🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Shopping centers

Presidente da Multiplan compara governadores a tiranos por medidas de isolamento

Para Jose Isaac Peres, fechamento de shopping centers por autoridades municipais e estaduais foi “arbitrário”, presidente não manda mais e governadores atuam como presidentes em ditaduras.

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
30 de abril de 2020
13:58 - atualizado às 14:02
Jose Isaac Peres, diretor presidente da Multiplan
Jose Isaac Peres, presidente da Multiplan, empresa que administra o Barrashopping e outros 12 shoppings no País. - Imagem: Tasso Marcelo/ Estadão Conteúdo/AE

O presidente da operadora de shoppings Multiplan criticou, nesta quinta-feira (30), algumas das medidas de isolamento social impostas por prefeitos e governadores no combate à pandemia de coronavírus no país.

Ao comentar os resultados da companhia do primeiro trimestre, Jose Isaac Peres disse que “os shoppings foram fechados arbitrariamente na metade de março” e que “curiosamente o presidente [Jair Bolsonaro] não manda mais”.

“Temos 27 governadores que atuam como se fossem presidentes e cerca de 6 mil prefeitos que são como subpresidentes”, disse, durante teleconferência de resultados a investidores e analistas.

Mais adiante, disse ainda que é como se o país estivesse vivendo um regime ditatorial com “27 ditaduras”, referindo-se aos governadores, que estariam agindo como “tiranos”.

Isaac Peres se disse defensor do chamado isolamento vertical, em que apenas quem faz parte do grupo de risco para a doença faz quarentena. “Por razões políticas as coisas andaram dessa forma. E a consequência foi que o país parou de produzir”, disse.

Para ele, a “pandemia se tornou um pandemônio, uma loucura generalizada”, pois criou-se uma atmosfera de pânico e medo que deixa as pessoas “aprisionadas dentro de casa.”

As medidas de isolamento social impostas por governos municipais e estaduais a partir de março cobraram seu preço nos resultados da Multiplan, que teve queda nas vendas e nas receitas de aluguel pela primeira vez desde a sua abertura de capital.

A Multiplan foi a primeira operadora de shoppings a divulgar seus resultados do primeiro trimestre de 2020, já dando uma palinha do que vem por aí nos resultados das demais administradoras.

Até meados de março, a companhia se saiu bem, e no fim das contas viu crescimento de lucro líquido, receitas e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Mas a segunda quinzena de março pesou em alguns números, indicando o que estaria por vir.

As ações da companhia (MULT3) recuam quase 8% nesta quinta e arrastam consigo os demais papéis do segmento de shoppings. Acompanhe nossa cobertura completa de mercados.

Há demanda reprimida e pessoas “estão loucas para voltar”, diz Peres

Apesar do momento de crise, o presidente da Multiplan se mostrou confiante na retomada das atividades. Disse que há demanda reprimida e que a procura será “enorme” quando os shoppings puderem reabrir, porque os consumidores estariam ansiosos para que tudo volte ao normal. “As pessoas estão loucas de vontade de voltar aos shoppings”, disse.

A Multiplan está se preparando para retomar as atividades ainda em maio, com horário de funcionamento reduzido para um único turno, de meio-dia às 20 horas.

Para isso, contratou um infectologista para desenvolver um rígido protocolo de higiene e descontaminação. Serão instalados mais de mil pontos de álcool em gel e criados novos sistemas de circulação de ar, com ventiladores. Foram, ainda, adquiridas 100 mil máscaras e 25 mil testes de covid-19.

O uso de luvas pelos empregados será obrigatório, e o uso de máscaras, recomendado, podendo vir a ser obrigatório. Além disso, haverá controle do fluxo de pessoas e medição da temperatura dos empregados. Segundo a companhia, tudo com base em estudos técnicos.

“Imagino que, com todas essas medidas, vamos garantir a segurança de colaboradores e clientes e contribuir para que o país supere esse momento difícil”, diz o presidente.

Após o fechamento dos shoppings, a Multiplan viu um crescimento no uso da sua plataforma de e-commerce, o app Multi, mas Peres diz que as compras on-line são insignificantes frente ao que os shoppings vendem.

“Ajuda, mas shopping não é só local de compras. É também ponto de encontro, local de lazer, e agora as pessoas se veem privadas de um ambiente em que se acostumaram a conviver”, diz.

Os executivos da companhia acreditam que no início o movimento vai ser menor, mas que vai crescer gradualmente e retomar a normalidade no curto prazo. “Depois de dois, três meses, as pessoas vão ver que a coisa já voltou ao normal. O que é realmente dramático é a questão do desemprego”, diz Peres.

O presidente da Multiplan diz que de fato o desemprego vai impactar o poder de compra das pessoas e que a questão precisa ser endereçada pelo poder público.

“Lamento a miopia dos administradores públicos de não olhar essa questão do desemprego com a mesma preocupação da doença.”

Lojista tem dificuldade de obter crédito

O presidente da Multiplan se disse também preocupado com a questão do capital de giro para os lojistas. “Tenho falado com pequenos lojistas, e eles estão encontrando dificuldade de obter crédito”, disse Peres.

Para ele, essa é uma questão para a qual os governos precisam olhar, inclusive estados e prefeituras. “O crédito nessa hora é fundamental, é preciso que os bancos ajudem”, diz.

Perguntados se a companhia ainda teria fôlego para dar mais descontos de aluguéis aos lojistas se necessário, como já foi feito em março, os executivos foram tranquilizadores.

“Há uma quantidade de crédito enorme disponível no mercado, e a gente consegue ter acesso a financiamento se precisarmos”, disse Armando d’Almeida Neto, diretor vice-presidente de Relações com Investidores.

No primeiro trimestre, a Multiplan já acessou uma linha de crédito de R$ 250 milhões para reforçar o caixa no enfrentamento à crise.

Compartilhe

AFROUXANDO AS MEDIDAS

Fim da política de “covid zero” na China? Flexibilização da quarentena anima os investidores e as bolsas internacionais avançam

28 de junho de 2022 - 11:30

A partir desta terça-feira, o período de quarentena exigido para viajantes internacionais cairá pela metade, para sete dias de quarentena centralizada e três de isolamento domiciliar

Covid-19 derruba economia da China em abril; confira os dados chineses que assustaram o mercado hoje

16 de maio de 2022 - 11:26

Com os lockdowns nos últimos dois meses, a produção e as vendas chinesas despencam além do esperado, e a divulgação de números piores traz a cautela de volta ao foco hoje

A CORRIDA DA VACINA

Moderna quer vacinar crianças menores de 5 anos contra a covid-19 nos EUA; Dinamarca interrompe programa de vacinação

28 de abril de 2022 - 12:21

Pedido da farmacêutica a torna a primeira fabricante a solicitar à agência reguladora dos Estados Unidos para vacinar crianças entre seis meses e cinco anos de idade

NÃO TEM REFRESCO

Com os olhos do mundo voltados para a guerra, subvariante furtiva do coronavírus se espalha pela Europa

23 de março de 2022 - 12:33

Especialistas advertem para risco de um novo surto global do coronavírus em meio ao relaxamento das medidas de restrição

VARIANTE SHIPPADA

Deltacron desembarca no Brasil: entenda a recombinação das variantes delta e ômicron e se é o caso de nos preocuparmos com um novo surto de covid-19

15 de março de 2022 - 13:03

Segundo especialistas, ainda é cedo para mensurar a taxa de transmissibilidade, a gravidade da doença e a eficácia das vacinas contra a deltacron

NADA A COMEMORAR

Pandemia completa 2 anos no Brasil com quase 650 mil mortes

26 de fevereiro de 2022 - 10:10

Além das centenas de milhares de mortes, quase 30 milhões de brasileiros foram diagnosticados com covid-19 no período

NOVA ONDA AVANÇA

Covid-19 volta a causar mais de mil mortes por dia no Brasil

4 de fevereiro de 2022 - 7:15

Nas últimas semanas, Ministério da Saúde têm registrado sucessivamente novos recordes diários de casos da doença no Brasil

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A alta estrutural do petróleo: como a questão ucraniana pode influenciar?

25 de janeiro de 2022 - 9:07

Tensões entre Ucrânia e Rússia podem pressionar os preços da commodity, dando uma mãozinha para o barril chegar à marca dos US$ 100

NOVA ONDA

Covid-19 volta a ganhar força e Brasil bate recorde de casos confirmados da doença em 24 horas

19 de janeiro de 2022 - 6:39

Números de novos casos em apenas um dia ultrapassou a marca de 137 mil; Ministério da Saúde também confirmou mais 351 mortes pela doença

DERRUBADO PELA COVID

Com presidente do Conselho fura-quarentena e perdas de clientes, Credit Suisse tem desafio de recuperar reputação

17 de janeiro de 2022 - 15:05

Credit Suisse volta a ser abalado com saída de presidente do Conselho que veio para recuperar a imagem do banco, mas foi pego violando as regras da quarentena contra a covid-19

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar