Menu
2021-03-01T09:52:42-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
evolução

Indústrias de grandes economias registram aceleração em fevereiro

Manufatura da zona do euro se expande no ritmo mais forte em três anos, enquanto Japão tem primeira alta desde abril de 2019

1 de março de 2021
9:52
shutterstock_511208572
Trabalhadores de uma indústria automotiva Jiangxi, província da China. Dezembro de 2011. - Imagem: Shutterstock

Depois de sofrerem no ano passado com os efeitos da crise da pandemia de covid-19, com as medidas para combate ao novo coronavírus forçando a paralisação das atividades, as indústrias de algumas das principais economias do mundo demonstraram sinais de fortalecimento em fevereiro.

É o que mostram os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industriais da zona do euro, do Reino Unido e do Japão. Leituras acima de 50 pontos apontam para expansão da atividade, enquanto abaixo de 50 pontos sinalizam contração.

Na união monetária europeia, o indicador subiu de 54,8 em janeiro para 57,9 em fevereiro, mostrando que a manufatura do bloco se expande no ritmo mais forte em três anos, segundo pesquisa final divulgada nesta segunda-feira (1º) pela IHS Markit.

A leitura definitiva ficou um pouco acima da estimativa preliminar de fevereiro e da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 57,7 em ambos os casos.

Na Alemanha, principal economia da zona do euro, o índice avançou de 57,1 em janeiro para 60,7 em fevereiro, mostrando que a manufatura da maior economia europeia se expande no ritmo mais forte em 37 meses. A leitura definitiva ficou um pouco acima da estimativa preliminar de fevereiro e da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 60,6 em ambos os casos.

A indústria do Reino Unido também apresentou aceleração da atividade, ainda que em ritmo um pouco mais lento. O PMI foi de 54,1 em janeiro para 55,1 em fevereiro, segundo dados finais publicados pela IHS Markit em parceria com a CIPS. A leitura definitiva superou a estimativa preliminar de fevereiro e a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 54,9 em ambos os casos.

E no Japão, o PMI industrial registrou expansão do setor manufatureiro pela primeira vez desde abril de 2019, ao subir de 49,8 em janeiro para 51,4 em fevereiro, segundo pesquisa final divulgada pela IHS Markit em parceria com o Jibun Bank.

* Com informações da Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

em meio à crise

Em reunião com empresários, Bolsonaro defende vacinação e diz não ter preocupação com CPI da Covid

Presidente e ministros participaram de uma videoconferência com o grupo que reúne os 50 maiores grupos privados do País

seu dinheiro na sua noite

Ação da Moura Dubeux caiu 50% desde o IPO. Ficou barata?

O ano de 2020 começou promissor para a economia brasileira e com boas perspectivas para a chegada de novas empresas à bolsa. A temporada de IPOs se iniciou nos primeiros dias de fevereiro, com a estreia da construtora Mitre, seguida da empresa de tecnologia Locaweb. Mais para meados do mês, vimos a abertura de capital […]

ampliação de sortimentos

Lojas Americanas compra Imaginarium e prevê aumentar marcas próprias

Companhia anunciou aquisição do Grupo Uni.co, mas não revelou valores; com negócio, Americanas avança sobre varejo especializado em franquias

FECHAMENTO

Mercado olha desconfiado para Orçamento e Ibovespa acompanha queda do exterior; dólar fica estável

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado, os investidores acabaram optando pela cautela

Prioridade na Casa

Câmara aprova requerimento de urgência sobre projeto de privatização dos Correios

A medida permite que a proposta “fure” a fila de votação de projetos e pode agilizar o processo de desestatização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies