Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-19T09:43:06-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Cripto central

BC da Inglaterra quer criar sua própria criptomoeda – e isto não é contraditório

Além da Inglaterra, China e Índia também contam com projetos para suas próprias criptomoedas

19 de abril de 2021
9:43
Pound,Currency,Business,Banking,Finance,Technology,Concept.

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) e o Tesouro britânico anunciaram nesta segunda-feira (19) a formação de um grupo de trabalho para estudar a criação do que chamam de moeda digital do Banco Central (CBDC, na sigla em inglês).

"O governo e o Banco da Inglaterra ainda não tomaram uma decisão sobre a introdução de uma CBDC no Reino Unido e irão se envolver amplamente junto às partes interessadas sobre os benefícios, riscos e aspectos práticos de fazê-lo", diz comunicado conjunto emitido pelas instituições enviado há pouco à imprensa.

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e o Banco Central Europeu (BCE) também já estudam formas de aderir às moedas digitais.

O grupo de trabalho será copresidido pelo vice-presidente para estabilidade financeira do BoE, Jon Cunliff, e pela diretora-geral de serviços financeiros do Tesouro britânico, Katharine Braddick.

Yuan e rúpia indiana digital

O BoE segue na mesma direção do Banco Central chinês, que anunciou, no início do mês, a criação do yuan digital, de acordo com o The Wall Street Journal. Nessa primeira fase, 100 mil chineses foram convidados a experimentar a nova moeda que vai conviver com dinheiro físico já em circulação

Nas próximas etapas, o BC chinês pretende fazer as transações com o yuan digital pelo WeChat, um app de mensagens que permite transferência de dinheiro. Com isso, os usuários poderão fazer a transação “sem intermediários”, a não ser o Banco Central. 

A Índia também caminha para criar sua própria criptomoeda, após praticamente banir transações e mineração de bitcoins em seu território. Caso a lei seja aprovada, a Índia se tornará a primeira grande economia do mundo a banir completamente as moedas e ativos digitais.

Proibição

Alguns países têm afastado a mineração de criptomoedas de seus territórios. Essa atividade consome uma enorme quantidade de energia, e as fazendas de mineração podem demandar um aumento da produção de eletricidade. Confira aqui como surgem novos Bitcoins.

Foi o caso da Mongólia, que foi a primeira nação a proibir a mineração em seu território. A região autônoma enfrenta um grave problema de geração de energia.

Por outro lado, o estado americano de Kentucky publicou uma série de leis para atrair essa atividade, visando trazer inovação e tecnologia para a região, e incentivando iniciativas de energia limpa para a produção de novas criptomoedas.

Contraditório?

O Bitcoin, principal criptomoeda do mercado, foi criado justamente para eliminar a necessidade de um Banco Central como intermediário. A criação de uma criptomoeda por uma instituição financeira parece contraditório em um primeiro momento.

Mas não é exatamente assim. O que os BCs pretendem é utilizar a tecnologia das criptomoedas, como a blockchain, para otimizar pagamentos entre bancos e baratear custos de operação.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Ajuste seu relógio

Pregão terá uma hora a mais a partir de novembro; entenda a mudança e veja a nova agenda da bolsa

As alterações começam a valer a partir do dia 8 de novembro; a B3 vai ajustar a bolsa para refletir o fim do horário de verão nos EUA

Nada de penny stock

Na Saraiva (SLED3 e SLED4), uma medida para aliviar a pressão da CVM — mas que não tira a corda do pescoço

A Saraiva (SLED3 e SLED4) quer fazer um grupamento de ações na proporção de 35 para 1, saindo da casa dos centavos — mas perdendo liquidez

Seu Dinheiro no sábado

O que esperar para os seus investimentos até 2024?

Como parte das comemorações de três anos do Seu Dinheiro, montamos um conteúdo especial para discutir o cenário de investimentos até 2024

PAPO CRIPTO #004

Bitcoin (BTC) pode chegar aos US$ 100 mil ainda este ano, tudo depende dos EUA, afirma André Franco ao Papo Cripto

As gamecoins como o Axie Infinity devem movimentar ainda mais o mercado até o final do ano

ATENÇÃO, ACIONISTA

Hapvida (HAPV3) vai recomprar até 100 milhões de ações; papéis acumulam queda de 17% no ano

A operadora de saúde anunciou hoje que dará início a um programa de recompra de papéis com duração de até 18 meses

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies