🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

Larissa Quaresma
A Bolsa como ela é
Larissa Quaresma
Analista de ações e integrante da equipe do Carteira Empiricus
2022-05-17T16:12:48-03:00
A BOLSA COMO ELA É

Quer conquistar sua liberdade financeira? Descubra como iniciar sua jornada em direção à riqueza — com direito a um presente logo no começo

Para enriquecer de verdade, é necessário usar algumas estratégias; em uma semana, vou iniciar uma Jornada com o objetivo de te ensinar todos esses macetes

17 de maio de 2022
13:06 - atualizado às 16:12
liberdade financeira

Aquela era mais uma semana típica na nossa rotina familiar. Minha mãe me acompanhava até a escola e às aulas de dança. Se sobrasse tempo depois das obrigações, eu poderia brincar. Meu pai trabalhava obstinadamente.

Tudo normal.

Até que, em determinado dia, meu pai chegou em casa com um presente em mãos. Aquilo não era muito típico. Haveria alguma ocasião que me passara despercebida?

Não era aniversário da minha mãe. Nem da minha irmã. Tampouco o meu.

Liberdade financeira e o livro mais importante

Ele veio caminhando em minha direção. Uma onda de alegria me dominou. O presente era para mim!

Ele apenas me entregou o embrulho e não disse nada.

À medida que fui retirando as camadas da embalagem, ele começou: “Esse foi o livro mais importante da minha vida. Agora, quero que você o leia. Quando terminar, conte-me o que você entendeu”.

Ah, pronto. Eu nem deveria ter me empolgado.

Pai Rico, Pai Pobre

Olhei para a capa. O título era “Pai Rico, Pai Pobre – Para Jovens”. Li a contracapa e as orelhas. Descobri que o livro me ensinaria a fazer o dinheiro trabalhar para mim.

Como assim? 

A ânsia de entender esse enigma me fez começar a leitura no mesmo dia. 

Aprendi que o “Pai Rico” era uma pessoa com muitas fontes de renda: além da renda do seu trabalho, ele também ganhava dividendos, juros, aluguéis. Além disso, ele não tinha muitas despesas: gastava apenas o essencial para ser minimamente feliz.

Já o “Pai Pobre” tinha uma única fonte de renda, o seu salário. Apesar disso, ele tinha muitas despesas: juros do financiamento da sua casa, juros do financiamento do seu veículo, gastos com entretenimento, vestuário e diversão.

O que você quer: ativos ou passivos?

O Pai Rico tinha muitos ativos: ações, títulos de dívida, imóveis como investimento, propriedades intelectuais. 

Ele tinha, ainda, renda sobrando todo mês, o que lhe permitiria comprar mais ativos ainda. O Pai Rico ficaria cada dia mais rico. 

Mais do que isso: ele seria cada vez mais livre para fazer o que quisesse.

Já o Pai Pobre, coitado, tinha muitos passivos: dívida imobiliária, do veículo, do cartão de crédito e do cheque especial. 

Ele estava sempre gastando mais do que ganhava e, com isso, ficava com cada vez mais dívidas. 

Era de cortar o coração: ele estava sempre cansado de tanto trabalhar, mas, ao mesmo tempo, sempre sentindo que não estava fazendo o suficiente. Trabalhava igual cachorro, mas nunca ficava rico.

Uma virada de chave não basta

Eu tenho que ser como o Pai Rico, pensei.

Nesse ponto, minha mentalidade mudou para sempre. Não tinha mais volta. Essa virada de chave foi o melhor presente que já ganhei.

Mas, ao longo do tempo, entendi também que apenas pensar como o Pai Rico não era o suficiente. Para ficar rica de verdade, eu precisaria usar também algumas outras estratégias.

Estratégias para conquistar a liberdade financeira

Em uma semana, vou iniciar uma Jornada com o objetivo de te ensinar todas essas estratégias. 

São pequenos macetes que já usei com o meu dinheiro e que me levaram a conquistar a minha Liberdade Financeira. Agora, quero te ajudar a também alcançar a sua.

Vai funcionar assim: na terça-feira da semana que vem, dia 24 de maio, vou liberar a primeira aula gratuita dessa Jornada. 

A jornada da liberdade financeira

Para que você consiga acessar essa aula, só preciso que me informe seu e-mail aqui — não preciso de nenhum dado sensível seu, muito menos de dados de pagamento. 

Só preciso do seu e-mail, para que eu consiga te mandar o link da aula gratuita do dia 24.

Você já sabe qual é o melhor presente que já ganhei. 

Que tal se autopresentear com ele também?

Um abraço,
Larissa

Leia também:

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

NOITE CRIPTO

Na luta: bitcoin (BTC) opera em alta, mas performance não dá inveja; confira cotações

Apesar do avanço, o último mês foi o pior da história do bitcoin. A queda de 37,9% se consolidou como a mais terrível da história, desbancando maio de 2021, quando o recuo foi de 35,4%

PROBLEMAS FINANCEIROS

Tenda (TEND3) negocia com credores e consegue sinal verde para flexibilizar endividamento

Os detentores de debêntures da empresa aceitaram mudar os termos das dívidas em troca de garantias – e remuneração – extras

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

‘Pane’ nas exchanges, os limites para a Rússia e a queda do Ibovespa; confira os destaques do dia

Os corredores do mercado financeiro estavam mais silenciosos do que o habitual nesta segunda-feira (04).  Nos Estados Unidos, as bolsas em Wall Street ficaram fechadas devido ao feriado do Dia da Independência americana, mas parece que boa parte dos investidores brasileiros também deu uma esticadinha no fim de semana.  Sem Nova York e com o […]

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa cai abaixo dos 99 mil pontos em dia de baixa liquidez; dólar e juros sobem com petróleo

Sem Wall Street, o Ibovespa teve um dia de movimentação limitada. Apesar da alta do petróleo, o índice não conseguiu se consolidar em alta

ELEIÇÕES 2022

Quem é Maria Luiza Ribeiro Viotti, a primeira mulher a comandar o Itamaraty se Lula vencer as eleições?

A indicação de uma mulher para o Itamaraty contemplaria o movimento feminino na diplomacia, que ganhou força política no Congresso e foi incentivado por Amorim no passado; o Brasil nunca teve uma chanceler

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies