Na corrida para a implementação do Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos que entra no ar em novembro, o sistema de cooperativas de crédito Sicoob anunciou hoje a integração com a plataforma criada pelo Banco Central.
Ao contrário dos sistemas atuais, o Pix permitirá que as transações ocorram 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Enquanto uma transferência via TED pode levar até 90 minutos para ser concluída, um pagamento pelo Pix ocorre de forma instantânea, com a efetivação em até dez segundos.
Com 4,8 milhões de cooperados, o Sicoob vai oferecer três formas de pagamento pelo Pix. A primeira delas será apontando a câmera do celular para o QR Code gerado pelo recebedor (ou link). Haverá também a possibilidade de inserção manual dos dados do recebedor no aplicativo da cooperativa de crédito, semelhante com o que ocorre com uma TED.
A terceira opção será pela “Chave Pix”, que é registrada em uma base do BC e pode ser um celular, e-mail, CPF/CNPJ ou um EVP (Endereço Virtual de Pagamento, gerado aleatoriamente).
O cooperado do Sicoob, na condição de recebedor, já pode indicar a sua intenção de cadastrar uma Chave Pix nos principais canais digitais, como o aplicativo e o internet banking.
As operações de teste do Pix começam em 3 de novembro. O início das operações da plataforma está previsto para 16 de novembro.