O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciou o processo de venda das ações que detém da Petrobras. O banco público protocolou, junto à CVM, o pedido de registro da oferta pública secundária de até 734,2 milhões de papéis ordinários (PETR3).
- Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes): Não depender de um salário no fim do mês é o seu grito de liberdade. Aqui está o seu plano para dar Adeus ao seu chefe.
Considerando a cotação das ações da estatal nesta terça-feira (21), o BNDES pode levantar cerca de R$ 23 bilhões. Os papéis (PETR3) fecharam o dia cotados a R$ 31,02.
Segundo a Petrobras, as ações serão distribuídas no Brasil e no exterior. No Brasil, a oferta será realizada nos termos da Instrução CVM nº 400 e demais disposições legais.
No exterior, sob a forma de American Depositary Shares (ADSs), representados por American Depositary Receipts (ADRs), realizada nos termos do U.S. Securities Act of 1933.
A oferta da Petrobras é mais um movimento do BNDES de se desfazer da participação em grandes empresas. Nos últimos meses, o banco deixou de ser acionista da Light e da Marfrig.