Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

É hora de comprar bolsa? Como identificar as melhores barganhas em meio à queda das ações

Desde o fechamento da quinta-feira passada, o Ibovespa já cai 3,8%. Entretanto, isso tem um lado bom: a bolsa está barata

bolsa com cotações de ações
Há negócios excepcionais que caíram muito neste ano Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O efeito positivo da intervenção do Meu Malvado Favorito foi breve. A lua de mel do investidor com a bolsa brasileira parece já ter acabado. Desde o fechamento da quinta-feira passada (9), o Ibovespa já cai 3,8%. Entretanto, isso tem um lado bom: os ativos estão baratos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gráfico

Descrição gerada automaticamente
Índice preço/lucro estimado dos próximos 12 meses para o Ibovespa | Fonte: Bloomberg em 17 de setembro de 2021

Se os ativos de risco já estavam descontados no fechamento do fatídico dia 9, imagine depois dessa queda adicional. O índice preço/lucro estimado para os próximos 12 meses do Ibovespa, no agregado, está em 7,6 vezes.

Tenha em mente que a última vez que o Ibovespa atingiu um patamar mais baixo que isso foi no auge da crise do subprime, durante a qual o P/L dos próximos 12 meses atingiu uma mínima de 7,2x, em dezembro de 2008.

Mas nem tudo está barato. Tem coisa que caiu por fundamento, quase como correções a exageros de valuation que o mercado vinha praticando. Nesses casos, a queda é justa.

Em outros casos, a queda é irracional – não há fundamento que justifique. E é essa distinção que vou te ensinar a fazer hoje, com 2 formas de identificar as barganhas de verdade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1- Avalie a qualidade do negócio

Há negócios excepcionais que caíram muito neste ano. Por negócios excepcionais, quero dizer empresas:

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O vencedor discreto da guerra do e-commerce, e o novo teste do Nubank: o que você precisa saber hoje

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Jogando de igual para igual com as big techs

  1. cujos projetos geram crescimento marginal forte;
  2. cuja alocação de capital marginal tem expectativa de gerar bons retornos (pelo menos acima do custo de capital); e
  3. cuja administração tenha boa capacidade de execução dos pontos 1 e 2, assumindo que conduzam o negócio de forma ética.

Veja o exemplo de Natura &Co (NTCO3), que se encaixa em todos os critérios citados. No ano, o papel cai 9% até o fechamento de ontem (17). Entretanto, não há nenhuma piora de fundamento que justifique isso — ao contrário: a empresa vem entregando as sinergias com a Avon mais rapidamente que o esperado, avança na digitalização a cada trimestre e ganha participação de mercado continuamente. Os fundamentos, na verdade, melhoraram.

Ou mesmo o exemplo de Cosan (CSAN3), que cai 14% desde sua máxima de R$ 27,20, em julho deste ano. Desde então, a vacinação só avançou, e a circulação de pessoas só aumentou, o que vem beneficiando diretamente as variadas linhas de negócio da empresa.

O braço de biocombustíveis, Raízen (RAIZ4), deve se beneficiar com as maiores vendas de combustível (mesmo que seu preço esteja maior).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rumo (RAIL3), de transporte ferroviário, deve ter seus volumes beneficiados pela recuperação de demanda por commodities; Compass, de gás, deve ter uma expansão significativa da sua participação de mercado depois da compra das 19 distribuidoras de gás da Gaspetro; e Moove, de saneamento, está muito bem posicionada para capturar o marco do saneamento, que completou um ano em julho.

Se o fundamento não mudou e a empresa continua oferecendo bons retornos e crescimentos marginais, tudo aponta para uma oportunidade de compra.

Leia também:

2- Faça uma comparação de múltiplos com pares

Uma das formas mais rápidas de se chegar a uma conclusão sobre valuation é comparar os múltiplos da empresa de interesse com aqueles dos seus concorrentes ou referências internacionais, se não houver concorrentes listados em bolsa. Essa técnica é o que chamamos de avaliação relativa. 

Você pode comparar a empresa com ela mesma (múltiplo atual versus múltiplos históricos), com concorrentes ou com referências internacionais. Eu prefiro as duas últimas comparações, porque, se houve mudança de fundamento na empresa no período analisado, pode ser que o múltiplo justo de fato tenha mudado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Observe o exemplo de B3 (B3SA3). No ano, o papel cai 29%, até o fechamento de ontem (17). O motivo, além da subida de juros, que em tese prejudica a migração dos investidores da bolsa, é uma potencial competição.

Atualmente, a B3 tem o monopólio (natural, não há regulação que obrigue isso) sobre o mercado organizado de negociação de valores mobiliários no Brasil. A B3 atua como a única contraparte central nessa seara, o que sempre lhe rendeu excelentes retornos ao acionista.

O rumor que corre por aí e que causou parte dessa queda é a possibilidade de outras instituições financeiras, como XP ou BTG Pactual, de fazerem uma bolsa competidora. 

Por mais que esse seja um exercício de imaginação bem fértil, suponhamos que isso aconteça. Qual fatia de mercado esse novo player abonhacaria? 30%? Não lhe parece muito?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Pois bem, esse rumor levou o papel a negociar a um desconto de 20% sobre a média dos seus pares — uma cesta de bolsas internacionais, já que a B3 é um monopólio por aqui.

O P/L de 2022 de B3 está em torno de 17x, enquanto a média desse grupo está em 21x, gerando o referido desconto. A questão é que, historicamente, B3 negociou a 12% de prêmio sobre esses pares, pelo potencial superior de crescimento que a bolsa brasileira tem, quando comparada às bolsas internacionais.

Pense que, nos EUA, 14% da população investe direto na bolsa, enquanto no Brasil esse percentual é de 3%. 

Tela de computador com letras e números em fundo preto

Descrição gerada automaticamente
Fonte: Bloomberg em 17 de setembro de 2021

O estrutural favorável a B3 não mudou. E lembre que, nos Estados Unidos, mesmo tendo duas bolsas competindo entre si, os investidores pagam múltiplos mais ricos por NYSE e Nasdaq. As duas negociam por e 26x seus lucros de 2022, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, se uma empresa estiver descontada em relação aos seus concorrentes e, ainda, os fundamentos são iguais ou melhores, isso sugere uma assimetria. Pode ser uma oportunidade de compra.

No vídeo abaixo eu falo mais sobre barganhas na bolsa e como identificar se uma ação está cara ou barata:

Conclusão

Este pode ser um momento único para a compra de ativos de risco. Mas, por favor, escolha as barganhas certas.

Um abraço,

Larissa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bruce Edwards, o novo CEO do CrossFit 9 de maio de 2026 - 9:00
Irã e EUA 6 de maio de 2026 - 20:49
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um investidor no topo de uma montanha. No vale, abaixo dele, estão linhas de transmissão de energia, uma empresa de saneamento, bancos e seguradoras 6 de maio de 2026 - 8:57
5 de maio de 2026 - 8:48
Ferrari F80 2 de maio de 2026 - 9:00
Imagem gerada por inteligência artificial mostra notas de R$ 100 em um escritório, carregando maletas e digitando em um computador 1 de maio de 2026 - 10:04
Fonte de montes de dólares, formando montanhas, e um homem no topo, com uma bandeira fincada 1 de maio de 2026 - 7:01
Imagem mostra mulher branca aplicando um cosmético no rosto fazendo seu skincare. Ela está em um banheiro cheio de plantas com móveis de madeira 30 de abril de 2026 - 8:40
Prédio do Banco Central. 29 de abril de 2026 - 17:30

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Nada como uma Super Quarta depois da outra 

29 de abril de 2026 - 17:30
28 de abril de 2026 - 7:38

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta em meio ao caos da guerra: Copom e Fed sob a sombra de Ormuz

28 de abril de 2026 - 7:38
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia