Menu
2020-03-14T10:14:52-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro

Mesmo com avanço do coronavírus, Congresso mantém sessão na próxima semana

Parlamentares precisam votar sobre vetos presidenciais e projetos que envolvem o orçamento. Número de pessoas que circulam no Congresso, no entanto, foi restringid

14 de março de 2020
9:52 - atualizado às 10:14
Congresso Nacional Governo
Imagem: Shutterstock

Enquanto o Ministério da Saúde recomenda evitar aglomerações e eventos são cancelados pelo País, o Congresso Nacional agendou uma sessão para a próxima terça-feira, 17. Parlamentares precisam decidir sobre vetos presidenciais, como os do pacote anticrime, e também votar os projetos que entregam uma fatia de R$ 15 bilhões em emendas parlamentares para controle dos congressistas.

Na semana passada, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), restringiram o número de pessoas que circularão no Congresso, devido ao novo coronavírus. A visitação pública, as sessões especiais, viagens de parlamentares e de servidores em missões oficiais ao exterior foram canceladas.

Apesar da restrição, a sessão desta terça-feira, 17, deve reunir um grande número de pessoas. São 513 deputados e 81 senadores na Casa. Cada um deles trabalha com uma equipe de assessores que costuma acompanhá-los às sessões no plenário, acarpetado e sem janelas. Além deles, há ainda os jornalistas credenciados.

Ao longo desta semana, parlamentares pressionaram o presidente do Congresso, Alcolumbre, para que a sessão fosse suspensa. Ele chegou a considerar a possibilidade, se houvesse casos confirmados entre deputados, senadores e servidores do Congresso, o que por enquanto não aconteceu.

Alcolumbre decidiu fazer o teste preventivamente, após ter contato com integrantes da comitiva presidencial nos Estados Unidos. O secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, que fez parte do grupo, teve a doença confirmada, conforme revelou o Estado.

O senador Jorginho Mello (PL-SC) e os deputados Daniel Freitas (PSL-SC) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) estiveram na mesma comitiva e testaram negativo. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) também acompanhou o grupo e testou positivo. A Comissão de Relações Exteriores do Senado, a qual Trad preside, cancelou a sessão que faria na quinta-feira.

A comissão da Câmara que trata sobre a segunda instância fará uma audiência por videoconferência no mesmo dia, já que o convidado, o jurista Nelson Nery, não poderá entrar no prédio devido às restrições.

*Com Estadão Conteúdo.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

PRÉVIA DOS BALANÇOS

Os grandões vêm aí: Petrobras e Vale divulgam os resultados; veja o que esperar

Semana será marcada pela apresentação dos resultados de algumas das principais companhias da B3

agenda lotada

Os segredos da bolsa: balanços de pesos-pesados podem manter Ibovespa em alta em semana de Copom

Lá fora, resultados do terceiro trimestre de Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft são destaques, além de decisões de bancos centrais

O GRANDE DRAGÃO VERMELHO

Pandemia deve reforçar poder chinês na economia

Movimento aponta para a continuidade das tensões com Estados Unidos e manutenção da alta demanda por matérias-primas produzidas pelo Brasil

PANOS QUENTES

‘Apresentei desculpas e colocamos ponto final’, diz Salles sobre atrito com Ramos

Salles e Ramos protagonizaram o mais recente atrito dentro do governo, tornado público após chefe do Meio Ambiente se referir ao general como “Maria Fofoca”

ALÍVIO

Mortes por covid-19 chegam ao menor nível desde maio, diz Fiocruz

Média móvel de novos casos ficou em 22.483 no sábado, alta de 11% em relação aos casos da semana anterior

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies