🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

É mais fácil evitar a estupidez do que tentar ser brilhante: saiba como fugir dos erros nos investimentos para não perder dinheiro

Evitar a estupidez livra o investidor de armadilhas clássicas, como comprar empresas caras demais ou investir em negócios em deterioração: um exemplo disso é a situação das techs caras; entenda

15 de março de 2022
12:00
Cartões Banco Inter C6 Bank Nubank
Comprar ações de tech como Nubank e Inter é uma boa pedida? Imagem: Shutterstock

A frase do título é emprestada de um dos maiores investidores de todos os tempos: Charlie Munger. 

O interessante é que, antes de ser esse grande investidor, ele serviu durante a Segunda Guerra Mundial como meteorologista para o Corpo Aéreo do Exército americano, checando condições climáticas para voo e indicando readequações de rota quando necessário. 

À época, Munger praticava um modelo de inversão mental em que, em vez de procurar itinerários ideais, ele buscava se esquivar “dos jeitos mais fáceis de matar pilotos”. 

Assim, ele evitava mandar os aviões para lugares tão frios que suas asas poderiam congelar; ou planejar rotas tão longas que consumiriam todo o combustível antes do retorno do piloto. 

Ao fazer isso, ele podia não estar otimizando todas as rotas, mas certamente prevenia desastres fatais. 

Armadilhas dos investimentos

Nos investimentos, essa mesma postura tem um valor enorme, porque muito ganha quem se esquiva de perdas permanentes de capital. 

Evitar a estupidez livra o investidor de armadilhas clássicas, como comprar empresas caras demais ou investir em negócios em deterioração. 

Temos uma classe de empresas que se enquadra em ambas as categorias: as techs caras que concedem crédito sem a experiência necessária para fazê-lo, especialmente em um ambiente recessivo.

Nubank e a Carteira Empiricus

Uma delas é figurinha carimbada entre as posições vendidas da Carteira Empiricus:  Nubank

A empresa, mesmo depois da queda recente, negocia a incríveis 280 vezes seu lucro estimado para 2022 (e olha que a estimativa de lucro é generosa). 

Além disso, no resultado divulgado recentemente, observamos uma deterioração na inadimplência: a proporção de empréstimos sem pagar há mais de 15 e menos de 90 dias aumentou 1,3 ponto percentual anualmente, para 2,6% da carteira de crédito. 

Demos os checks em ambos os critérios: cara demais e com fundamentos sugerindo deterioração. Estar comprado nesse papel cheira a um desastre evitável. 

Na dúvida, estamos vendidos (mesmo sendo admiradores da capacidade empresarial de seus fundadores).

O caso de Inter

O caso de Inter é menos grave, em parte porque também admiramos os controladores, e em parte porque ela já não é tão cara assim, especialmente no olhar relativo a Nubank. 

BIDI11 negocia a 65 vezes o lucro estimado para este ano, ainda muito cara diante de um custo de capital de duplo dígito, é verdade, mas ainda assim a menos da metade do múltiplo de Nu. 

A deterioração da carteira de crédito também está acontecendo, e teria sido pior caso a companhia não tivesse vendido uma safra inadimplente do cartão de crédito. 

Excluindo o efeito dessa venda, a taxa de inadimplência 15-90 dias teria subido 1,3 ponto percentual também, para 6,5% da carteira de cartão. 

Diante dos sinais ambíguos, os quais são o valuation relativamente barato e, por outro lado, os fundamentos piorando, decidimos ficar de fora: nem comprados, nem vendidos. Mais uma vez, tentando evitar a estupidez.

Nubank vs Inter

O curioso é que, diante do cenário difícil para credores, Nu e Inter adotaram posturas opostas. 

Face aos resultados mencionados, um disse que vai continuar acelerando a concessão de crédito; o outro, que vai ser mais cauteloso na expansão. Consegue adivinhar qual é qual?

Pois bem, o Nu continua agressivo no crescimento; já o Inter reduziu imediatamente a originação de empréstimos no cartão de crédito. 

Deixo ao leitor a avaliação sobre qual das empresas está tentando ser brilhante, e qual está tentando evitar a estupidez.

Não canso de repetir que admiramos muito a capacidade empreendedora de ambos os times fundadores; a análise que apresento a vocês é de cunho puramente investidor, não pessoal e nem julgador.

Como não perder dinheiro

De volta ao tema, existem alguns sinais que, para o olhar de um meteorologista de guerra ou um investidor treinado, nos dão um cheiro de grandes erros. 

Evite-os e com isso você vai se livrar de potenciais perdas permanentes de capital.

É mais fácil evitar a estupidez do que tentar ser brilhante.

Um abraço,
Larissa

Compartilhe

A BOLSA COMO ELA É

Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?

30 de agosto de 2022 - 11:50

É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado

A BOLSA COMO ELA É

Volatilidade é vida: Entenda como aproveitar as oportunidades durante as oscilações do mercado de ações

23 de agosto de 2022 - 12:27

Como antes recomendava Warren Buffett, também te convido a gostar da volatilidade. Só há oportunidade de ganho quando o preço descola do fundamento

A BOLSA COMO ELA É

10 mil horas não são suficientes: Entenda os principais erros e acertos da temporada de resultados

9 de agosto de 2022 - 13:00

A safra de resultados atual permite enxergar alguma validade no ambiente. O esmero do analista profissional parece ter algum sentido de ser

A BOLSA COMO ELA É

Se decepcionou com o Nubank e outras fintechs? Saiba como escolher boas ações para ter na carteira

1 de agosto de 2022 - 11:19

Nem tudo o que reluz é ouro. Nos pregões de otimismo, em geral, quanto mais arriscado o ativo, mais ele sobe, mas por vezes essa subida também é injusta

A BOLSA COMO ELA É

Assim como Elon Musk fez com o Twitter, quando você vai dar o braço a torcer?

12 de julho de 2022 - 12:45

É possível ganhar muito dinheiro mesmo errando, desde que reconheça os erros antes que eles causem estrago demais

A BOLSA COMO ELA É

Isso também vai passar: Entenda por que é hora de aproveitar a baixa do mercado para investir em ações da bolsa

5 de julho de 2022 - 12:58

O Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008. Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar

A BOLSA COMO ELA É

Não faça nada sem pensar: Conheça três bons motivos para vender suas ações na bolsa

28 de junho de 2022 - 12:32

As decisões de investimento, sejam de compra ou de venda, devem ser pensadas, conscientes e razoáveis. Faça suas escolhas pelos motivos certos

A BOLSA COMO ELA É

Vale a pena investir em ativos de risco mesmo com a possibilidade cada vez maior de recessão?

21 de junho de 2022 - 12:20

Gastar sola de sapato na busca de empresas vencedoras continuará sendo uma estratégia para maximizar o retorno dentro do universo de ações; entenda a tese

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de lucro de mais de 9% em swing trade com ações da Weg (WEGE3) e da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) – long & short

20 de junho de 2022 - 8:31

Identifiquei uma oportunidade de long & short – compra dos papéis da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e venda dos papéis da Weg (WEGE3); confira a análise

A BOLSA COMO ELA É

Estratégias para lucrar com ações: Confira dicas para escapar dos erros mais comuns dos investidores

14 de junho de 2022 - 13:08

Em primeiro lugar, não copie modelos do passado. Rockefeller, Lemann e Buffett fizeram fortuna com investimentos, mas copiar as estratégias deles hoje dificilmente te faria rico

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar