Depois de uma série de propostas para modificar a sociedade com a empresa de programa de fidelidade Smiles, a Gol anunciou hoje (13) ao mercado que cancelou a proposta de reorganização societária com a companhia.
No documento divulgado agora à noite após o fechamento do mercado, a empresa aérea disse que o cancelamento ocorreu em "decorrência de eventos extraordinários ocorridos nos últimos dias no mercado nacional e internacional, e em especial por força dos seus impactos estruturantes no setor de aviação".
A Gol informou ainda que a assembleia geral extraordinária da companhia que iria ocorrer no próximo dia 18 está cancelada, já que as propostas que seriam votadas agora estão "prejudicadas".
Nesta sexta-feira (13), as ações preferencias da companhia aérea (GOLL4) fecharam o dia em alta de 12,04%, cotadas em R$ 11,17. Já os papéis ordinários da Smiles (SMLS3) terminaram o pregão em R$ 25,00, uma alta de 4,82%.
Entenda melhor
No fim de janeiro, a Gol anunciou ao mercado que havia feito a transferência total de ações que detinha da Smiles. Com isso, a companhia de milhagens passaria a ser controlada diretamente pela subsidiária, Gol Linhas Aéreas S.A (GLA) e indiretamente pela companhia área Gol.
O passo seguinte envolveria a incorporação das ações da GLA pela Gol. E por último, as ações preferenciais resgatáveis da GLA e da Gol deveriam ser resgatadas por meio de pagamento em dinheiro.
Na época, ao anunciar o processo de reestruturação, a Gol ofereceu uma opção de troca à Smiles. Nela, uma ação da empresa de fidelidade seria trocada pela fração de um papel da Gol acrescido de um valor de resgate.