Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
retomada em pauta

Vale quer criar ‘buffers’ para aumentar produção de minério de ferro

Capacidade de produção de minério da empresa hoje soma 318 milhões de toneladas; antes de Brumadinho, empresa projetava superar marca dos 400 milhões em 2019

Área de mineração da Vale
Área de mineração da Vale - Imagem: Shutterstock

A Vale planeja criar “buffers” de capacidade de produção de minério de ferro e fala em atingir 450 milhões de toneladas anuais no futuro - no entanto, sem especificar data -, segundo apresentação divulgada ao mercado nesta quarta-feira (16).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A capacidade de produção de minério da empresa hoje soma 318 milhões de toneladas. Antes do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), a Vale estimava alcançar cerca de 400 milhões de toneladas de produção em 2019.

O plano de expansão da mineradora será estruturado em quatro sistemas, em diferentes regiões. Segundo a empresa, quando a produção atingir 450 milhões de toneladas, o Sistema Norte responderá por 260 milhões do total (hoje é 202 milhões).

Já o Sistema Sudeste chegaria a 106 milhões de toneladas (atualmente em 63 milhões), o Sistema Sul a 82 milhões de toneladas (contra os atuais 51 milhões) e o Centro-Oeste a 2 milhões de toneladas (o mesmo de hoje).

A Vale também fala, em um futuro não definido, em maior participação de produtos de minério premium - com maior teor de ferro (entre eles IOCJ, BRBF e GF88). A evolução seria de 84% neste ano para 90%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A despeito do anúncio sobre aumento de produção, as ações da Vale (VALE3) registravam baixa de 2,64% nesta quarta-feira, negociadas a R$ 60,95, na esteira do recuo do minério de ferro. Veja a cobertura de mercados.

Leia Também

SISTEMA FINANCEIRO

André Esteves, do BTG, diz que falhas dos órgãos de controle permitiram as fraudes do Banco Master

BOMBOU NO SD

Banco do Brasil (BBAS3) de olho na classe média, CVM faz a limpa na B3 e CSN Mineração (CMIN3) virando o jogo: veja as mais lidas da semana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem traz um fundo com minério de ferro, uma mão segurando um punhado de minério do lado esquerdo, um gráfico em vermelho e verde na parte inferior e o logo da Vale na parte superior direita. 22 de maio de 2026 - 16:04
spotify logo música streaming 22 de maio de 2026 - 12:30
Torres de energia elétrica e logo da empresa Copel 22 de maio de 2026 - 10:33
Embraer (EMBJ3). 21 de maio de 2026 - 18:42
Bola de futebol fora de campo, Nubank 21 de maio de 2026 - 14:48
Logo da Petrobras diante de gráfico de ações. PETR4 Ibovespa Bolsa 21 de maio de 2026 - 14:03
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 21 de maio de 2026 - 12:30
Minerva 21 de maio de 2026 - 12:12
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 20 de maio de 2026 - 19:33
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia