Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-01-08T14:03:32-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.

Trump anuncia novas sanções econômicas ao Irã, mas não cita novas ações militares no Oriente Médio

O presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu um tom ameno em seu primeiro discurso oficial após os ataques do Irã. O chefe da Casa Branca não anunciou qualquer tipo de revide à ofensiva iraniana, anunciando apenas sanções econômicas ao país — postura que agradou os mercados

8 de janeiro de 2020
14:03
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Imagem: Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, finalmente fez um pronunciamento oficial após os ataques do Irã a duas bases do país no Iraque. E o chefe da Casa Branca tratou de colocar panos quentes na tensão, sem anunciar ações militares no Oriente Médio para revidar a ofensiva iraniana.

Em discurso encerrado há pouco, o republicano assumiu um tom incisivo ao falar sobre o governo iraniano, dizendo que o "comportamento hostil" de Teerã não será mais tolerado. E, em resposta aos ataques da noite anterior, Trump anunciou a adoção de "sanções econômicas adicionais" ao país, mas sem entrar em maiores detalhes.

"Enquanto eu for presidente, o Irã nunca terá uma arma nuclear", disse o presidente americano, no início de seu discurso, ressaltando que a ofensiva militar iraniana não resultou em mortes entre as tropas dos EUA — os danos, de acordo com ele, foram apenas materiais.

Trump também comentou a ação do exército americano que gerou a morte de Qassim Sulaimeni, principal líder das forças armadas do Irã — episódio que desencadeou a escalada nas tensões entre os países. O chefe da Casa Branca classificou o general iraniano como "um dos maiores terroristas" e citando supostos envolvimentos do militar em atentados na região.

"O Irã ameaça o mundo civilizado com sua busca por armas nucleares"

Donald Trump

O presidente americano também convocou as demais potências do mundo para auxiliar na busca por paz no Oriente Médio. Segundo ele, o Reino Unido, a Alemanha, a Rússia e a China devem se unir aos EUA para frear as ambições nucleares do Irã.

"A paz não vai aparecer no Oriente Médio até que o Irã continue fomentando a violência", disse. "A campanha de terror [do Irã] não será mais tolerada".

O tom moderado assumido por Trump, sem se comprometer com ações militares imediatas em resposta ao ataque do Irã, agradou os mercados. O Ibovespa, que operava em baixa no início da tarde, agora fica perto do zero a zero.

Nos Estados Unidos, o Dow Jones(+0,68%), o S&P 500 (+0,66%) e o Nasdaq (+0,64%) ganharam força com a fala do republicano — confira aqui a cobertura completa dos mercados.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Pílulas do Mercado

‘Máquina de fazer dinheiro’, Petrobras (PETR4) pode subir 40% na Bolsa e tem potencial de pagar até 25% em dividendos por ano; vale a pena investir?

Petrobras (PETR4) pagou 20% de dividendos aos acionistas em 2021 – e tem potencial para mais em 2022; confira o preço-alvo e os números que motivam o ânimo do mercado

NATAL ADIANTADO

Braskem (BRKM5) antecipará R$ 6 bilhões em dividendos — e você ainda pode garantir a bolada

Mas é preciso correr, pois a data de corte para ter direito ao provento será na próxima quarta-feira (8); veja o valor por ação

Aceita bitcoin?

Nova wallet latino-americana: Mercado Pago passa a aceitar compra, venda e manutenção de bitcoin (BTC) e ethereum (ETH) no app

Os usuários ainda não poderão realizar compras no aplicativo do Mercado Pago com a carteira digital (wallet), apenas manter suas criptomoedas

Exile on Wall Street

Nos investimentos e na vida, tome cuidado com os atalhos que você quer pegar

Eu estou mergulhado no mercado financeiro há quase 20 anos e não tenho intenção nenhuma de enriquecer rápido. Nas escolhas em que outros desejam velocidade a Empiricus escolhe profundidade

Mercados Hoje

Ibovespa ignora PIB negativo e variante ômicron do coronavírus e sobe mais de 2%; dólar recua

Mesmo com o PIB vindo abaixo do esperado, os investidores buscam recuperar as perdas dos últimos dias

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies