Menu
2020-01-08T14:03:32-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa e UBS Escola de Negócios. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência CMA, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico.

Trump anuncia novas sanções econômicas ao Irã, mas não cita novas ações militares no Oriente Médio

O presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu um tom ameno em seu primeiro discurso oficial após os ataques do Irã. O chefe da Casa Branca não anunciou qualquer tipo de revide à ofensiva iraniana, anunciando apenas sanções econômicas ao país — postura que agradou os mercados

8 de janeiro de 2020
14:03
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Imagem: Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, finalmente fez um pronunciamento oficial após os ataques do Irã a duas bases do país no Iraque. E o chefe da Casa Branca tratou de colocar panos quentes na tensão, sem anunciar ações militares no Oriente Médio para revidar a ofensiva iraniana.

Em discurso encerrado há pouco, o republicano assumiu um tom incisivo ao falar sobre o governo iraniano, dizendo que o "comportamento hostil" de Teerã não será mais tolerado. E, em resposta aos ataques da noite anterior, Trump anunciou a adoção de "sanções econômicas adicionais" ao país, mas sem entrar em maiores detalhes.

"Enquanto eu for presidente, o Irã nunca terá uma arma nuclear", disse o presidente americano, no início de seu discurso, ressaltando que a ofensiva militar iraniana não resultou em mortes entre as tropas dos EUA — os danos, de acordo com ele, foram apenas materiais.

Trump também comentou a ação do exército americano que gerou a morte de Qassim Sulaimeni, principal líder das forças armadas do Irã — episódio que desencadeou a escalada nas tensões entre os países. O chefe da Casa Branca classificou o general iraniano como "um dos maiores terroristas" e citando supostos envolvimentos do militar em atentados na região.

"O Irã ameaça o mundo civilizado com sua busca por armas nucleares"

Donald Trump

O presidente americano também convocou as demais potências do mundo para auxiliar na busca por paz no Oriente Médio. Segundo ele, o Reino Unido, a Alemanha, a Rússia e a China devem se unir aos EUA para frear as ambições nucleares do Irã.

"A paz não vai aparecer no Oriente Médio até que o Irã continue fomentando a violência", disse. "A campanha de terror [do Irã] não será mais tolerada".

O tom moderado assumido por Trump, sem se comprometer com ações militares imediatas em resposta ao ataque do Irã, agradou os mercados. O Ibovespa, que operava em baixa no início da tarde, agora fica perto do zero a zero.

Nos Estados Unidos, o Dow Jones(+0,68%), o S&P 500 (+0,66%) e o Nasdaq (+0,64%) ganharam força com a fala do republicano — confira aqui a cobertura completa dos mercados.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

dados do coronavírus

Covid-19: Brasil tem 3,05 milhões de casos e 101,7 mil mortes

Desde o início da pandemia, o Brasil acumula 3.057.470 casos de covid-19, conforme balanço diário divulgado hoje (10) pelo Ministério da Saúde

reforma tributária

Alíquota de CBS pode ser revista se for exagerada, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a dizer que a alíquota de 12% prevista para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) poderá ser revista caso se mostre “exagerada”

fatia de 6%

Azul vende participação de 6% na TAP para governo português por ao menos 10,5 milhões de euros

A venda da participação indireta de 6% teve valor total de, ao menos, 10,5 milhões de euros, com eliminação do direito de conversão dos bônus seniores detidos pela Azul de 90 milhões de euros com vencimento em 2026

seu dinheiro na sua noite

¿Qué pasó, Meli?

Em um contexto de pandemia que obrigou as pessoas a ficarem mais em casa e o comércio a suspender ou reduzir suas atividades, o e-commerce tem sido a boia de salvação de muitos varejistas. Nunca que num cenário como o atual haveria otimismo dos investidores em relação ao varejo não essencial, mas cá estamos: no […]

Mercados hoje

Ibovespa fecha em alta depois de passar o dia em efeito-gangorra

Decretos de Trump sobre ajuda emergencial a desempregados norte-americanos sustentam ‘otimismo cauteloso’ no exterior

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements