🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Qual é o melhor momento para investir em bolsa? Confira estratégias para lucrar em renda variável

Será que você acertaria o timing se tivesse esperado o cenário melhorar para investir em bolsa? Entenda por que a paciência é o nome do jogo em renda variável

7 de junho de 2022
11:34
pegando carona no exterior
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Se você tivesse investido no Ibovespa há exatamente 5 anos, mesmo com a bolsa andando de lado nos últimos meses, teria tido um retorno acumulado de 75%. 

O curioso é que, caso tivesse perdido os 3 melhores meses, o ganho teria sido menos da metade: 38%. Se tivesse perdido os 5 melhores, o rendimento seria 18%.

A lição é inevitável: é muito difícil acertar o bumbum da mosca. Mesmo que esses melhores meses tenham sido no período de bull market, notadamente nos anos de 2019, 2018 e 2020, será que você acertaria o timing se tivesse esperado o cenário melhorar para investir em bolsa?

A bolsa e a pandemia

O melhor mês do período foi novembro de 2020, em que a bolsa subiu 16%. Você deve lembrar que estávamos entre a primeira e a segunda onda do covid-19, embora não soubéssemos que haveria uma segunda onda. 

Caso você tivesse comprado Ibovespa logo no início de dezembro, querendo surfar a animação com o fim da pandemia, estaria no prejuízo um ano depois. Afinal, tivemos uma segunda onda, e o retorno acumulado de dezembro/2020 até dezembro/2021 foi de -5%.

Daí você poderia ficar tentado a vender bolsa. E teria perdido a alta de 11% dos três meses seguintes, que fariam sua rentabilidade voltar para o positivo. 

Nesse excesso de giro da carteira, só duas partes teriam ficado felizes: a sua corretora, que faturaria suas taxas de corretagem, e a própria B3, que recolheria os seus emolumentos.

Paciência em renda variável

Paciência é o nome do jogo em renda variável. Se for o caso de você ter tolerância ao risco suficiente para ter alguma alocação em ações, a melhor estratégia é manter o peso definido de acordo com o seu perfil e estágio de vida – e esperar. 

No máximo, pode ser interessante fazer pequenas mudanças táticas, dentro de uma banda de 5 pontos percentuais, por exemplo. 

Mas, importante – essas mudanças táticas devem ser no sentido contrário ao que seu instinto sugere. Se a bolsa está em baixa, talvez seja o caso de aumentar alguns pontos percentuais. O oposto vale para quando está em alta.

Futebol e investimentos em bolsa

É como a anedota do goleiro, que peguei emprestada do livro “The Little Book of Behavioral Investing”, do James Montier. Estatisticamente, os goleiros têm mais chance de defender um pênalti caso fiquem parados no centro do gol durante a cobrança. 

Mas, infelizmente, eles ficam parados em apenas 6% dos casos. Isso porque o ser humano sofre do viés da ação: nós sentimos que precisamos estar sempre fazendo alguma coisa, mesmo que isso piore nossas chances de sucesso.

Esse viés acontece também nos investimentos, principalmente aqueles de maior risco, como é o caso das ações. 

Se tivermos sofrido uma perda, o viés da ação fica mais forte ainda: se estamos no prejuízo, é como se precisássemos fazer alguma coisa pelo amor de Deus.

Manter a estratégia é a melhor estratégia?

O recomendável é manter a estratégia que sabemos ser acertada: manter sua alocação e continuar fazendo aportes mensais. 

No início, você não vai conseguir enxergar muito progresso. E é assim mesmo. Quando a bolsa está andando de lado, ela fica barata. 

Percebendo a oportunidade, você aumenta marginalmente sua alocação. E ela pode continuar andando de lado por mais algum tempo… até que, de repente, acontecerá alguma coisa, ou um conjunto de coisas, que melhorará o sentimento dos investidores. 

Todo mundo vai querer entrar em bolsa. E, antes que você possa entender o que aconteceu, os preços já refletirão o otimismo geral. Quem estiver de fora, perdeu.

Pegando emprestada a frase do economista americano Paul Samuelson: “Investir deve ser mais como ver a tinta secar ou assistir à grama crescer. Se você quer adrenalina, pegue US$ 800 e vá para Las Vegas.”

Gradualmente, então de repente.

Um abraço,
Larissa Quaresma

Leia também:

Compartilhe

A BOLSA COMO ELA É

Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?

30 de agosto de 2022 - 11:50

É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado

A BOLSA COMO ELA É

Volatilidade é vida: Entenda como aproveitar as oportunidades durante as oscilações do mercado de ações

23 de agosto de 2022 - 12:27

Como antes recomendava Warren Buffett, também te convido a gostar da volatilidade. Só há oportunidade de ganho quando o preço descola do fundamento

A BOLSA COMO ELA É

10 mil horas não são suficientes: Entenda os principais erros e acertos da temporada de resultados

9 de agosto de 2022 - 13:00

A safra de resultados atual permite enxergar alguma validade no ambiente. O esmero do analista profissional parece ter algum sentido de ser

A BOLSA COMO ELA É

Se decepcionou com o Nubank e outras fintechs? Saiba como escolher boas ações para ter na carteira

1 de agosto de 2022 - 11:19

Nem tudo o que reluz é ouro. Nos pregões de otimismo, em geral, quanto mais arriscado o ativo, mais ele sobe, mas por vezes essa subida também é injusta

A BOLSA COMO ELA É

Assim como Elon Musk fez com o Twitter, quando você vai dar o braço a torcer?

12 de julho de 2022 - 12:45

É possível ganhar muito dinheiro mesmo errando, desde que reconheça os erros antes que eles causem estrago demais

A BOLSA COMO ELA É

Isso também vai passar: Entenda por que é hora de aproveitar a baixa do mercado para investir em ações da bolsa

5 de julho de 2022 - 12:58

O Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008. Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar

A BOLSA COMO ELA É

Não faça nada sem pensar: Conheça três bons motivos para vender suas ações na bolsa

28 de junho de 2022 - 12:32

As decisões de investimento, sejam de compra ou de venda, devem ser pensadas, conscientes e razoáveis. Faça suas escolhas pelos motivos certos

A BOLSA COMO ELA É

Vale a pena investir em ativos de risco mesmo com a possibilidade cada vez maior de recessão?

21 de junho de 2022 - 12:20

Gastar sola de sapato na busca de empresas vencedoras continuará sendo uma estratégia para maximizar o retorno dentro do universo de ações; entenda a tese

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de lucro de mais de 9% em swing trade com ações da Weg (WEGE3) e da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) – long & short

20 de junho de 2022 - 8:31

Identifiquei uma oportunidade de long & short – compra dos papéis da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e venda dos papéis da Weg (WEGE3); confira a análise

A BOLSA COMO ELA É

Estratégias para lucrar com ações: Confira dicas para escapar dos erros mais comuns dos investidores

14 de junho de 2022 - 13:08

Em primeiro lugar, não copie modelos do passado. Rockefeller, Lemann e Buffett fizeram fortuna com investimentos, mas copiar as estratégias deles hoje dificilmente te faria rico

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar