🔴 [TESTE GRÁTIS] 30 DIAS DE ACESSO A SÉRIE RENDA IMOBILIÁRIA – LIBERE AQUI

A bossa nova voltou: Entenda por que a bolsa brasileira subiu mais de 30% neste ano e saiba quais as melhores ações para investir

Para a Larissa Quaresma, assim que o aperto monetário aqui passar, vai se formar um cenário fértil para expansão: e as small caps são uma boa oportunidade para lucrar em 2022

29 de março de 2022
12:37
Brasil dinheiro bussola bolsa brasileira ibovespa b3
Imagem: Shutterstock

Simbolizando o fim de um longo período sem grandes eventos presenciais, o último final de semana marcou a volta de ícones do entretenimento contemporâneo. 

Aqui no Brasil, o Lollapalooza atraiu cerca de 300 mil pessoas ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo, após uma espera de três anos. 

No Dolby Theatre, as estrelas de Hollywood desfilaram na festa do Oscar 2022, sem restrições sanitárias pela primeira vez desde 2019. 

O curioso é que a Bolsa brasileira parece estar passando por um momento parecido, fazendo a sua volta triunfante: no ano, o Ibovespa acumula uma alta de 32% em dólar, apesar de todas as nossas dificuldades macroeconômicas.

Por que a bolsa brasileira passa ilesa por 2022?

Pode ser cedo para dizer que o entretenimento presencial está liberado definitivamente, assim como para afirmar que o principal índice acionário brasileiro terminará o ano no campo positivo. 

O fato é que, até agora, tanto os eventos quanto a Bolsa passam ilesos por 2022. E precisamos entender o porquê.

Como já disse Howard Marks, “podemos nunca saber aonde vamos, mas é melhor ter uma boa ideia de onde estamos”.

Ibovespa e Anitta de mãos dadas no #1

A performance do Ibovespa encabeça o ranking das Bolsas emergentes no ano. 

Enquanto o Ibov sobe 32% em dólar, o principal índice acionário russo cai 49%, e o indiano cai 4%. 

O índice da Bolsa chinesa cai 12%; e o índice sul-africano sobe 9% — isso somente para citar os BRICS. 

Inclusive em relação ao S&P 500, que cai 4% em dólar, nós também estamos na frente. 

O Ibovespa está como a Anitta, que agora lidera o ranking das músicas mais ouvidas do Spotify globalmente: todos duvidaram, mas não é que ela chegou lá?!

Bolsa brasileira como preferida nos BRICs

Nossa preferência em relação aos demais integrantes dos BRICS vem mais de exclusão do que por mérito nosso, é verdade. 

A Rússia não é investível neste momento, por motivos óbvios. 

A Índia tem suas diferenças em relação aos nossos costumes ocidentalizados, em meio a um movimento global de aversão a ativos orientais pela simples proximidade a Putin. 

A ditadura chinesa não sabe de que lado está (ou não quer mostrar?) na guerra geopolítica envolvendo a Ucrânia, sem mencionar a lista crescente de intervenções estatais nas maiores empresas do país. 

Na dúvida, melhor assistir de fora. Finalmente, a África do Sul causou desgosto ao se abster na votação da Assembleia Geral da ONU que condenava a invasão russa à Ucrânia. 

Sobra o Brasil na clássica cesta de economias emergentes, mesmo com todos os nossos problemas.

Real barato e exportações

O nosso câmbio desvalorizado também exerce sua influência. Mesmo com a apreciação recente do real brasileiro, ainda é possível obter 4,80 deles usando apenas um dólar. É inegavelmente uma moeda barata.  

Ainda pesa a favor a nossa economia baseada na exportação de produtos básicos, como alimentos e matérias-primas. 

Em um momento de valorização desses produtos, intensificada pelo choque de oferta causada pela quase exclusão da Rússia do suprimento global, nós levamos a melhor.

O trio de estrelas da B3: Vale, Itaú e Petrobras

Não é surpresa que os maiores doadores de performance para o Ibovespa, até o momento, tenham sido Vale, Itaú e Petrobras — todas elas presentes na Carteira Empiricus há algum tempo, inclusive. 

Aliás, ontem à noite, veio a cereja do bolo para nossa maior petroleira: o governo indicou um novo CEO, Adriano Pires, veterano do setor de energia brasileiro com passagem pelos setores privado e público. 

Pires tem uma boa interlocução tanto no Congresso quanto entre o empresariado, assim como junto aos meios de comunicação.

Fluxo estrangeiro na bolsa brasileira e valuation

Um valuation historicamente descontado é a tacada final para nos tornarmos a bola (ou a Bolsa) da vez. 

No agregado, o índice brasileiro pode ser comprado por 8 vezes os lucros estimados para 2022, versus uma média histórica de 12 vezes. 

E isso mesmo depois da valorização dos bancos e commodities, que representam 62% do índice. 

O resultado disso tudo é um fluxo estrangeiro para a B3 que soma aproximadamente R$ 90 bilhões no ano. Isso é 88% de todo o volume do ano passado, que já tinha sido um recorde histórico.

  • IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui

Small caps são boas pedidas?

As small caps, contudo, permaneceram largadas durante todo esse processo. A notícia boa, não obstante, é que essa classe tem dado sinais de vida. 

A semana passada viu uma inversão de performance, com as cíclicas domésticas, muitas small caps inclusas, performando melhor que as exportadoras. 

O motivo foi o discurso dovish do presidente do Banco Central, que afirmou estar perto do fim o nosso ciclo de aperto monetário. 

Roberto Campos indicou que os aumentos de juros devem cessar em meados deste ano, bem antes, portanto, dos EUA, que estão apenas começando a subir as suas taxas. 

Puxados pelas small caps, com efeito, formamos uma sequência de oito pregões positivos na semana passada, um ocorrido inédito desde junho de 2021.

A bossa nova voltou

Quando o aperto monetário aqui passar, forma-se um cenário fértil para expansão das cíclicas domésticas e das small caps. 

Quando essa inversão acontece, ela é muito rápida: é um punhado de pregões, e quando você se dá conta, já ficou para trás. 

Portanto, é interessante ter alguma exposição a essa categoria, assumindo que você tem estômago para tolerar a inevitável volatilidade que vem com essa classe.

A mensagem dos festivais, da Anitta e do fluxo gringo é irrefutável: a bossa voltou.

Mas não é qualquer bossa: é bossa nova.

Um abraço,
Larissa

Leia também:

Compartilhe

A BOLSA COMO ELA É

Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?

30 de agosto de 2022 - 11:50

É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado

A BOLSA COMO ELA É

Volatilidade é vida: Entenda como aproveitar as oportunidades durante as oscilações do mercado de ações

23 de agosto de 2022 - 12:27

Como antes recomendava Warren Buffett, também te convido a gostar da volatilidade. Só há oportunidade de ganho quando o preço descola do fundamento

A BOLSA COMO ELA É

10 mil horas não são suficientes: Entenda os principais erros e acertos da temporada de resultados

9 de agosto de 2022 - 13:00

A safra de resultados atual permite enxergar alguma validade no ambiente. O esmero do analista profissional parece ter algum sentido de ser

A BOLSA COMO ELA É

Se decepcionou com o Nubank e outras fintechs? Saiba como escolher boas ações para ter na carteira

1 de agosto de 2022 - 11:19

Nem tudo o que reluz é ouro. Nos pregões de otimismo, em geral, quanto mais arriscado o ativo, mais ele sobe, mas por vezes essa subida também é injusta

A BOLSA COMO ELA É

Assim como Elon Musk fez com o Twitter, quando você vai dar o braço a torcer?

12 de julho de 2022 - 12:45

É possível ganhar muito dinheiro mesmo errando, desde que reconheça os erros antes que eles causem estrago demais

A BOLSA COMO ELA É

Isso também vai passar: Entenda por que é hora de aproveitar a baixa do mercado para investir em ações da bolsa

5 de julho de 2022 - 12:58

O Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008. Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar

A BOLSA COMO ELA É

Não faça nada sem pensar: Conheça três bons motivos para vender suas ações na bolsa

28 de junho de 2022 - 12:32

As decisões de investimento, sejam de compra ou de venda, devem ser pensadas, conscientes e razoáveis. Faça suas escolhas pelos motivos certos

A BOLSA COMO ELA É

Vale a pena investir em ativos de risco mesmo com a possibilidade cada vez maior de recessão?

21 de junho de 2022 - 12:20

Gastar sola de sapato na busca de empresas vencedoras continuará sendo uma estratégia para maximizar o retorno dentro do universo de ações; entenda a tese

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de lucro de mais de 9% em swing trade com ações da Weg (WEGE3) e da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) – long & short

20 de junho de 2022 - 8:31

Identifiquei uma oportunidade de long & short – compra dos papéis da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e venda dos papéis da Weg (WEGE3); confira a análise

A BOLSA COMO ELA É

Estratégias para lucrar com ações: Confira dicas para escapar dos erros mais comuns dos investidores

14 de junho de 2022 - 13:08

Em primeiro lugar, não copie modelos do passado. Rockefeller, Lemann e Buffett fizeram fortuna com investimentos, mas copiar as estratégias deles hoje dificilmente te faria rico

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies