Menu
2021-04-19T09:43:06-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Cripto central

BC da Inglaterra quer criar sua própria criptomoeda – e isto não é contraditório

Além da Inglaterra, China e Índia também contam com projetos para suas próprias criptomoedas

19 de abril de 2021
9:43
Pound,Currency,Business,Banking,Finance,Technology,Concept.

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) e o Tesouro britânico anunciaram nesta segunda-feira (19) a formação de um grupo de trabalho para estudar a criação do que chamam de moeda digital do Banco Central (CBDC, na sigla em inglês).

"O governo e o Banco da Inglaterra ainda não tomaram uma decisão sobre a introdução de uma CBDC no Reino Unido e irão se envolver amplamente junto às partes interessadas sobre os benefícios, riscos e aspectos práticos de fazê-lo", diz comunicado conjunto emitido pelas instituições enviado há pouco à imprensa.

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e o Banco Central Europeu (BCE) também já estudam formas de aderir às moedas digitais.

O grupo de trabalho será copresidido pelo vice-presidente para estabilidade financeira do BoE, Jon Cunliff, e pela diretora-geral de serviços financeiros do Tesouro britânico, Katharine Braddick.

Yuan e rúpia indiana digital

O BoE segue na mesma direção do Banco Central chinês, que anunciou, no início do mês, a criação do yuan digital, de acordo com o The Wall Street Journal. Nessa primeira fase, 100 mil chineses foram convidados a experimentar a nova moeda que vai conviver com dinheiro físico já em circulação

Nas próximas etapas, o BC chinês pretende fazer as transações com o yuan digital pelo WeChat, um app de mensagens que permite transferência de dinheiro. Com isso, os usuários poderão fazer a transação “sem intermediários”, a não ser o Banco Central. 

A Índia também caminha para criar sua própria criptomoeda, após praticamente banir transações e mineração de bitcoins em seu território. Caso a lei seja aprovada, a Índia se tornará a primeira grande economia do mundo a banir completamente as moedas e ativos digitais.

Proibição

Alguns países têm afastado a mineração de criptomoedas de seus territórios. Essa atividade consome uma enorme quantidade de energia, e as fazendas de mineração podem demandar um aumento da produção de eletricidade. Confira aqui como surgem novos Bitcoins.

Foi o caso da Mongólia, que foi a primeira nação a proibir a mineração em seu território. A região autônoma enfrenta um grave problema de geração de energia.

Por outro lado, o estado americano de Kentucky publicou uma série de leis para atrair essa atividade, visando trazer inovação e tecnologia para a região, e incentivando iniciativas de energia limpa para a produção de novas criptomoedas.

Contraditório?

O Bitcoin, principal criptomoeda do mercado, foi criado justamente para eliminar a necessidade de um Banco Central como intermediário. A criação de uma criptomoeda por uma instituição financeira parece contraditório em um primeiro momento.

Mas não é exatamente assim. O que os BCs pretendem é utilizar a tecnologia das criptomoedas, como a blockchain, para otimizar pagamentos entre bancos e baratear custos de operação.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

queda na produção

Zona do euro entra em 2ª recessão técnica em um ano

Ambas as variações confirmaram estimativas preliminares do fim de abril e vieram em linha com as expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal

reduzindo participação

Participação da Petrobras em investimentos no PIB caiu para 3,8% em 2020, mostra levantamento

Em 2014, a participação na FBCF da estatal era de 7,6%, passando para 3,8% em 2020, segundo levantamento do economista Cloviomar Caranine

Operação confirmada

CSN protocola pedido de registro de IPO do seu braço de cimentos

A oferta inicial da CSN Cimentos havia sido aprovada pelo conselho de administração no final de abril. Intervalo de preço por ação ainda será definido

MAIS PERTO DO CÉU

Ibovespa segue flertando com topo histórico, mas manter ‘otimismo cauteloso’ nunca é demais

Em dia de agenda fraca e exterior positivo, CPI da pandemia é o principal risco de água no chopp da B3

Insights Assimétricos

Como era verde o meu Vale: ainda vale a pena ter ações da mineradora após a disparada recente?

Vivemos um “novo ciclo das commodities”, com minério de ferro e carvão batendo sucessivas máximas. E a Vale ainda pode se beneficiar deste momento

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies