2021-07-14T19:13:30-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
3º do mercado

Autorizado pela CVM, ETF de ethereum chegará em agosto à bolsa brasileira

Xerife do mercado de capitais aprovou o QETH11, primeiro ETF de ethereum e terceiro de criptomoedas a chegar à B3

14 de julho de 2021
10:45 - atualizado às 19:13
ethereum criptomoeda
Imagem: Shutterstock

A diversificação em criptoativos está chegando com força ao mercado local. Depois do HASH11, o primeiro ETF (fundo de índice) de cripto da bolsa brasileira, e do QBTC11, ETF 100% em bitcoin, a B3 deve ganhar um novo fundo de criptomoeda.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), xerife do mercado de capitais, autorizou, na tarde de ontem (13), o lançamento do QETH11, ETF com 100% de exposição à segunda criptomoeda do mercado, o ethereum (ETH). Com a novidade, o Brasil sai na frente dos EUA e se junta ao Canadá na corrida dos ETFs de criptoativos.

Tanto o QETH11 quanto o QBTC11 são geridos pela QR Capital Asset Management. Ambos são os primeiros ETFs que acompanham o desempenho das suas respectivas criptomoedas na América Latina.

O QETH11 replica o preço do ethereum, seguindo o índice CME CF Ether Reference Rate, um dos mais amplos do mercado, desenvolvido pela administradora da bolsa de Chicago, a maior bolsa de derivativos do mundo. O ETF recebeu aprovação inicial da CVM no dia 28 de junho.

Antes de continuarmos, um convite: salve este conteúdo, compartilhe com amigos e comente sobre ele pela nossa publicação no Instagram (aproveite e nos siga por lá para acompanhar notícias sobre o mercado financeiro):

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicación en Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Una publicación compartida por Seu Dinheiro (@seudinheiro)

Com a palavra, o CEO

O CEO da holding QR Capital Asset Management, Fernando Carvalho, falou ao Seu Dinheiro sobre o lançamento deste novo ativo. A aposta nos fundamentos da criptomoeda segue animando os investidores e deve se refletir no seu preço nos próximos meses.

“O ethereum faz parte de uma série das chamadas ‘blockchains programáveis’. Ela já abriga os DeFis [finanças descentralizadas], e existe a projeção para novos contratos inteligentes”, comenta ele. 

A escolha por ETFs de apenas um ativo é uma característica da QR Capital Asset Management. O fundo replica um índice que pega uma média de cotações de um seleto grupo de corretoras, o que garante uma estabilidade de preço. 

Como os preços da criptomoeda praticados nas negociações diferem de uma exchange para a outra, o índice compõe uma média, que reflete a oferta e a demanda do mercado e amortece as fortes oscilações típicas do mundo das criptomoedas.

O ETF QETH11 será aberto para todo tipo de investidor e deve chegar à bolsa no mês de agosto.

Mercado

O QBTC11 foi lançado há pouco menos de um mês e já registra um retorno de 0,66%. Já o HASH11, que foi lançado antes do crash do mercado de criptomoedas há pouco menos de três meses, teve retorno negativo de 42,99% desde o lançamento.

Além de ajudar a diversificar a carteira de criptomoedas, o ethereum é um dos projetos mais animadores para o próximo semestre. O London fork deve trazer uma atualização e melhorar as taxas de transação dentro da sua blockchain.

Por volta das 9h40 da manhã, o éter registrava queda de 1,25%, aos US$ 1.946,52. Nos últimos sete dias, o recuo na cotação da segunda moeda do mercado é de 18,61%.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Market Makers

Precisamos falar de múltiplo: Saiba como identificar se uma ação está barata na bolsa

9 de agosto de 2022 - 9:34

Existem três formas de ganhar dinheiro com ações. Uma delas é com o crescimento do lucro por ação. Mas é preciso interpretar corretamente o múltiplo Preço/Lucro (P/L) de uma empresa

MERCADOS AO VIVO

Bolsa hoje: Inflação controlada anima e Ibovespa abre em alta; dólar cai e é negociado a R$ 5,09

9 de agosto de 2022 - 9:12

RESUMO DO DIA: Os investidores permanecem de olho nos dados de inflação dos Estados Unidos, divulgados na próxima quarta-feira (10). Por aqui, o Ibovespa reage aos dados do IPCA de julho e nas disputas políticas antes do início da campanha eleitoral oficial. Acompanhe por aqui o que mexe com a bolsa, o dólar e os demais […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de lucro acima de 9% em swing trade com a Helbor (HBOR3); confira a recomendação

9 de agosto de 2022 - 8:26

Identifiquei uma oportunidade de swing trade – compra dos papéis da Helbor (HBOR3). Saiba mais detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Os sons do silêncio nas bolsas: Saiba como interpretar os ruídos dos mercados que mexem com os seus investimentos hoje

9 de agosto de 2022 - 8:24

De olhos e ouvidos atentos aos dados da inflação, investidores os juntarão ao quebra-cabeças da ata da última reunião do Copom

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Todos os olhos e ouvidos do Ibovespa voltados para a inflação de hoje enquanto as bolsas internacionais aguardam os dados dos EUA

9 de agosto de 2022 - 7:43

Os índices internacionais aguardam os números de inflação dos EUA, que só devem ser conhecidos na quarta-feira

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies