🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Isso também vai passar: Entenda por que é hora de aproveitar a baixa do mercado para investir em ações da bolsa

O Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008. Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar

5 de julho de 2022
12:58
bonecos em primeiro plano observam gráfico com cotações de mercado ao fundo | Ibovespa, ações, Petrobras, PETR4
Imagem: Freepik

Em uma mesa-redonda entre ícones do cinema como Robert De Niro e Tom Hanks, o apresentador pergunta aos atores qual conselho dariam às suas versões mais jovens. 

A resposta de Tom Hanks é memorável:

“Eu gostaria de ter entendido, desde o início, que tudo passa. Você se sente mal agora, sente raiva, ansiedade? Isso vai passar. Você se sente ótimo, sente que sabe todas as respostas, que todo mundo finalmente te entende? Isso também vai passar.”

Viés da disponibilidade

A nossa humanidade nos convida, quase diariamente, a extrapolar o que vivemos hoje para o futuro – e não seria diferente com os investimentos. 

Se o clima é de otimismo, tendemos a achar que vai durar para sempre. Se é de pessimismo, como o que vivemos atualmente, é difícil enxergar uma saída. 

Essa tendência, de projetar o futuro com base no que vemos hoje, encaixa no chamado viés da disponibilidade: ao fazer previsões, nos apoiamos na memória mais fácil de lembrar.

Tempo e os movimentos de um pêndulo

Como Tom Hanks sabiamente disse, entretanto, tudo passa. Dificilmente ficaremos nesse extremo para sempre. 

Os mercados, guiados pelo sentimento dos investidores, movem-se em pêndulo, alternando-se eternamente entre os extremos: euforia e depressão. 

Conforme o movimento harmônico simples estudado na física, o pêndulo está apenas de passagem por cada uma das suas posições. 

A única certeza é que ele continuará se movendo.

O mais curioso é que o pêndulo atinge sua velocidade máxima justamente no ponto de equilíbrio, o ponto O na imagem acima. 

Quando chega ao extremo B, sua velocidade se reduz a zero, para então fazer seu caminho de volta ao outro extremo, A. E assim sucessivamente. 

Isso significa que o pêndulo passa mais tempo nos extremos A e B do que no ponto de equilíbrio, O. 

Razão e sensibilidade

Não seria loucura afirmar que essa lógica se aplica também aos mercados. É provável que o investidor médio passe mais tempo tirando conclusões irracionais do que racionais.

Se, por um lado, essa dinâmica testa constantemente nossos nervos; por outro, ela abre oportunidades constantes para os verdadeiros investidores. 

Quanto mais exagerado está o sentimento, seja no terreno positivo ou negativo, maiores tendem a ser os erros de precificação, de forma que um investidor razoável consegue se aproveitar das assimetrias criadas pelos sentimentos à flor da pele.

Investimentos em renda fixa

Analisemos o momento atual do mercado brasileiro. O Tesouro Nacional se vê obrigado a pagar juros reais (acima da inflação) de 6% ao ano aos seus credores, já que houve uma fuga de capital do país. 

As empresas privadas dificilmente conseguem emitir títulos de dívida que paguem menos de CDI + 2% ao ano, pela temeridade onipresente com os ativos de risco. 

Isso significa que o investidor comum consegue investir na renda fixa, hoje, travando taxas de retorno ao redor de 15% ao ano. 

Esse número assume, importante lembrar, que o investidor manterá o título até o vencimento. É um momento de ouro para se investir na renda fixa.

Investimentos em renda variável

Na renda variável, a história é parecida, embora não seja tão óbvia. 

Diferentemente da renda fixa, em que conseguimos enxergar na telinha uma promessa gorda de retorno, nosso cérebro não tem o mesmo conforto na renda variável. 

Nessa seara, somos obrigados a lidar com a incerteza. Não há garantias. 

Entretanto, isso não elimina a oportunidade que a renda variável nos apresenta: o Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008.

Retornos e liberdade financeira

Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar. 

Quando o pêndulo voltar para euforia, você agradecerá a si mesmo por ter garantido retornos tão expressivos. 

É justamente pensando nessa oportunidade que decidi liberar, gratuitamente, as primeiras aulas do meu curso Jornada da Liberdade Financeira. 

Nessas aulas, pego na sua mão para te ensinar a investir do zero. Você pode acessá-las neste link. Não vai te custar nem um centavo.

Nos investimentos ou na vida, não se esqueça: isso também vai passar.

Um abraço,
Larissa Quaresma

Veja também: Petrobras (PETR4) está muito barata? Bons resultados devem continuar I PETR4 dividendos gordos?

Compartilhe

A BOLSA COMO ELA É

Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?

30 de agosto de 2022 - 11:50

É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado

A BOLSA COMO ELA É

Volatilidade é vida: Entenda como aproveitar as oportunidades durante as oscilações do mercado de ações

23 de agosto de 2022 - 12:27

Como antes recomendava Warren Buffett, também te convido a gostar da volatilidade. Só há oportunidade de ganho quando o preço descola do fundamento

A BOLSA COMO ELA É

10 mil horas não são suficientes: Entenda os principais erros e acertos da temporada de resultados

9 de agosto de 2022 - 13:00

A safra de resultados atual permite enxergar alguma validade no ambiente. O esmero do analista profissional parece ter algum sentido de ser

A BOLSA COMO ELA É

Se decepcionou com o Nubank e outras fintechs? Saiba como escolher boas ações para ter na carteira

1 de agosto de 2022 - 11:19

Nem tudo o que reluz é ouro. Nos pregões de otimismo, em geral, quanto mais arriscado o ativo, mais ele sobe, mas por vezes essa subida também é injusta

A BOLSA COMO ELA É

Assim como Elon Musk fez com o Twitter, quando você vai dar o braço a torcer?

12 de julho de 2022 - 12:45

É possível ganhar muito dinheiro mesmo errando, desde que reconheça os erros antes que eles causem estrago demais

A BOLSA COMO ELA É

Não faça nada sem pensar: Conheça três bons motivos para vender suas ações na bolsa

28 de junho de 2022 - 12:32

As decisões de investimento, sejam de compra ou de venda, devem ser pensadas, conscientes e razoáveis. Faça suas escolhas pelos motivos certos

A BOLSA COMO ELA É

Vale a pena investir em ativos de risco mesmo com a possibilidade cada vez maior de recessão?

21 de junho de 2022 - 12:20

Gastar sola de sapato na busca de empresas vencedoras continuará sendo uma estratégia para maximizar o retorno dentro do universo de ações; entenda a tese

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de lucro de mais de 9% em swing trade com ações da Weg (WEGE3) e da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) – long & short

20 de junho de 2022 - 8:31

Identifiquei uma oportunidade de long & short – compra dos papéis da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e venda dos papéis da Weg (WEGE3); confira a análise

A BOLSA COMO ELA É

Estratégias para lucrar com ações: Confira dicas para escapar dos erros mais comuns dos investidores

14 de junho de 2022 - 13:08

Em primeiro lugar, não copie modelos do passado. Rockefeller, Lemann e Buffett fizeram fortuna com investimentos, mas copiar as estratégias deles hoje dificilmente te faria rico

A BOLSA COMO ELA É

Qual é o melhor momento para investir em bolsa? Confira estratégias para lucrar em renda variável

7 de junho de 2022 - 11:34

Será que você acertaria o timing se tivesse esperado o cenário melhorar para investir em bolsa? Entenda por que a paciência é o nome do jogo em renda variável

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar