🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
o app dos jovens

TikTok banido dos EUA? Entenda a polêmica em torno do aplicativo

Trump prometeu tirar o aplicativo chinês do país neste domingo, mas medida não deve ser colocada em prática; entenda as razões por trás da ofensiva americana

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
20 de setembro de 2020
14:39
O presidente dos EUA Donald Trump
O presidente americano Donald Trump - Imagem: Shutterstock

O aplicativo chinês TikTok virou alvo do presidente dos Estados Unidos Unidos, Donald Trump. Ao longo da semana que passou, o mandatário prometeu até banir o app do país - mas isso não vai acontecer, ao menos por ora.

A data final para o app sair das lojas de aplicativo dos EUA seria este domingo (20) - mas a ferramenta ganhou um prazo extra. Trump disse neste sábado que estava satisfeito com um acordo entre Oracle, o Walmart e o TikTok.

Como a decisão do presidente dos EUA não está oficializada, o Departamento do Comércio optou por adiar por uma semana a ordem de retirada do TikTok do país.

Adeus TikTok?

O acordo entre Oracle, o Walmart e o TikTok diz respeito a venda das operações do aplicativo nos EUA. A dona do aplicativo, ByteDance, e as duas empresas criarão uma nova companhia, com sede nos EUA.

A empresa terá 20% de participação da Oracle e Walmart. A ByteDance terá 80%. Como a dona do TikTok tem entre seus investidores fundos americanos, a conta é de que, no final, a nova companhia criada nos EUA tenha cerca de 50% do capital social controlado por empresas norte-americanas.

A Oracle prevê ser responsável por armazenar os dados dos 100 milhões de usuários do TikTok nos EUA - medida que satisfaria o governo Trump.

TikTok é um aplicativo da startup ByteDance - Shutterstock

Uma conhecida disputa

A investida americana para banir a operação do aplicativo TikTok é o novo capítulo de uma já conhecida disputa do país com a China - especialmente com as empresas de tecnologia.

Durante o governo Trump, a relação de Washington com Pequim piorou quando o assunto é comércio, segurança nacional ou tecnologia. Nos últimos meses o ambiente para empresas que tentam furar a linha de separação entre as duas potências se tornou especialmente hostil.

Os americanos argumentam que a China está engajada em uma campanha de espionagem internacional para adquirir tecnologia que dê vantagem às empresas chinesas, e que aplicativos e redes de tecnologia ameaçam a segurança nacional.

A ofensiva sobre o TikTok (e também sobre o WeChat) seriam parte de uma tendência mais ampla que começou com a Huawei e a ZTE.

Washington adotou a campanha de força total contra a gigante de telecomunicações Huawei, principal nome na corrida pelo oferecimento de tecnologia 5G.

A empresa está banida nos EUA, assim como a ZTE, e os americanos fazem pressão para que países aliados, como o Brasil, não admitam a entrada da chinesa na rede de operação 5G.

Frustração americana

Em parte, especialistas apontam que a motivação das restrições dos EUA decorre da frustração americana com práticas comerciais chinesas, especialmente com a barreira para entrada de empresas de redes sociais e tecnologia.

Desde 2009, o Facebook, por exemplo, está bloqueado na China, um país em que quase 1 bilhão de pessoas têm acesso a internet. Empresas como Google e Twitter também estão impedidas de operar no ambiente controlado pelo país.

Trump explora a rivalidade de Washington com Pequim como plataforma eleitoral. Em 2016, ele prometeu em campanha repactuar a relação comercial com os chineses para dar vantagens e empregos aos americanos. Xi Jingping também usa a briga com os americanos para inflar o nacionalismo chinês.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Compartilhe

DEGRINGOLÂNDIA

Os EUA viraram uma república de bananas? O que se sabe até agora sobre a operação do FBI contra Donald Trump

10 de agosto de 2022 - 11:43

Aliados de Donald Trump saíram-se com reações exacerbadas; Casa Branca exaltou respeito ao estado de direito

TRUMP ESTAVA CERTO?

O TikTok vazou seus dados? Rede social chinesa pode ser banida das lojas de aplicativos do Google e da Apple; entenda a situação

29 de junho de 2022 - 11:45

Um integrante da Comissão Federal de Comunicações dos EUA pediu aos CEOs das gigantes de tecnologia que removam o TikTok das lojas ou que deem uma justificativa até 8 de julho para não banir a chinesa

VISITAS AO BRASIL

Trump ainda é o ‘queridinho’ de Bolsonaro? Presidente se aproxima de Biden, mas o deixa fora da lista de convidados para visita ao Brasil; entenda

11 de junho de 2022 - 17:08

Apesar de ter se aproximado de Joe Biden, Bolsonaro não convidou o atual presidente dos EUA para visita ao Brasil, mas Trump recebeu chamado

CHAMA A CRISTINA ROCHA!

Casos de família: Trump pede que Putin jogue sujeira dos Biden no ventilador; veja o que ex-presidente falou

30 de março de 2022 - 13:56

Ex-chefe da Casa Branca, Trump coloca mais lenha na fogueira enquanto a relação entre Estados Unidos e Rússia pega fogo por conta da guerra na Ucrânia

MEMÓRIAS DO CAOS

Um ano após invasão do Capitólio, Biden ataca Trump em discurso e volta a empolgar analistas

6 de janeiro de 2022 - 16:44

Presidente norte-americano chama antecessor de mentiroso e perdedor em um dos discursos considerados mais duros de sua gestão

O melhor do Seu Dinheiro

GetNet dispara e sobe mais de 20%, Elon Musk finaliza venda de ações da Tesla e problemas fiscais apagam brilho de Wall Street; confira os principais destaques do dia

22 de dezembro de 2021 - 20:08

As luzes no Congresso Nacional começam a se apagar e os parlamentares se preparam para o recesso de final de ano. Depois de diversos atrasos e muita polêmica, o Orçamento de 2022 está finalmente aprovado, quase que no limite do tempo hábil, mas o saldo está longe de agradar.  Os reajustes aos servidores e um […]

Anticripto

“Será uma explosão como nunca vimos antes”, afirma ex-presidente Donald Trump sobre os perigos das criptomoedas

22 de dezembro de 2021 - 12:16

Em agosto deste ano, Trump já havia declarado que ativos digitais são um “desastre esperando para acontecer”, e chamou o bitcoin (BTC) de “esquema”

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Mais quatro anos de Powell à frente do Fed: o que isso significa para os mercados financeiros

23 de novembro de 2021 - 6:18

Reação de Powell à pandemia e postura diante da inflação foram fatores decisivos para sua escolha por Biden

Acordo firmado

EUA confirmam acordo com UE que suspende disputa comercial por Boeing e Airbus

15 de junho de 2021 - 10:44

Por meio do pacto, os dois lados concordaram em cancelar por cinco anos todas as tarifas autorizadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) relativas ao caso

ESTADOS UNIDOS

Senado americano absolve Trump em processo de impeachment

13 de fevereiro de 2021 - 23:31

Em julgamento de cinco dias, apoio de republicados impediu condenação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar