🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

Larissa Quaresma
A Bolsa como ela é
Larissa Quaresma
Analista de ações e integrante da equipe do Carteira Empiricus
2022-05-31T14:19:36-03:00
A BOLSA COMO ELA É

O tempo como combustível da riqueza: saiba a hora certa para começar a investir

Com mais corretoras atendendo pessoas físicas e menos burocracia na hora de abrir contas, investir tem ficado mais fácil

31 de maio de 2022
14:19
poupança investimentos liberdade financeira
Quanto mais cedo o dinheiro começa a trabalhar por você, mais perto você estará da sua liberdade financeira - Imagem: Shutterstock

Eu estava decidida a abrir conta em uma corretora. O ano era 2009, e minha idade, menor que 18 anos.

O intuito era investir o que tinha conseguido guardar de mesada. Até então, essas economias estavam na poupança (!).

Não que fosse muito dinheiro, mas a esse ponto eu já tinha entendido os benefícios de colocar a grana para trabalhar em bons investimentos. Independentemente da quantia que fosse.

Pesquisei extensivamente as corretoras disponíveis para a pessoa física. Não eram tantas: a maioria trabalhava só com investidores institucionais. 

Desse grupo, selecionei as que aceitariam abrir conta para um menor de idade. O grupo se reduziu mais um pouco.

Finalmente, fiz um filtro pelas taxas cobradas pela corretora: custódia, corretagem. Encontrei apenas três que não cobravam nada disso.

Dessas, selecionei a que tinha o nome mais bonito.

Cliquei em “abrir conta”.

Mas eu não sabia o que estava por vir.

Um caminhão de papel.

Eu precisaria imprimir cerca de 20 páginas e escrever à mão uma série de informações pessoais.

Tudo bem. Respira.

Dei um jeito de imprimir os formulários na escola. Fui preenchendo-os, entre uma lição e outra. Quanto mais eu avançava, mais animada ficava. 

Uma pedra no caminho

Até que me deparei com um determinado campo: “Responsável financeiro e legal”.

Era preciso colocar os dados pessoais do meu pai, assim como uma autorização expressa dele para abrir a conta em meu nome. Eu precisaria ainda da assinatura dele para cada operação que fizesse.

 Meu Deus!

Meu pai trabalhava (e ainda trabalha) muito. Era difícil conseguir a assinatura dele para os comunicados da escola, que dirá para “operações” em uma “corretora”? 

Além do mais, a prioridade inegociável lá em casa eram os estudos. Se houvesse qualquer coisa com a possibilidade de me distrair, o “não” era quase certo.

O que será que ele vai pensar disso?

Matutei a questão por alguns dias.

Até tomar uma péssima decisão.

Esperar até os 18 anos para abrir a minha conta.

Avance alguns anos.

Agora maior de idade, finalmente apta a operar sem precisar da autorização de ninguém, as opções de corretoras haviam se multiplicado.

Tornou-se possível abrir conta e operar digitalmente por um sem-número de corretoras brasileiras. Bastava escolher minha preferência.

E assim o fiz.

Abri minha conta 100% digitalmente, comecei a formar minha reserva de emergência e, bom, o resto é papo para outro dia...

O que quero passar para você, hoje, são duas lições.

Comece a investir o mais cedo possível 

Ao esperar aqueles anos para começar a investir de verdade, eu entreguei de bandeja alguns anos de multiplicação de capital. Quanto mais cedo você começar, melhor o tempo trabalhará a seu favor. O tempo funciona como combustível da sua riqueza: quanto mais cedo o dinheiro começa a trabalhar para você, mais rápido ele vai se multiplicar. Mesmo que você seja menor de idade e precise da autorização de alguém, explique a situação e apenas comece. 

Entenda a era de ouro que o investidor comum está vivendo 

Há muitas opções acessíveis para qualquer investidor aproveitar o mar de oportunidades que existem hoje nos investimentos. São tantas opções que, por vezes, é difícil escolher. 

E é exatamente para te ajudar a navegar nesse oceano de possibilidades que eu estou aqui.

Jornada da Liberdade Financeira

Hoje, às 19 horas, disponibilizaremos a quarta aula gratuita da Jornada da Liberdade Financeira. Nesse mesmo horário, as três primeiras aulas sairão do ar. Portanto, caso ainda não tenha assistido às três primeiras, faça isso aqui.

Ainda, juntamente com a liberação da quarta aula, eu abrirei as vagas para o programa Jornada da Liberdade Financeira, que começará hoje mesmo, assim que você garantir sua vaga. O programa tem como objetivo te levar à sua Liberdade Financeira.

As vagas começarão a ser preenchidas às 19 horas em ponto. Portanto, caso ainda não tenha se cadastrado para receber o alerta para inscrição, faça isso aqui.

Às 19 horas, pontualmente, enviarei a você por e-mail o link da quarta aula gratuita, em que te passo as instruções para garantir sua vaga no programa. 

Faça esse favor a você mesmo e comece a investir o mais cedo possível. O seu “eu do futuro” agradece.

Leia também

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

enxugando gelo

Alivia agora para apertar depois: corte de impostos sobre combustíveis e energia reduz estimativas de inflação para 2022, mas pressão volta em 2023

Economistas revisam suas projeções para o IPCA e alertam que fiscal e volta do PIS/Cofins podem voltar a bater na inflação no ano que vem

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies