concretizado, o acordo seria o maior em termos globais desde o início da pandemia de covid-19

EFEITOS COLATERAIS

Ômicron e seus investimentos: variante do coronavírus terá efeitos distintos sobre empresas de saúde na bolsa; saiba quais são eles

Planos de saúde devem enfrentar um cenário menos favorável dado o aumento dos índices de sinistralidade e pressão sobre os custos

FOI DADA A LARGADA

Petrobras (PETR4) e Novonor iniciam oficialmente processo para vender participações na Braskem; veja quanto a operação bilionária pode levantar

O pedido de registro para a oferta pública secundária, que será realizada no Brasil e no exterior, foi publicado na madrugada deste sábado (15) na CVM

INCENTIVO À MUDANÇA

Meca das criptomoedas? Estado americano tenta atrair trabalhadores com pagamento em bitcoin (BTC)

Iniciativa acontece em meio a explosão de crescimento no setor de tecnologia, especificamente naquelas habilitadas para blockchain

HEY, BROTHERS!

BBB é ‘fábrica de milionários’: prêmio de R$ 1,5 milhão é fichinha perto da fortuna que ex-participantes constroem; veja como Juliette, Gil do Vigor e outros ficaram ricos após reality

A edição de 2022 do BBB começa na próxima segunda e pode conceder o título de milionário a mais pessoas; veja quem já conseguiu se consagrar com a participação na casa mais vigiada do Brasil

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies