Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-07-02T08:02:21-03:00
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
Esquenta dos Mercados

Dados do payroll e atividade industrial no Brasil devem movimentar bolsa hoje

Os índices internacionais operam sem direção definida, à espera do relatório de empregos dos Estados Unidos

2 de julho de 2021
8:02
payroll, economia, emprego, relatório de empregos, macroeconomia, folha de pagamento,
Imagem: Shutterstock

A semana foi marcada pelo fim do primeiro semestre e início do segundo. Assim como no ano novo, muitas promessas são feitas, mas há muito que se olhar para trás. 

O semestre foi positivo para bolsa e outros investimentos e você pode conferir os campeões e quem ficou na lanterna clicando aqui. Apesar disso, os primeiros pregões do semestre não deram ar de que bons tempos virão, com o Ibovespa voltando aos 125 mil pontos

Aqui no Seu Dinheiro nós faremos uma série de matérias especiais comentando as perspectivas para o próximo semestre. Você pode conferir o que esperar da bolsa até o final do ano e o que esperar do dólar e do ouro

Mas hoje é um novo dia, de um novo tempo, que começou. 

Deve ser divulgado nesta sexta-feira (02) o payroll, o relatório de empregos dos Estados Unidos, que trará a criação de novos postos de trabalho e a taxa de desemprego para o país. Esse é o dado mais esperado da semana, apesar de diversos indicadores terem sido divulgados nos últimos dias. 

A expectativa é de que sejam criadas 800 mil novas vagas, em comparação a 559 mil criadas no mês passado. Dessa forma, é esperado que a taxa de desemprego chegue a 5,7%, uma redução em relação ao mês anterior de 5,8%. 

O mercado de trabalho é um dos últimos indicadores a se recuperar em qualquer crise econômica, como afirmam especialistas. Os EUA vivem um momento especialmente complicado, com temores de que o “superaquecimento” da economia venha junto com uma disparada da inflação. 

O Federal Reserve mantém sua posição de retirada de estímulos e aumento da taxa de juros apenas em 2023. Para hoje, não há participação dos dirigentes da instituição em nenhum evento. 

E o Brasil vive seu próprio momento

Além da crise do coronavírus, Brasília pega fogo. O texto da reforma tributária mirou no que viu e acertou no que não viu. Os investidores ficaram apreensivos com a proposta de taxação de lucros e dividendos, o que tem colocado pressão nas ações de bancos, conhecidos por serem bons pagadores. 

Em live realizada ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que “o clima está ótimo, as reformas vão andar. Pode ser que antes do recesso já tenhamos muita coisa aprovada”, afirmou ele.

E completa: “Só não vai ser mais rápido porque abrimos tribunal de guerra [em referência à CPI da Covid] no meio da guerra, mas tudo bem, isso é a democracia”. Na mesma live, Guedes voltou a defender a taxação sobre transações financeiras aos moldes da antiga CPMF. 

Apesar disso, a criação de novos postos de trabalho no Brasil deve dar fôlego aos negócios. Ainda hoje devem ser divulgados os dados da produção industrial, o que pode ajudar o índice brasileiro a avançar.

Bolsas pelo mundo

Os principais índices asiáticos encerraram o dia majoritariamente em baixa, após o discurso do presidente chinês, Xi Jinping, contra a interferência externa nos negócios do país. A cautela antes do payroll dos EUA também afetou os índices nesta sexta-feira (02).

Já as bolsas na Europa operam sem direção única. Os dados inflacionários da região começaram a preocupar os investidores pela alta escalada de preços. O Velho Continente também aguarda a divulgação do relatório de empregos dos EUA. 

Por fim, os principais futuros de Nova York avançam nesta manhã. Apesar da cautela envolvendo o relatório de empregos, as perspectivas de retomada da economia animam os negócios.

Agenda do dia

  • IBGE: Produção industrial de maio (9h)
  • EUA: Balança comercial de maio, relatório de empregos, taxa de desemprego e relatório de pagamentos (payroll) de junho (9h30)
  • Fenabrave: Vendas de veículos e motos em junho (10h)
  • CNI: Divulgação do informe conjuntural e projeções para o setor industrial e PIB (10h)
  • Opep+ realiza reunião ministerial e do comitê de monitoramento conjunto (JMMC)

Empresas

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

MANOBRAS

Juiz põe no banco dos réus ex-gestores do banco Máxima por gestão fraudulenta

O Banco Máxima S.A. informa que seus atuais acionistas assumiram a administração do banco em 2018, após aprovação pelo Banco Central, e que os integrantes da antiga gestão não têm mais qualquer relação com a instituição financeira

Foguete? Tô fora!

Warren Buffet: o bilionário que não quer conhecer as estrelas

Enquanto Bezos, Musk e Branson protagonizam a nova corrida especial, o Oráculo de Omaha prefere apenas observar

O melhor do Seu Dinheiro

O seu momento Sherlock Holmes

Na adolescência, ouvia que quem buscasse por romance policial brasileiro deveria ler algo do Rubem Fonseca. Era uma vontade minha achar uma história desse gênero que fosse mais próxima da minha realidade — e o filtro nacionalidade me pareceu o mais adequado.  A ideia surgiu depois de ter conhecido parte das histórias criadas por Agatha […]

Mesa Quadrada

Comentarista da ESPN Paulo Antunes fala da sua paixão por futebol americano e experiência no mercado financeiro

Ele conta sobre suas aventuras na cobertura de futebol americano e basquete e ainda revela seus investimentos na Bolsa em novo episódio do podcast Mesa Quadrada

Garantindo a oferta

Crescem ofertas de ações com reserva antecipada

As ancoragens normalmente conseguem atrair mais investidores, numa espécie de chancela prévia, com potencial impacto positivo no preço da ação.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies