Menu
2021-03-17T17:30:34-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
lobby

Em processo de IPO, Blau é mencionada como possível parceira em insumos para vacina da covid

Segundo o site “O Antagonista”, líderes do PP tentam articular parceria com farmacêutica chinesa para acelerar vacinação

17 de março de 2021
15:27 - atualizado às 17:30
blau
Imagem: Divulgação

O nome da Blau Farmacêutica ganhou destaque no noticiário desta quarta-feira (17) não apenas pelo fato de ter apresentado ontem o prospecto de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), mas também por informações de um suposto lobby para que ela produza o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a vacina contra a covid-19.

Segundo apurou o site “O Antagonista”, líderes do Partido Progressista (PP), como o presidente da agremiação, Ciro Nogueira, e Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, entraram em contato com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, insistindo numa parceria entre a farmacêutica chinesa Sinopharm, que desenvolveu uma vacina contra o novo coronavírus, e a Blau, para acelerar o processo de imunização da população.

Em carta ao embaixador, divulgada pelo site, outro líder do PP, Fausto Pinato, sugeriu uma “parceria comercial entre as empresas China National Pharmaceutical Group Corporation (Sinopharm) e Blau Farmacêutica S/A, a qual entendo ser a melhor opção para atender ao Ministério da Saúde, para que este possa cumprir com êxito e com maior brevidade possível o processo de vacinação da população brasileira”.

O prospecto da Blau não faz referência a possíveis conversas sobre uma parceria com a Sinopharm para a produção de IFA para vacina contra a covid-19.

Procurada pelo Seu Dinheiro, a empresa não enviou um posicionamento até a publicação dessa nota, mas o espaço está aberto para a sua manifestação.

Capacidade

A Blau concluiu em fevereiro, em seu complexo industrial na cidade de Cotia, em São Paulo, a construção de uma fábrica com duas linhas produtivas de IFAs biotecnológicos.

A unidade, que conta com certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), visa fornecer insumos produtivos de biossimilares para a produção de seus medicamentos, mas ela tem flexibilidade de produzir vacinas a partir de vírus inativado. Em seu site, a Blau informou que foram investidos R$ 200 milhões no projeto.

“A ação visa o processo de verticalização, bem como a mitigação dos riscos de um possível desabastecimento de insumos estratégicos e, ao mesmo tempo, amplia a abrangência geográfica e a rentabilidade do nosso negócio”, diz trecho do prospecto. “A companhia espera que sua independência para a obtenção desses insumos assegure o lançamento de seus medicamentos globalmente, posicionando-a como um player relevante deste segmento.”

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

pandemia

Covid-19: número de mortes sobe para 361,8 mil no Brasil

Nas últimas 24 horas, foram registradas mais 3.459 mortes no país

seu dinheiro na sua noite

Petróleo, minério e tudo que há de bom

Entre o fantasma do Orçamento com pedaladas, a besta da PEC “fura-teto”, o gigante da CPI da Covid e o monstro da pandemia, o Ibovespa conseguiu hoje engatar a terceira alta seguida e fechar acima dos simbólicos 120 mil pontos, marca que o índice não via desde fevereiro. Mas como pode? Bem, mais uma vez […]

hoje não

Hering rejeita proposta da Arezzo para potencial fusão

Segundo a Cia. Hering, a proposta “não atende ao melhor interesse dos acionistas e da própria companhia”

Polêmica na privatização

CVM vai investigar CEEE por suposta omissão na divulgação de informações

A autarquia começará a apuração de uma denúncia de omissão de fatos relevantes sobre a privatização da estatal gaúcha

FECHAMENTO

Commodities em alta levam o Ibovespa acima dos 120 mil pontos pela primeira vez desde fevereiro; dólar recua

O clima incerto em Brasília segue assombrando os investidores, mas ainda assim a bolsa brasileira consegue fôlego com as commodities para se manter no azul

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies