O acordo para a aquisição das operações da rede de ensino Laureate — dona das universidades Anhembi Morumbi e FMU no país — impulsiona as ações da Ser Educacional no pregão desta segunda-feira na B3.
Os papéis da empresa (SEER3) encerraram a sessão em alta de 10,21%, cotados a R$ 16,76. Leia também nossa cobertura completa de mercados.
O acordo para aquisição prevê o pagamento de R$ 1,7 bilhão em dinheiro mais 101.138.369 em ações que serão emitidas pela Ser. Os papéis serão emitidos com a criação de um programa de recibos de ações (ADRs) na bolsa de Nova York
O grupo norte-americano Laureate conta com 11 unidades no Brasil e aproximadamente 267 mil estudantes. A aquisição mais que dobra o total de alunos da Ser para 455 mil alunos, aproximando a rede de nomes como Yduqs e Cogna.
Mas apesar da reação positiva das ações ao negócio, o jogo ainda não está ganho para a Ser. Isso porque o contrato com a Laureate possui uma cláusula de “go-shop”, ou seja, o grupo tem até o dia 13 de outubro para receber uma proposta mais vantajosa de um terceiro.
E a empresa já tem pelo menos uma potencial interessada. A Yduqs informou hoje pela manhã que está “aprofundando o entendimento” dos ativos e acredita ter condições de apresentar uma proposta mais atraente.
“Os dados públicos divulgados da transação demonstram um forte potencial estratégico e de geração de valor que as nossas empresas combinadas teriam”, acrescentou a Yduqs, em fato relevante.
O negócio impulsionou as ações do setor de educação como um todo hoje na B3. Os papéis da Yduqs (YDUQ3) fecharam negociados em forte alta de 7,96% e os da Cogna (COGN3) subiram 4,91%. Fora do Ibovespa, Ânima ON (ANIM3) subiu mais de 8,96%.