Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, foi ao espaço na manhã desta terça-feira, 20, no primeiro voo tripulado da sua empresa Blue Origin. A decolagem ocorreu por volta das 10h12, horário de Brasília, e o pouso aconteceu dez minutos depois. Confira abaixo o vídeo com o momento do lançamento:
Junto ao fundador da Amazon estavam a bordo do foguete New Shepard, o irmão do empresário, a pilota veterana Wally Funk e o estudante Oliver Daemen — os astronautas de maior e menor idade da história, respectivamente.
Sem nenhum astronauta e apenas com passageiros presentes, o voo pôde ser acompanhado em tempo real pelo site da companhia, além da cobertura no Twitter. O nome de Bezos ficou em primeiro dos top trends da rede social.
A cápsula ultrapassou a Linha de Kármán, que fica a 100 km acima do nível do mar – limite convencionado para definir o início do espaço.
A viagem de Bezos aconteceu uma semana após a ida do bilionário Richard Branson, dono da Virgin Galactic, ao espaço. Mesmo saindo depois, o fundador da Amazon superou Branson em 20 quilômetros.
Críticas
A ida de Bezos ao espaço gerou descontentamento. Bastaram apenas três dias para que surgissem petições online defendendo que o bilionário fosse impedido de voltar à Terra.
A primeira delas se chama "Do not allow Jeff Bezos to return to Earth" (não permita que Jeff Bezos retorne à Terra) e uma segunda com o título “Petition To Not Allow Jeff Bezos Re-Entry To Earth” (petição para não autorizar reentrada de Jeff Bezos na Terra). Ambas contaram com milhares de assinaturas.
À frente de Elon Musk
Nos últimos 15 anos, dois dos CEOs mais renomados do mundo, Elon Musk e Jeff Bezos, se envolveram em uma rivalidade acirrada.
Os executivos compartilhavam ambições espaciais em comum — Musk comanda a SpaceX, enquanto Bezos é dono da Blue Origin.
Não para por aí: Musk chegou a afirmar que Bezos comanda o que ele considera um monopólio e chamou o fundador da Amazon de imitador, devido ao interesse em carros autônomos.
Com o passar dos anos, a rivalidade não tão sutil entre eles deu origem a polêmicas e brincadeiras pelo Twitter.
Com a ida ao espaço, Bezos supera Musk na corrida dos "bilionários espaciais".
*Com informações do Business Insider