🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: carta de Bolsonaro acalma crise entre poderes e pode animar Ibovespa hoje, em dia de vendas no varejo e exterior positivo após conversa entre EUA e China

A quinta-feira (09) foi marcada por uma harmonia geral do mundo. Joe Biden e Xi Jingping conversaram sobre a cooperação entre os países e Bolsonaro faz as pazes com Alexandre de Moraes

Renan Sousa
Renan Sousa
10 de setembro de 2021
7:55 - atualizado às 8:05
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, em fundo preto
Ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro - Imagem: Shutterstock

O Brasil não é para amadores nem a bolsa brasileira para os cardíacos. O "pós 7 de setembro" está sendo intenso para os analistas e o Ibovespa não poderia ficar de fora. Depois de cair durante a sessão inteira, o principal índice da B3 inverteu o sinal com menos de meia hora para o final da sessão e quase encerrou o dia em alta de 2% após a carta de Jair Bolsonaro à nação.

Entretanto, esse otimismo pode ser limitado no pregão desta sexta-feira (10). O investidor mais calmo deve acompanhar menos as palavras e mais as ações do presidente para gerar harmonia entre os Poderes. No panorama internacional, os panos quentes ficam por conta de Joe Biden e Xi Jingping, presidentes dos EUA e da China, respectivamente. A conversa entre os líderes das maiores potências mundiais animou os mercados hoje. Saiba o que esperar:

Jair Bolsonaro mais calmo

No final da tarde da última quinta-feira (09), os investidores foram pegos de surpresa pouco antes do final do pregão. Uma carta redigida pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), figura bem vista pelo mercado, e assinada pelo atual presidente Jair Bolsonaro mostrou uma mudança de tom do atual mandatário da República. 

Antes do final da sessão, o Ibovespa, que operava no vermelho ao longo do dia, inverteu o sinal e avançou 1,75%, aos 115.360 pontos, depois de encostar nos 112 mil. O câmbio fechou o dia em queda de 1,86%, a R$ 5,2273

O tom da carta deu otimismo ao mercado, mas os impactos podem ser mais limitados do que se imagina. Não é a primeira vez que Bolsonaro recua em suas declarações antes de voltar a atacar algum dos poderes e os investidores só devem ficar realmente animados com ações mais pragmáticas do “Jair Bonzinho” para melhorar o sentimento geral.

Tanto o Congresso quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) têm em suas mãos a aprovação de pautas necessárias para o Palácio do Planalto chegar com maior competitividade às eleições de 2022. As reformas estruturais, que animam a bolsa e fortalecem o país, devem ficar em segundo plano e entrar ainda mais como moeda de troca no xadrez político.

Leia Também

A realidade pode ser mais dura do que os 10 pontos destacados por Bolsonaro em sua carta à nação. Ontem, a inflação de agosto registrou a maior alta para o mês em 21 anos, puxada pelo aumento do preço dos combustíveis. E as perspectivas não são das melhores, com a crise hídrica e possível crise energética no radar, podendo pressionar ainda mais o IPCA nos próximos meses. 

Fique de olho hoje

Os desdobramentos da “Carta à Nação” devem movimentar o Ibovespa nesta sexta-feira (10). No campo dos indicadores, o IBGE divulga as vendas do varejo e varejo ampliado nesta manhã. 

Joe Biden e Xi Jinping

Não é só a política nacional que está em festa após um cessar fogo entre as partes. Depois de o governo de Donald Trump afastar os norte-americanos da China, o presidente Joe Biden busca reatar laços com o Gigante Asiático.

Por meio de uma ligação telefônica, Biden conversou com o presidente chinês, Xi Jinping, na última quinta-feira (09) e deixou claro que não irá mudar sua política pró-direitos humanos e livre comércio. O presidente norte-americano ainda ressaltou o interesse dos EUA em manter a paz, estabilidade e prosperidade na região do Indo-Pacífico e destacou a responsabilidade das duas nações em evitar o conflito. 

A China, por sua vez, não parece gerar maiores resistências contra os Estados Unidos, mas segue o discurso de que os norte-americanos devem deixar de se “intrometer em assuntos domésticos chineses”, de acordo com a Associated Press. 

Apesar da conversa pouco amistosa, o avanço das negociações entre os países deve se transformar em otimismo nos índices internacionais. A cooperação entre China e EUA pode acelerar a retomada da economia global.

Somado a isso, os dados de emprego dos Estados Unidos também pesaram do lado positivo da balança no pregão de ontem, depois dos dados do desemprego na semana passada frustrarem as projeções. 

Mas o avanço da variante delta serve como plano de fundo dos problemas internacionais. Na tarde de ontem, o presidente Joe Biden anunciou uma série de medidas que visam aumentar o número de vacinados na população norte-americana. “Não é sobre sua liberdade ou escolha pessoal. É sobre proteger você e as pessoas à sua volta”, afirmou ele.

Fique de olho hoje

Sem maiores indicadores pela frente, os investidores internacionais devem focar no índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) dos EUA. Na Europa, a reunião de ministros de Finanças da Zona do Euro deve trazer os próximos passos dos países para enfrentar a retirada de estímulos do BCE. 

Bolsas pelo mundo

Os principais índices asiáticos fecharam em alta nesta manhã, após uma ligação amistosa entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping. O Banco Central Europeu também ajudou no sentimento otimista da Ásia, após o BCE anunciar que manteve os juros inalterados mas deve “recalibrar” a compra de ativos. 

Já no Velho Continente, as principais praças repercutem a reunião de Biden e Xi Jinping e operam sem direção definida. Os investidores devem digerir a nova postura do BCE para a região, com a retirada de estímulos da economia nos próximos meses.

Por fim, os futuros de Nova York avançam antes do pregão de hoje, após o número de pedidos de auxílio-desemprego vir abaixo do esperado. 

Agenda do dia

  • IBGE: Vendas no varejo e varejo ampliado em julho (9h)
  • ABCR/Tendências: Fluxo em estradas pedagiadas (10h)
  • Estados Unidos: Núcleo do índice de preços ao produtor, chamado PPI, em inglês (9h30)
  • Europa: Ministros de finanças da Zona do Euro realizam reunião (sem horário)

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SD ENTREVISTA

Nova Ordem Mundial à vista? Os possíveis desfechos da guerra comercial de Trump, do caos total à supremacia da China

30 de abril de 2025 - 5:52

Michael Every, estrategista global do Rabobank, falou ao Seu Dinheiro sobre as perspectivas em torno da guerra comercial de Donald Trump

DIÁRIO DOS 100 DIAS

Donald Trump: um breve balanço do caos

29 de abril de 2025 - 21:00

Donald Trump acaba de completar 100 dias desde seu retorno à Casa Branca, mas a impressão é de que foi bem mais que isso

DERRETENDO

Azul (AZUL4) volta a tombar na bolsa; afinal, o que está acontecendo com a companhia aérea?

29 de abril de 2025 - 17:09

Empresa enfrenta situação crítica desde a pandemia, e resultado do follow-on, anunciado na semana passada, veio bem abaixo do esperado pelo mercado

ROUPA NOVA

Shein ainda é a varejista de moda mais barata no Brasil, mas diferença diminui, diz BTG Pactual

29 de abril de 2025 - 13:29

Análise do banco apontou que plataforma chinesa ainda mantém preços mais baixos que C&A, Renner e Riachuelo; do outro lado da vitrine, a Zara é a mais cara

MERCADO DE METAIS ESSENCIAIS

Bolsa de Metais de Londres estuda ter preços mais altos para diferenciar commodities sustentáveis

29 de abril de 2025 - 9:15

Proposta de criar prêmios de preço para metais verdes como alumínio, cobre, níquel e zinco visa incentivar práticas responsáveis e preparar o mercado para novas demandas ambientais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

CHINA NO VOLANTE

Salão de Xangai 2025: BYD, elétricos e a onda chinesa que pode transformar o mercado brasileiro

29 de abril de 2025 - 8:16

O mundo observa o que as marcas chinesas trazem de novidades, enquanto o Brasil espera novas marcas

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: EUA, novo mercado emergente

28 de abril de 2025 - 20:00

Não tenham dúvidas: chegamos todos na beira do abismo neste mês de abril. Por pouco não caímos.

O PIOR JÁ PASSOU?

Valendo mais: Safra eleva preço-alvo de Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3). É hora de comprar?

28 de abril de 2025 - 19:01

Cenário mais turbulento para as empresas não passou despercebido pelo banco, que não alterou as recomendações para os papéis

EFEITOS DA GUERRA COMERCIAL

Acabou para a China? A previsão que coloca a segunda maior economia do mundo em alerta

28 de abril de 2025 - 18:45

Xi Jinping resolveu adotar uma postura de esperar para ver os efeitos das trocas de tarifas lideradas pelos EUA, mas o risco dessa abordagem é real, segundo Gavekal Dragonomics

TOP PICK

Mercado Livre (MELI34) é a ação favorita do Safra para tempos difíceis: veja os três motivos para essa escolha

28 de abril de 2025 - 18:35

O banco é otimista em relação ao desempenho da gigante do comércio eletrônico, apesar do impacto das “dores de crescimento” nos resultados de curto prazo

PESQUISA

Desaprovação a Lula cai para 50,1%, mas é o suficiente para vencer Bolsonaro ou Tarcísio? Atlas Intel responde

28 de abril de 2025 - 18:13

Os dados de abril são os primeiros da série temporal que mostra uma reversão na tendência de alta na desaprovação e queda na aprovação que vinha sendo registrada desde abril de 2024

CRIPTO HOJE

Bitcoin (BTC) rompe os US$ 95 mil e fundos de criptomoedas têm a melhor semana do ano — mas a tempestade pode não ter passado

28 de abril de 2025 - 15:26

Dados da CoinShares mostram que produtos de investimento em criptoativos registraram entradas de US$ 3,4 bilhões na última semana, mas o mercado chega à esta segunda-feira (28) pressionado pela volatilidade e à espera de novos dados econômicos

VOO BAIXO

Azul (AZUL4) chega a cair mais de 10% (de novo) e lidera perdas do Ibovespa nesta segunda-feira (28)

28 de abril de 2025 - 14:43

O movimento de baixa ganhou força após a divulgação, na última semana, de uma oferta pública primária

GUERRA DOS CHIPS

Huawei planeja lançar novo processador de inteligência artificial para bater de frente com Nvidia (NVDC34)

28 de abril de 2025 - 13:33

Segundo o Wall Street Journal, a Huawei vai começar os testes do seu processador de inteligência artificial mais potente, o Ascend 910D, para substituir produtos de ponta da Nvidia no mercado chinês

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Balanços, PIB, inflação e emprego estão no radar em semana cheia no Brasil e no exterior

28 de abril de 2025 - 7:03

Semana traz IGP-M, payroll, PIB norte-americano e Zona do Euro, além dos últimos balanços antes das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos de maio

CALENDÁRIO ECONÔMICO

Agenda intensa: semana tem balanços de gigantes, indicadores quentes e feriado

27 de abril de 2025 - 17:12

Agenda da semana tem Gerdau, Santander e outras gigantes abrindo temporada de balanços e dados do IGP-M no Brasil e do PIB nos EUA

AÇÕES EM PETRÓLEO

Prio (PRIO3): Conheça a ação com rendimento mais atrativo no setor de petróleo, segundo o Bradesco BBI

26 de abril de 2025 - 16:47

Destaque da Prio foi mantido pelo banco apesar da revisão para baixo do preço-alvo das ações da petroleira.

CONCESSIONÁRIAS

Negociação grupada: Automob (AMOB3) aprova grupamento de ações na proporção 50:1

26 de abril de 2025 - 12:40

Com a mudança na negociação de seus papéis, Automob busca reduzir a volatilidade de suas ações negociadas na Bolsa brasileira

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar