Ela estudou a vida de mais de 1 mil pessoas de sucesso. Aqui estão 11 lições que aprendeu
Polina Marinova é a fundadora e autora do The Profile, um boletim informativo que apresenta os perfis de pessoas e empresas de sucesso - não necessariamente famosas. The Profile cultivou uma comunidade de milhares de leitores que estudam as vitórias e perdas das figuras mais bem-sucedidas do mundo a cada semana. Aqui ela conta seu depoimento ao Business Insider.
Li mais de 1.000 perfis desde que comecei a escrever o The Profile em 2017, um boletim semanal com os melhores artigos de pessoas e empresas interessantes.
As histórias incluíram figuras de destaque como Elon Musk, Sheryl Sandberg, Jay-Z e Harrison Ford. Mas eles também incluíram algumas pessoas de perfil bem menos conhecido, como o homem que desativou a conta do Twitter de Donald Trump e a mulher que levou o Uber a ficar de joelhos.
Aqui estão as 11 lições que aprendi, graças às pessoas mais bem-sucedidas do mundo.
1) Cerque-se das pessoas que você deseja se tornar
Há um ditado que diz: "Mostre-me seus amigos mais próximos e eu mostrarei o seu futuro". Ninguém sabe disso melhor do que o astro do basquete Kevin Durant.
Enquanto ele estava ganhando campeonatos da NBA, Durant também estava se tornando um dos investidores anjo mais ativos da liga. Ele se cercou de algumas das elites do Vale do Silício: Ron Conway, Chamath Palihapitiya e Ben Horowitz. Não há melhor maneira de aprender do que fazer amizade com as pessoas cujo caminho você admira.
Leia Também
"Comecei a ler, realmente ler, sobre todos esses homens de sucesso que não jogavam basquete", lembrou Durant. Ele devorou livros sobre Jeff Bezos e Steve Jobs. "Voltei a Nikola Tesla e [Cornelius] Vanderbilt", diz.
2) Você pode ser mais do que uma coisa na vida
Charlene de Carvalho tinha 47 anos e era mãe de cinco filhos quando seu pai morreu e a deixou na empresa da família. Não é grande coisa até você perceber que o negócio da família significa administrar a Heineken, que emprega mais de 73 mil pessoas. Charlene teve 10 dias para fazer uma escolha: continuar vivendo confortavelmente como dona de casa ou administrar a cervejaria número 3 do mundo sem experiência comercial anterior. Ela escolheu a última opção, e agora é uma das mulheres mais ricas do mundo.
Não convencido? Aqui está outro exemplo: Hatem El-Gamasy faz sanduíches durante o dia em uma bodega do Queens e aparece no noticiário da TV egípcia à noite. Quando ele recebe uma ligação do produtor, veste o paletó, vai para o estúdio improvisado, senta-se em um vaso sanitário e olha para a câmera para discutir as últimas notícias.
Nunca é tarde para se reinventar.]
"Muitos podem dizer: 'Ele é apenas um cara que faz sanduíche. Como ele fala sobre esses grandes problemas?'" disse El-Gamasy, 48 anos. "Mas também sou um cara educado e fazer sanduíches não é ilegal".
3) Comprometa-se com o processo. Os resultados vêm sozinhos
Uma pessoa sábia me disse uma vez que a persistência é o indicador número 1 de sucesso. Você precisa se comprometer com algo e refinar o processo repetidamente. Os resultados seguirão.
O técnico de futebol do Alabama, Nick Saban, tem uma visão que ele literalmente chama de "o processo" - uma filosofia que enfatiza a preparação e o trabalho árduo sobre os resultados.
Trata-se de examinar constantemente os pontos fracos e melhorar gradualmente. Se você ficar aquém, trabalha para encontrar o padrão de excelência da próxima vez. E se você vencer, trabalha para combater a complacência. O processo, então, nunca termina. "Não é o que você faz, é como você faz."
4) Fama e dinheiro não vão te satisfazer
A maioria das pessoas quer ser admirada e bem-sucedida. Muitas vezes, porém, esta é uma receita para o desastre. Basta olhar em volta. Temos Elon Musk: um gênio que lida com relacionamentos tóxicos a vida inteira. Brad Pitt: um homem de família aparentemente feliz com um sério problema com a bebida. George Clooney: o "homem mais sexy do mundo", com uma modelo em cada braço que lutou contra a solidão crônica.
A citação abaixo me fez perceber algo importante: somos todos Musk, Pitt e Clooney - com muito menos fama e dinheiro. Se você não está satisfeito agora, o que faz você pensar que * insira o que você mais deseja aqui * resolverá seus problemas? Não é assim que a vida funciona.
"É solitário no topo. Mas não para todos. É solitário no topo para aqueles que estavam solitários no fundo."
5) É difícil, mas necessário, ser honesto consigo mesmo
Muitos de nós não têm consciência, ou talvez não estejam dispostos, a reconhecer pelo que estamos lutando. A sensação do basquete Allen Iverson estava no tribunal para finalizar seu divórcio, e a magnitude da situação o atingiu quando viu "Iverson vs. Iverson" escrito no documento do divórcio. "Você olha pela sala do tribunal e vê a pessoa que ama mais que a própria vida, e consegue uma imagem. Tão forte quanto eu, esse foi o meu momento vulnerável", disse ele. Esse momento fez com que Iverson se concentrasse em ser um pai e parceiro melhores.
Então, como podemos garantir que não seja tarde demais antes de voltarmos à realidade? Isso ocorre através da auto-reflexão e transparência. Em um dos meus perfis favoritos, Jay-Z fala sobre tudo, desde seus problemas conjugais até seu tempo em terapia. A coisa mais difícil, ele diz, é ser honesto consigo mesmo.
"Você sabe, a maioria das pessoas se afasta, e a taxa de divórcio é de 50% ou algo assim, porque a maioria das pessoas não consegue se ver. O mais difícil é sentir dor no rosto de alguém que você causou e depois ter que lidar consigo mesmo. "
6) Uma voz pode ser mais poderosa do que todo o dinheiro do mundo
Quantas vezes você teve uma opinião que se opunha diretamente à da multidão? Provavelmente muitas. Mas muitos de nós acreditamos que o consenso é bom e desafiar o status quo é ruim, por isso mantemos a boca fechada. Permitam-me apresentar-lhe Susan Fowler, a denunciante de 26 anos que fez ficar de joelhos a mais valiosa empresa privada de tecnologia do mundo, o Uber. Uma voz que denunciou assédio sexual contra bilhões de dólares. Era obviamente difícil, mas ela o fez de qualquer maneira, porque era a coisa certa a fazer.
Aqui está outro exemplo: em uma das bolhas mais espetaculares dos últimos anos, a empresa de exames de sangue de Elizabeth Holmes, Theranos, passou de um unicórnio de US$ 9 bilhões no Vale do Silício para uma fraude, depois que um repórter do Wall Street Journal derrubou o baralho de cartas.
As pessoas mais poderosas são aquelas armadas com fatos, dados e ética.
"O Vale do Silício, que tem 80 quilômetros quadrados, criou mais riqueza do que qualquer outro lugar na história da humanidade. Não é do interesse de ninguém plantar besteira por lá".
7) Dor e reflexão levam ao progresso
Quase todos esperamos honestidade em nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Muito poucos de nós exigem isso. Ray Dalio, o homem que construiu o fundo de hedge de maior sucesso do mundo, incentiva a transparência radical e a dissidência organizacional. Os funcionários da Bridgewater se classificam em critérios como assertividade e mente aberta, e criticam seus colegas e gerentes, independentemente da classificação. A esperança é que, se você for transparente com suas idéias e raciocínio, os melhores possam vencer em uma meritocracia das idéias. A máquina Dalio roda em uma equação: Dor + Reflexão = Progresso. Não é uma coisa ruim de experimentar.
"Acredito que o maior problema que a humanidade enfrenta é a sensibilidade do ego para descobrir se alguém está certo ou errado e identificar quais são seus pontos fortes e fracos."
8) Os maiores sucessos podem vir das falhas mais devastadoras
O especialista em xadrez russo Lev Alburt já jogou com algumas das figuras mais importantes do setor financeiro, incluindo Carl Icahn e Stephen Friedman. Os financistas tiveram aulas com Alburt para ficarem "frustrados, intimidados e desmoralizados". Por quê? Crescer. Quando você cresce, você melhora. E se você melhorar, você acaba vencendo. É por isso que a maioria dos nossos maiores sucessos ocorre geralmente depois das falhas mais devastadoras.
Outra história que ficou comigo foi a do jogador aposentado da NFL Ryan Leaf. Enquanto estava no campeonato, ele avaliou apenas três coisas - dinheiro, poder e prestígio. Depois de ser dispensado de várias equipes, Leaf desenvolveu um vício em analgésicos, tentou se matar e roubou. O que salvou sua vida? Uma sentença de 32 meses de prisão. Nada funcionava até seu colega de cela dizer a ele para ir à biblioteca da prisão e ensinar os reclusos a ler. Era o que ele precisava para deixar o nevoeiro. "Você sente pela primeira vez em sua vida que está fazendo algo por outra pessoa", escreveu ele. "Tudo não é sobre você. E seu narcisismo começa a diminuir."
A vida vai bater em você uma ou duas ou dez vezes, mas nada mudará até que você transforme seus erros em lições e comece a crescer em uma direção diferente.
"Você vai se aposentar, pensando que acabou e que não terá mais que lidar com a dor de ser um fracasso. Você simplesmente se afastará do jogo."
9) Realidade tem tudo a ver com perspectiva
Essa é uma lição difícil, porque você não pode realmente entendê-la até que esteja diante de uma dor inimaginável. Uma história com a qual todos podemos nos relacionar é a perda de um ente querido.
O marido de Sheryl Sandberg morreu subitamente há cinco anos. Após sua morte, Sheryl mandou uma mensagem para o seu chefe, CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, dizendo: "Urgente, por favor, ligue". Zuckerberg achou que era uma questão de trabalho, embora estivesse de férias. "Muitas coisas costumavam ser 'urgentes, por favor, ligue'", disse ele. "Hoje em dia elas não são." Só é preciso um momento para fazer você identificar os verdadeiros "urgentes" em sua vida.
"Expressar emoção quando você passa por uma dor extrema não é fraqueza. É humanidade."
10) Sua vida pessoal não é da conta de ninguém
Sou uma grande defensora da ideia de que sua vida pessoal deve ser exatamente isso - pessoal. Ninguém precisa saber detalhes íntimos, a menos que você decida compartilhá-los. Harrison Ford reafirmou minha opinião. Ford raramente dá entrevistas. E quando ele o faz, tem um repertório de histórias que repete para a mídia várias vezes.
Quando ele se desvia do roteiro, fica fisicamente desconfortável. Não é que ele se importe com o que as pessoas pensam, é que seus pensamentos mais íntimos "não são da conta de ninguém". Não fale sobre isso. Em vez disso, deixe que os outros falem.
"É sempre melhor não falar, eu acho. Apenas faça. Não explique. Especialmente se você estiver fugindo de algo."
11) É sua responsabilidade seguir adiante e dar esperança
A maior lição que aprendi ao ler milhares de perfis é que temos a responsabilidade de seguir adiante. Eu vejo isso constantemente. Vejo LeBron James e sua esposa Savannah trabalhando com estudantes de baixa renda e em risco em sua cidade natal. Vejo Priscilla Chan e Mark Zuckerberg executando uma das obras filantrópicas mais ambiciosas do mundo. Vejo o CEO da Chobani, Hamdi Ulukaya, dando emprego a imigrantes e refugiados no momento em que mais precisam deles.
Esta lição chegou em casa para mim ainda quando eu era pequena, e meus pais mantinham três a quatro empregos ao mesmo tempo e o dinheiro ditava as regras. Não era fácil ver uma saída.
Mas mesmo nos tempos mais difíceis, nunca esqueci os professores, tutores, mentores e estranhos que me deram algo que o dinheiro nunca poderá comprar: esperança.
Cloudflare cai e arrasta X, ChatGPT e outros serviços nesta terça-feira (18)
Falha em um dos principais provedores de infraestrutura digital deixou diversos sites instáveis e fora do ar
Liquidado: de crescimento acelerado à crise e prisão do dono, relembre como o Banco Master chegou até aqui
A Polícia Federal prendeu o dono da empresa, Daniel Vorcaro, em operação para apurar suspeitas de crimes envolvendo a venda do banco para o BRB, Banco de Brasília.
BTG Pactual (BPAC11) quer transformar o Banco Pan (BPAN4) em sua subsidiária; confira proposta
Segundo fato relevante publicado, cada acionista do Pan receberá 0,2128 unit do BTG para cada ação, exceto o Banco Sistema, que já integra a estrutura de controle. A troca representa um prêmio de 30% sobre o preço das ações preferenciais do Pan no fechamento de 13 de outubro de 2025
Polícia Federal prende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master; BC decreta liquidação extrajudicial da instituição
O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial do Master, que vinha enfrentando dificuldades nos últimos meses
Azzas 2154 (AZZA3) e Marcopolo (POMO4) anunciam mais de R$ 300 milhões em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP)
Dona da Arezzo pagará R$ 180 milhões, e fabricante de ônibus, R$ 169 milhões, fora os JCP; veja quem tem direito aos proventos
XP (XPBR31) anuncia R$ 500 milhões em dividendos e recompra de até R$ 1 bilhão em ações após lucro recorde no 3T25
Companhia reportou lucro líquido de R$ 1,33 bilhão, avanço de 12% na comparação anual; veja os destaques do balanço
Banco do Brasil (BBAS3) lança cartão para a altíssima renda de olho nos milionários; veja os benefícios
O cartão BB Visa Altus Liv será exclusivo para clientes com mais de R$ 1 milhão investido, gastos médios acima de R$ 20 mil e/ou renda mínima de R$ 30 mil
A ação que pode virar ‘terror’ dos vendidos: veja o alerta do Itaú BBA sobre papel ‘odiado’ na B3
Apesar da pressão dos vendidos, o banco vê gatilhos de melhora para 2026 e 2027 e diz que shortear a ação agora pode ser um erro
JBS (JBSS32): BofA ‘perdoa’ motivo que fez mercado torcer o nariz para a empresa e eleva preço-alvo para as ações
Após balanço do terceiro trimestre e revisão do guidance, o BofA elevou o preço-alvo e manteve recomendação de compra para a JBS
Grupo Toky (TOKY3), da Mobly e Tok&Stok, aprova aumento de capital e diminui prejuízo, mas briga entre sócios custou até R$ 42 milhões
Empresa amargou dificuldades com fornecedores, que levaram a perdas de vendas, faltas de produtos e atraso nas entregas
Petrobras (PETR4) descobre ‘petróleo excelente’ no Rio de Janeiro: veja detalhes sobre o achado
A estatal identificou petróleo no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde e segue com análises para medir o potencial da nova área
Gigantes de frango e ovos: JBS e Mantiqueira compram empresa familiar nos EUA para acelerar expansão internacional
A maior produtora de frangos do mundo e a maior produtora de ovos da América do Sul ampliam sua presença global
Cosan (CSAN3) e Raízen (RAIZ4) têm perdas bilionárias no trimestre; confira os números dos balanços
Os resultados são uma fotografia dos desafios financeiros que as duas companhias enfrentam nos últimos meses; mudanças na alta cúpula também são anunciadas
Nubank (ROXO34): o que fazer com a ação após maior lucro da história? O BTG responde
Na bolsa de Nova York, a ação NU renovava máximas, negociada a US$ 16,06, alta de 3,11% no pregão. No acumulado de 2025, o papel sobe mais de 50%.
IRB (IRBR3) lidera quedas do Ibovespa hoje após tombo de quase 15% no lucro líquido, mas Genial ainda vê potencial
Apesar dos resultados fracos no terceiro trimestre, a gestora manteve a recomendação de compra para os papéis da empresa
Não aprendi dizer adeus: falência da Oi (OIBR3) é revertida. Tribunal vê recuperação possível e culpa gestão pela ruína
A desembargadora Mônica Maria Costa, da Primeira Câmara do Direito Privado do TJ-RJ, decidiu suspender os efeitos da decretação de falência, concedendo à companhia uma nova chance de seguir com a recuperação judicial
iPhones com até 45% de desconto no Mercado Livre; veja as ofertas
Ofertas são da loja oficial da Apple dentro do marketplace e contam com entrega Full e frete grátis
Azul (AZUL4) dá sinal verde para aporte de American e United, enquanto balanço do 3T25 mostra prejuízo mais de 1100% maior
Em meio ao que equivale a uma recuperação judicial nos EUA, a Azul dá sinal verde para acordo com as norte-americanas, enquanto balanço do terceiro trimestre mostra prejuízo ajustado de R$ 1,5 bilhão
BHP é considerada culpada por desastre em Mariana (MG); entenda por que a Vale (VALE3) precisará pagar parte dessa conta
A mineradora brasileira estima uma provisão adicional de aproximadamente US$ 500 milhões em suas demonstrações financeiras deste ano
11.11: Mercado Livre, Shopee, Amazon e KaBuM! reportam salto nas vendas
Plataformas tem pico de vendas e mostram que o 11.11 já faz parte do calendário promocional brasileiro
