O Itaú Unibanco anunciou, nesta sexta (27), uma iniciativa que vai beneficiar o pequeno investidor. A instituição integrou o banco de varejo com a área de gestão de fortunas (Wealth Management and Services) e passará a ofertar para todos os clientes, até o de menor renda, a consultoria financeira e de investimentos hoje oferecida aos clientes de alta renda do segmento Personnalité e do private.
Para isso, o banco irá triplicar o seu time de investimentos e abrir mais de 120 escritórios especializados em todo o Brasil. A ideia é que os especialistas de investimentos trabalhem de forma integrada com os gerentes de relacionamento e entrem em contato com os clientes para levá-los a investir com o banco.
Segundo os executivos do Itaú, o modelo de atendimento personalizado já vem sendo testado, com bons resultados, e sua aplicação será intensificada a partir do início do ano que vem.
Os escritórios especializados serão compostos por um coordenador, especialistas de investimentos certificados para fazer planejamento financeiro de longo prazo e especialistas em trading de renda fixa e variável, para buscar as melhores oportunidades do mercado.
O modelo de remuneração será, segundo os executivos do Itaú, alinhado com o interesse dos clientes. A remuneração será composta de uma parte fixa e outra variável baseada em rentabilidade para o cliente, satisfação do cliente e captação.
A parte variável também será atrelada ao desempenho do especialista, mas também da sua equipe. Segundo o Itaú, o perfil do investidor deverá ser respeitado e a remuneração não tem relação com o tipo de produto ofertado, mas sim com a aderência ao que é indicado para aquele perfil de cliente. E a parte fixa dá uma segurança para que o especialista não fique tentado a fazer algo diferente do que é recomendado.
O Itaú vem lançando mão de iniciativas para aprimorar sua consultoria de investimentos e fazer frente à concorrência das plataformas independentes, como a mudança no modelo de remuneração dos gerentes para reduzir os conflitos de interesses e o lançamento do aplicativo de investimentos íon, que ainda não foi aberto ao público.