🔴 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: CONFIRA CARTEIRA COM 10 RECOMENDAÇÕES – ACESSE GRATUITAMENTE

É hora de comprar bolsa? Como identificar as melhores barganhas em meio à queda das ações

Desde o fechamento da quinta-feira passada, o Ibovespa já cai 3,8%. Entretanto, isso tem um lado bom: a bolsa está barata

18 de setembro de 2021
7:27 - atualizado às 17:56
bolsa com cotações de ações
Há negócios excepcionais que caíram muito neste ano Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O efeito positivo da intervenção do Meu Malvado Favorito foi breve. A lua de mel do investidor com a bolsa brasileira parece já ter acabado. Desde o fechamento da quinta-feira passada (9), o Ibovespa já cai 3,8%. Entretanto, isso tem um lado bom: os ativos estão baratos.

Gráfico

Descrição gerada automaticamente
Índice preço/lucro estimado dos próximos 12 meses para o Ibovespa | Fonte: Bloomberg em 17 de setembro de 2021

Se os ativos de risco já estavam descontados no fechamento do fatídico dia 9, imagine depois dessa queda adicional. O índice preço/lucro estimado para os próximos 12 meses do Ibovespa, no agregado, está em 7,6 vezes.

Tenha em mente que a última vez que o Ibovespa atingiu um patamar mais baixo que isso foi no auge da crise do subprime, durante a qual o P/L dos próximos 12 meses atingiu uma mínima de 7,2x, em dezembro de 2008.

Mas nem tudo está barato. Tem coisa que caiu por fundamento, quase como correções a exageros de valuation que o mercado vinha praticando. Nesses casos, a queda é justa.

Em outros casos, a queda é irracional – não há fundamento que justifique. E é essa distinção que vou te ensinar a fazer hoje, com 2 formas de identificar as barganhas de verdade.

1- Avalie a qualidade do negócio

Há negócios excepcionais que caíram muito neste ano. Por negócios excepcionais, quero dizer empresas:

Leia Também

  1. cujos projetos geram crescimento marginal forte;
  2. cuja alocação de capital marginal tem expectativa de gerar bons retornos (pelo menos acima do custo de capital); e
  3. cuja administração tenha boa capacidade de execução dos pontos 1 e 2, assumindo que conduzam o negócio de forma ética.

Veja o exemplo de Natura &Co (NTCO3), que se encaixa em todos os critérios citados. No ano, o papel cai 9% até o fechamento de ontem (17). Entretanto, não há nenhuma piora de fundamento que justifique isso — ao contrário: a empresa vem entregando as sinergias com a Avon mais rapidamente que o esperado, avança na digitalização a cada trimestre e ganha participação de mercado continuamente. Os fundamentos, na verdade, melhoraram.

Ou mesmo o exemplo de Cosan (CSAN3), que cai 14% desde sua máxima de R$ 27,20, em julho deste ano. Desde então, a vacinação só avançou, e a circulação de pessoas só aumentou, o que vem beneficiando diretamente as variadas linhas de negócio da empresa.

O braço de biocombustíveis, Raízen (RAIZ4), deve se beneficiar com as maiores vendas de combustível (mesmo que seu preço esteja maior).

Rumo (RAIL3), de transporte ferroviário, deve ter seus volumes beneficiados pela recuperação de demanda por commodities; Compass, de gás, deve ter uma expansão significativa da sua participação de mercado depois da compra das 19 distribuidoras de gás da Gaspetro; e Moove, de saneamento, está muito bem posicionada para capturar o marco do saneamento, que completou um ano em julho.

Se o fundamento não mudou e a empresa continua oferecendo bons retornos e crescimentos marginais, tudo aponta para uma oportunidade de compra.

Leia também:

2- Faça uma comparação de múltiplos com pares

Uma das formas mais rápidas de se chegar a uma conclusão sobre valuation é comparar os múltiplos da empresa de interesse com aqueles dos seus concorrentes ou referências internacionais, se não houver concorrentes listados em bolsa. Essa técnica é o que chamamos de avaliação relativa. 

Você pode comparar a empresa com ela mesma (múltiplo atual versus múltiplos históricos), com concorrentes ou com referências internacionais. Eu prefiro as duas últimas comparações, porque, se houve mudança de fundamento na empresa no período analisado, pode ser que o múltiplo justo de fato tenha mudado. 

Observe o exemplo de B3 (B3SA3). No ano, o papel cai 29%, até o fechamento de ontem (17). O motivo, além da subida de juros, que em tese prejudica a migração dos investidores da bolsa, é uma potencial competição.

Atualmente, a B3 tem o monopólio (natural, não há regulação que obrigue isso) sobre o mercado organizado de negociação de valores mobiliários no Brasil. A B3 atua como a única contraparte central nessa seara, o que sempre lhe rendeu excelentes retornos ao acionista.

O rumor que corre por aí e que causou parte dessa queda é a possibilidade de outras instituições financeiras, como XP ou BTG Pactual, de fazerem uma bolsa competidora. 

Por mais que esse seja um exercício de imaginação bem fértil, suponhamos que isso aconteça. Qual fatia de mercado esse novo player abonhacaria? 30%? Não lhe parece muito?

Leia também:

Pois bem, esse rumor levou o papel a negociar a um desconto de 20% sobre a média dos seus pares — uma cesta de bolsas internacionais, já que a B3 é um monopólio por aqui.

O P/L de 2022 de B3 está em torno de 17x, enquanto a média desse grupo está em 21x, gerando o referido desconto. A questão é que, historicamente, B3 negociou a 12% de prêmio sobre esses pares, pelo potencial superior de crescimento que a bolsa brasileira tem, quando comparada às bolsas internacionais.

Pense que, nos EUA, 14% da população investe direto na bolsa, enquanto no Brasil esse percentual é de 3%. 

Tela de computador com letras e números em fundo preto

Descrição gerada automaticamente
Fonte: Bloomberg em 17 de setembro de 2021

O estrutural favorável a B3 não mudou. E lembre que, nos Estados Unidos, mesmo tendo duas bolsas competindo entre si, os investidores pagam múltiplos mais ricos por NYSE e Nasdaq. As duas negociam por e 26x seus lucros de 2022, respectivamente.

Portanto, se uma empresa estiver descontada em relação aos seus concorrentes e, ainda, os fundamentos são iguais ou melhores, isso sugere uma assimetria. Pode ser uma oportunidade de compra.

No vídeo abaixo eu falo mais sobre barganhas na bolsa e como identificar se uma ação está cara ou barata:

Conclusão

Este pode ser um momento único para a compra de ativos de risco. Mas, por favor, escolha as barganhas certas.

Um abraço,

Larissa

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
A BOLSA COMO ELA É

Isso também vai passar: Entenda por que é hora de aproveitar a baixa do mercado para investir em ações da bolsa

5 de julho de 2022 - 12:58

O Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008. Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar

A BOLSA COMO ELA É

Não faça nada sem pensar: Conheça três bons motivos para vender suas ações na bolsa

28 de junho de 2022 - 12:32

As decisões de investimento, sejam de compra ou de venda, devem ser pensadas, conscientes e razoáveis. Faça suas escolhas pelos motivos certos

A BOLSA COMO ELA É

Vale a pena investir em ativos de risco mesmo com a possibilidade cada vez maior de recessão?

21 de junho de 2022 - 12:20

Gastar sola de sapato na busca de empresas vencedoras continuará sendo uma estratégia para maximizar o retorno dentro do universo de ações; entenda a tese

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de lucro de mais de 9% em swing trade com ações da Weg (WEGE3) e da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) – long & short

20 de junho de 2022 - 8:31

Identifiquei uma oportunidade de long & short – compra dos papéis da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e venda dos papéis da Weg (WEGE3); confira a análise

A BOLSA COMO ELA É

Estratégias para lucrar com ações: Confira dicas para escapar dos erros mais comuns dos investidores

14 de junho de 2022 - 13:08

Em primeiro lugar, não copie modelos do passado. Rockefeller, Lemann e Buffett fizeram fortuna com investimentos, mas copiar as estratégias deles hoje dificilmente te faria rico

A BOLSA COMO ELA É

Qual é o melhor momento para investir em bolsa? Confira estratégias para lucrar em renda variável

7 de junho de 2022 - 11:34

Será que você acertaria o timing se tivesse esperado o cenário melhorar para investir em bolsa? Entenda por que a paciência é o nome do jogo em renda variável

A BOLSA COMO ELA É

O tempo como combustível da riqueza: saiba a hora certa para começar a investir

31 de maio de 2022 - 14:19

Com mais corretoras atendendo pessoas físicas e menos burocracia na hora de abrir contas, investir tem ficado mais fácil

A BOLSA COMO ELA É

Estudar ou arrumar um emprego? Saiba qual o melhor caminho para conquistar a sua liberdade financeira

24 de maio de 2022 - 11:54

Se você quiser ter retornos de verdade nos investimentos, precisa estar informado. Há muitas ciladas que podem ser evitadas por quem tem um entendimento básico

A BOLSA COMO ELA É

Quer conquistar sua liberdade financeira? Descubra como iniciar sua jornada em direção à riqueza — com direito a um presente logo no começo

17 de maio de 2022 - 13:06

Para enriquecer de verdade, é necessário usar algumas estratégias; em uma semana, vou iniciar uma Jornada com o objetivo de te ensinar todos esses macetes

A BOLSA COMO ELA É

Ninguém quer ficar rico devagar: Por que os ensinamentos de Warren Buffett fazem tanto sentido?

10 de maio de 2022 - 11:25

A tradicional estratégia de comprar na baixa e vender na alta é o processo oposto à criação de riqueza a longo prazo

A BOLSA COMO ELA É

Não é porque a ação caiu que está barata: é uma boa investir em empresas de tecnologia com a Selic em alta?

3 de maio de 2022 - 13:09

O crescimento a qualquer custo destrói valor; entenda a importância do crescimento dentro do círculo de competência de uma companhia e da proteção por barreiras de entrada

A BOLSA COMO ELA É

Adeus, Nubank e Vale: Compensa deixar as fintechs e as commodities para investir em ações do setor de varejo?

26 de abril de 2022 - 11:50

Estamos diante de um cenário dúbio para as produtoras de commodities domésticas, enquanto o varejo no Brasil parece estar em um ponto de entrada interessante

A BOLSA COMO ELA É

Como você se protege da inflação? Confira três métodos para blindar sua carteira da alta dos preços

19 de abril de 2022 - 11:37

Existem várias formas de se proteger da inflação. As principais são comprar títulos do Tesouro Nacional atrelados ao IPCA, adquirir metais preciosos e investir em empresas

A BOLSA COMO ELA É

De e-commerce a commodities: Saiba como aproveitar as “modas” do mercado financeiro para investir

12 de abril de 2022 - 11:40

Não existe estratégia atemporal: aquele setor que você acha péssimo pode te render rios de dinheiro no futuro, desde que esteja aberto para enxergar isso na hora certa

A BOLSA COMO ELA É

​​O curioso caso do trader de manchetes: até onde vale a pena investir rápido sem aprofundar seus conhecimentos?

5 de abril de 2022 - 12:15

Antes de operar com base em notícias de última hora, aprofunde-se. Use as manchetes para se informar de fato e expandir seu entendimento da conjuntura e dos ativos que acompanha

A BOLSA COMO ELA É

A bossa nova voltou: Entenda por que a bolsa brasileira subiu mais de 30% neste ano e saiba quais as melhores ações para investir

29 de março de 2022 - 12:37

Para a Larissa Quaresma, assim que o aperto monetário aqui passar, vai se formar um cenário fértil para expansão: e as small caps são uma boa oportunidade para lucrar em 2022

A BOLSA COMO ELA É

Nem Warren Buffett mantém ações pra sempre: Saiba como investir nos diferentes cenários do mercado

22 de março de 2022 - 11:48

O mercado muda, e, Buffett já mostrou, precisamos ser capazes de mudar de opinião e agir o mais rápido possível para não amargar prejuízos desnecessários

A BOLSA COMO ELA É

É mais fácil evitar a estupidez do que tentar ser brilhante: saiba como fugir dos erros nos investimentos para não perder dinheiro

15 de março de 2022 - 12:00

Evitar a estupidez livra o investidor de armadilhas clássicas, como comprar empresas caras demais ou investir em negócios em deterioração: um exemplo disso é a situação das techs caras; entenda

A BOLSA COMO ELA É

Mulheres no mercado financeiro: em toda crise, surge uma oportunidade; saiba como aproveitar e começar a investir

8 de março de 2022 - 10:50

Apesar das imensas conquistas femininas ao longo dos anos, o número de mulheres que se jogaram no mundo dos investimentos é pequeno, representando somente 25% dos CPFs que investem na B3; descubra como mudar as estatísticas

A BOLSA COMO ELA É

Ameaça de guerra entre Rússia e Ucrânia pode gerar um novo boom das commodities? Entenda a situação

22 de fevereiro de 2022 - 11:43

Além da estimulante política monetária chinesa, a crise entre a Rússia e a Ucrânia também favorece os preços das matérias-primas como o gás e os metais preciosos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar