🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Caio Nascimento
Caio Nascimento
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e com passagens pelo Estadão e Jornal da USP.
Jasmine Olga
Jasmine Olga
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Andrea Costa
Pílulas do Mercado

É o fim do Magazine Luiza (MGLU3)? Com quedas de até 75% na Bolsa, entenda o que está acontecendo com a Magalu, Via (VIIA3) e Americanas (AMER3)

Nada de bolha, falência, correção… para entender por que as ações das varejistas estão derretendo, o buraco é mais embaixo; entenda e confira também o que esperar do futuro

Seu Dinheiro
Caio Nascimento, Jasmine Olga, Andrea Costa
13 de dezembro de 2021
11:59 - atualizado às 15:43
Fachada do Magazine Luiza, concorrente de Via e Americanas
Com ações despencando, o que esperar da varejista e suas concorrentes? É o fim? - Imagem: Divulgação

No início do primeiro semestre, analistas falavam muito sobre a tese de reabertura econômica. Dizia-se, à época, que com o arrefecimento da pandemia, os estímulos monetários e as épocas de fortes vendas - como black friday e Natal -, a bolsa seria impulsionada e as varejistas sairiam ganhando. No entanto, essa tese fracassou. Pelo menos por ora.

Embora a reabertura tenha acontecido em certa medida, a PEC dos Precatórios e a alta da inflação atingiram a bolsa em cheio: da sua máxima histórica de 130 mil pontos, em junho, o Ibovespa caiu cerca de 17%. E as varejistas, cujas margens foram afetadas pela alta dos preços, desmoronaram. Afinal, essas empresas passaram a encontrar dificuldade no repasse dos valores para seus produtos. Mas o buraco é bem mais embaixo.

A queda nos papéis do setor se intensificou após os resultados fracos do terceiro trimestre e, até o momento, os três piores desempenhos do ano ficam com o trio de ouro do e-commerce brasileiro: Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3/LAME4) e Via (VIIA3), todas em queda de mais de 60% no ano.

ATENÇÃO: Seu Dinheiro libera acesso às 2 criptomoedas MAIS PROMISSORAS para você comprar agora e à carteira de criptoativo que acumula 3.500% de lucro desde 2017. Elas estão baratas e têm um potencial brutal de alta para os próximos meses e anos. Clique aqui para conhecer

Listamos 3 razões para a queda do varejo em 2021. Confira:

1) Renda brasileira em queda histórica

Os últimos dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada no início de dezembro, mostram que, embora o desemprego tenha recuado para 12,6%, a renda sofreu a maior queda anual desde a criação da série histórica iniciada em 2012 - 11,1%. Atualmente o Brasil registra mais de 13 milhões de desempregados. 

2) Competição internacional

Segundo o BTG Pactual, a desaceleração do e-commerce local tem ocorrido principalmente na venda de eletrônicos e por empresas que utilizam o próprio estoque para as vendas (chamado de 1P). A competição internacional é outra dificuldade, como a Shopee, Aliexpress e Mercado LIvre, que leva as companhias locais a reduzirem suas margens para se manterem competitivas.

VEJA TAMBÉM: Santander (SANB11) é a MELHOR AÇÃO DE BANCO da Bolsa | MGLU3 caindo | Petrobras é furada?

3) Inflação e desvalorização do real

De acordo com o IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses é de 10,67% até outubro. Além das pressões inflacionárias tradicionais, o setor de eletrodomésticos e eletrônicos também é afetado pela forte desvalorização do real frente ao dólar. No ano, a moeda americana já avança mais de 7%. 

Mas há luz no fim do túnel: Magazine Luiza (MGLU3) está 'barata' na visão de players do mercado

A recuperação das ações ainda pode demorar mais um pouco. Para o BTG, a tendência de queda deve seguir no curto prazo, mas o movimento de alta deve prevalecer no longo prazo, “com apenas alguns vencedores”. A razão do otimismo está na tendência de crescimento que deve se seguir (impulsionada pela baixa capilaridade vista no país quando comparado a outros mercados) e a consolidação vista no setor após a mudança do varejo físico para o online.

VEJA TAMBÉM: Não trabalhe até morrer! Descubra como se aposentar mais cedo, sem depender do INSS e pagando menos IR

Neste sentido, alguns players do mercado avaliam que a mais poderosa para ressurgir das cinzas é o Magazine Luiza (MGLU3). Segundo o analista de ações e opções Ruy Hungria, a ação está barata como há muito tempo não esteve. "A varejista continua sendo a melhor dentro do segmento de varejo e tem tudo para aproveitar os últimos dois meses do ano, que costumam ter vendas muito fortes, para mostrar ao mercado que continua acima das rivais", diz ele.

ATENÇÃO: Seu Dinheiro libera acesso às 2 criptomoedas MAIS PROMISSORAS para você comprar agora e à carteira de criptoativo que acumula 3.500% de lucro desde 2017. Elas estão baratas e têm um potencial brutal de alta para os próximos meses e anos. Clique aqui para conhecer

O economista e estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, parte da mesma opinião. Ele destaca que "as dificuldades macroeconômicas forçarão as companhias a espremer suas margens brutas (briga por preço) e ampliar as despesas de marketing".

Miranda, porém, espera resultados mais sólidos da companhia daqui em diante, sem um comprometimento exagerado de seus caixas, o que será importante para começar 2022.

Além disso, o múltiplo de venda projetado para o Magalu para os próximos 12 meses é de 2,3 vezes. E, embora esteja abaixo do Mercado Livre (9,6x), pode ser um fator positivo para o futuro das ações.

"Entre Americanas, Via e Magalu, as operações da última parecem mais à frente após as boas aquisições e a entrada em novos segmentos (delivery, moda, conteúdo, etc)", afirma Miranda.

"Isso justificaria múltiplos de vendas maiores do médio ao longo prazo e, se os investidores aceitarem pagar múltiplos como o atual daqui a dois anos, o preço das ações poderá estar associado ao crescimento da empresa, que deve ficar na casa dos 25% ao ano", completa.

VEJA TAMBÉM: É O FIM DE MGLU3? Ações do MAGAZINE LUIZA são melhores que a da VIA VAREJO (VIIA3) | Veja a análise

Como todo investimento, há riscos

Uma piora na inflação, aumento dos juros, questões regulamentares, possíveis ruídos internos da companhia, volta das restrições devido à covid-19, aumento da crise político-econômica brasileira e outros fatores podem jogar a cotação do papel para baixo.

ATENÇÃO: Seu Dinheiro libera acesso às 2 criptomoedas MAIS PROMISSORAS para você comprar agora e à carteira de criptoativo que acumula 3.500% de lucro desde 2017. Elas estão baratas e têm um potencial brutal de alta para os próximos meses e anos. Clique aqui para conhecer

Este conteúdo faz parte do quadro "Pílulas do Mercado". Para ler um MATERIAL COMPLETO, escrito pela repórter Jasmine Olga, basta clicar neste link.

Compartilhe

Disputa acirrada

Bolsonaro tem boas chances de vencer no primeiro turno com lentidão da terceira via

26 de abril de 2022 - 17:16

Com a saída de Sérgio Mouro da disputa presidencial, Bolsonaro ganha pontos nas intenções de votos

Pegou e não pagou?

Luciano Hang deve ao BNDES? “Véio da Havan” é o 10.º homem mais rico do Brasil; entenda de onde veio esse dinheiro

26 de abril de 2022 - 15:39

Envolvido em várias polêmicas, Luciano Hang, co-fundador da rede de varejo Havan

Pílulas do Mercado

Muito além do bitcoin e do ethereum: essas 2 ações do futuro podem ‘explodir’ com o metaverso

7 de dezembro de 2021 - 13:27

De jogos a questões climáticas e de monitoramento logístico, metaverso vai muito além do mercado de criptomoedas; ‘investimento do futuro’ já está movimentando bilhões ao redor do mundo – e você pode captar esses ganhos com 2 oportunidades

Pílulas do Mercado

‘Máquina de fazer dinheiro’, Petrobras (PETR4) pode subir 40% na Bolsa e tem potencial de pagar até 25% em dividendos por ano; vale a pena investir?

2 de dezembro de 2021 - 13:05

Petrobras (PETR4) pagou 20% de dividendos aos acionistas em 2021 – e tem potencial para mais em 2022; confira o preço-alvo e os números que motivam o ânimo do mercado

Pílulas do Mercado

Bitcoin e Ethereum levando ‘pernada’: criptos Illuvium (ILV), The Sandbox (SAND) e Decentraland (MANA) acumulam altas de até 7.000% no ano – ainda vale a pena investir?

1 de dezembro de 2021 - 10:54

BTC e ETH subiram, respectivamente, 100% e 540% em entre janeiro e novembro de 2021, mas isso não é nada perto das criptomoedas do metaverso: jogos, itens colecionáveis e afins – conheça a oportunidade

Criptomoedas promissoras

Polkadot: criptomoeda que une o mundo cripto num lugar só tem inovações que a tornam uma das mais promissoras para explodir do médio ao longo prazo

1 de dezembro de 2021 - 4:00

Interresse da comunidade cripto por essa criptomoeda, cujo sistema já chegou a travar mais de US$ 1 trilhão, a coloca num patamar elevado dentro do mercado – conheça

Pílulas do Mercado

Após alta de 2.100%, Helium (HNT) é a ‘oportunidade do século’ para lucrar com criptomoedas; criptoativo encabeça uma revolução na internet e tem espaço para subir mais

1 de dezembro de 2021 - 3:00

Resolvendo problemas históricos da telecomunicação global, a tecnologia dessa criptomoeda está se espalhando pelo planeta – e o plano é ‘dominar o mundo’

Pílulas do Mercado

Quanto custa instalar energia solar em casa? Economia pode ser de até 90% na conta de luz

30 de novembro de 2021 - 11:59

Com painéis solares, é possível adquirir R$ 360 mil de energia elétrica por cerca de um décimo deste valor

Pílulas do Mercado

Criptomoeda Solana (SOL) tem potencial para subir mais, encabeça uma ‘revolução digital’ e coloca ethereum em ‘alerta’

30 de novembro de 2021 - 10:54

Após alta de 12.000% em 2021, Solana é a cripto alternativa ao ethereum com maior destaque; veja como ela funciona

Pílulas do Mercado

Bitcoin levou ‘rasteira’: com até 200.000% no ano, criptos DeFi estão mudando o sistema financeiro – e podem te ajudar a enriquecer em 2022

29 de novembro de 2021 - 15:25

Quem deixou de investir nas tecnologias que revolucionaram o planeta até hoje, ficou ‘chupando o dedo’ enquanto os espertos enriqueciam; agora, existe uma lista de criptoativos DeFi que está transformando as transações financeiras e que pode transformar R$ 500 em R$ 100 mil, R$ 5 mil em 1 milhão – conheça

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies