Site icon Seu Dinheiro

O aplicativo de um banco agora permite que você descubra o quanto polui – e como pode zerar suas próprias emissões

A foto mostra um fundo azul, onde um homem aponta para um círculo e um gráfico, onde ESG está escrito.

As práticas ESG passaram a ser cada vez mais exigidas nas empresas de sucesso, se tornando mais que um diferencial. Agora, aqueles que acompanham estes aspectos, veem uma mudança em seus lucros, e o investidor também se beneficia

A responsabilidade ambiental tem se transformado em um foco cada vez maior de cobrança sobre governos e empresas ao redor do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos mercados financeiros, a agenda ESG - sigla em inglês para medidas de cunho ambiental, social e de governança - vem sendo observada com mais atenção tanto pelas companhias listadas em bolsa quanto pelos investidores.

Afinal, por mais que pseudocientistas e especialistas de WhatsApp vivam de espalhar desinformação, as mudanças climáticas e o aquecimento global vão se agravar ainda mais se nada for feito para pelo menos neutralizar as emissões de poluentes no decorrer dos próximos anos.

E eu com isso?

O que precisamos nos perguntar, por mais incômodo que possa causar, é: qual a nossa responsabilidade individual sobre a crise climática vivida pelo planeta e quais atitudes e comportamentos podemos adotar no nosso cotidiano para ajudar a conter o aquecimento global?

Atentos a essas dúvidas, o Bradesco e a Ambipar associaram-se para lançar uma funcionalidade no aplicativo do segundo maior banco privado do país que permitirá aos clientes calcularem qual é o seu impacto ambiental, ou “pegada de carbono”, no jargão dos estudiosos do tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Baseando-se em informações fornecidas pelo usuário sobre seus padrões de consumo de energia, gás, internet e meios de deslocamento ao longo de um mês, o aplicativo calcula as emissões de gases causadores do efeito estufa pelo cliente.

Tá, eu já sei qual é a minha ‘pegada de carbono’. E daí?

E daí que o aplicativo permite ao usuário, voluntariamente, acessar a opção de neutralizar sua geração de poluentes.

Caso o cliente deseje zerar suas emissões, o simulador calcula o valor equivalente à cota correspondente ao crédito de carbono e emite um certificado referente à baixa dos créditos adquiridos.

“A ideia com a nova funcionalidade é conscientizar também os nossos clientes, possibilitando que eles contribuam voluntariamente para uma causa maior, compensando as suas emissões e apoiando a preservação da floresta”, explica Glaucimar Peticov, diretora executiva do Bradesco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é feito com os créditos?

De acordo com a Ambipar, os recursos levantados com os créditos serão destinados inicialmente a projetos de conservação de biomas brasileiros com o selo REDD+, considerado a principal certificação de projetos florestais e biodiversidade.

Estimativas apontam que os projetos em andamento têm capacidade de ‘sequestrar’ da atmosfera mais de 3 milhões de toneladas de gás carbônico por meio da preservação de mais de 1,7 milhão de hectares de floresta nativa.

Exit mobile version