🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-03-15T13:06:10-03:00
Ricardo Gozzi
VARIANTE SHIPPADA

Deltacron desembarca no Brasil: entenda a recombinação das variantes delta e ômicron e se é o caso de nos preocuparmos com um novo surto de covid-19

Segundo especialistas, ainda é cedo para mensurar a taxa de transmissibilidade, a gravidade da doença e a eficácia das vacinas contra a deltacron

15 de março de 2022
13:03 - atualizado às 13:06
Coronavírus Brasil
Imagem: Shutterstock

O governo brasileiro confirmou hoje os dois primeiros casos de uma recombinação do novo coronavírus identificada como deltacron.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os primeiros casos envolvendo uma fusão de características das variantes ômicron e delta foram diagnosticados na região norte do país.

Dias antes de chegar ao Brasil, a recombinação foi identificada em pelo menos 30 pacientes nos Estados Unidos e na Europa, segundo pesquisadores.

Ainda é cedo

Como houve poucos casos confirmados até agora, ainda é cedo para mensurar o impacto da deltacron, disse à agência Reuters o doutor Philippe Colson, da IHU Mediterranee Infection em Marselha, na França.

Não é possível saber, por exemplo, se a recombinação terá alta taxa de transmissibilidade ou se causará quadros graves de covid-19, prosseguiu o principal autor de uma pesquisa publicada na semana passada na plataforma medRxiv antes do processo de revisão por pares. Também não há dados suficientes sobre a eficácia das vacinas.

Deltacron não é a primeira recombinação…

Em janeiro, um pesquisador cipriota anunciou ter descoberto uma cepa do novo coronavírus combinando as variantes delta e ômicron. Leondios Kostrikis, professor de ciências biológicas da Universidade de Chipre, batizou a cepa de deltacron.

Nos dias que se seguiram à descoberta, porém, pesquisadores afirmaram que não era um caso de recombinação, mas de contaminação de amostra.

Sabe-se que as recombinações genéticas de coronavírus acontecem quando duas variantes infectam uma mesma célula hospedeira.

… nem será a última

Nos casos mais recentes, parece haver uma recombinação clara da estrutura da delta com as conexões proteicas da ômicron.

Especialistas apressaram-se em enfatizar que as variantes recombinantes não são incomuns e que o deltacron não é o primeiro e não será o último a ocorrer para o covid-19.

"Durante a pandemia de SARS-CoV-2, duas ou mais variantes co-circularam durante os mesmos períodos de tempo e nas mesmas áreas geográficas. Isso criou oportunidades de recombinação entre essas duas variantes", disse Colson.

“Isso acontece sempre que estamos no período de transição de uma variante dominante para outra e geralmente é uma curiosidade científica, mas não muito mais do que isso”, disse Jeffrey Barrett, que vem pesquisando a genética do novo coronavírus, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Balanço da pandemia

Enquanto os potenciais impactos da deltacron não ficam mais claros, a ameaça do coronavírus segue à espreita.

Desde o início da pandemia, há pouco mais de dois anos, autoridades sanitárias de todo o mundo diagnosticaram pelo menos 460 milhões de casos de covid-19, com mais de 6 milhões de óbitos.

O Brasil concentra quase 11% das mortes no mundo. O Ministério da Saúde confirma 29,4 milhões de casos da doença, com mais de 655 mil mortos.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies