Menu
2020-10-16T16:13:18-03:00
Estadão Conteúdo
De olho nas mudanças climáticas

Recuperação da pandemia precisa ser inclusiva e sustentável, diz diretora do BC

Fernanda Nechio afirmou que eventos relacionados a mudanças climáticas têm se tornado cada vez mais frequentes

16 de outubro de 2020
16:13
Fernanda Nechio
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza sabatina da indicada para diretoria do Banco Central, Fernanda Feitosa Nechio - Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

A diretora de Assuntos Internacionais do Banco Central, Fernanda Nechio, afirmou nesta sexta-feira que tornou-se claro que a recuperação da pandemia do novo coronavírus precisará ser "inclusiva e sustentável". Este é um dos pontos que vêm sendo destacados pelo BC em documentos e declarações recentes de seus diretores, ao se analisar a retomada da economia no pós-covid19.

Em evento virtual, Fernanda Nechio também citou a importância de se levar em conta eventos como as mudanças climáticas, que acabam por afetar as decisões do BC. Por isso, segundo ela, a questão ambiental entrou na agenda estrutural da autarquia, a agenda BC.

Conforme a diretora, a compreensão da agenda de sustentabilidade, que é um assunto relativamente novo, envolve todos os setores do BC. Fernanda Nechio lembrou que recentemente a autarquia anunciou medidas internas e voltadas para o setor financeiro, sendo que elas possuem etapas e prazos específicos.

"Toda vez que formos tomar uma decisão, a Diretoria Colegiada do BC vai levar em conta os riscos ambientais", citou Fernanda Nechio. Ela destacou ainda o diálogo com BC com outras instituições, para que a autarquia se mantenha na "fronteira" das ações.

Fernanda Nechio afirmou que eventos relacionados a mudanças climáticas têm se tornado cada vez mais frequentes. Segundo ela, estes eventos trazem "muita incerteza" e acabam afetando os dois objetivos do BC, que são assegurar a estabilidade da moeda e do sistema financeiro.

"Os eventos climáticos afetam nossa habilidade de conduzir a política monetária", afirmou Fernanda Nechio no evento virtual. Segundo ela, os eventos climáticos também trazem riscos para o sistema financeiro. Fernanda citou como exemplo os incêndios recentes que atingiram o Estado americano da Califórnia, com reflexos na economia dos Estados Unidos.

Fernanda Nechio afirmou que o BC quer ter certeza de que os riscos climáticos estão sendo precificados de forma apropriada. "Temos que agir e ter certeza de que os riscos climáticos sejam levados em conta na decisão de política monetária e na estabilidade financeira", pontuou.

A diretora de Assuntos Internacionais do Banco Central participou nesta manhã, por videoconferência, do painel "Innovative Ways To Address Climate Change and The Sustainability Agenda In The Face Of COVID-19", promovido pela Toronto Centre Executive.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Abertura

Ibovespa opera em queda com repercussão do PIB e novas mudanças na Petrobras

A votação da PEC emergencial e a divulgação do livro bege ficaram para tarde, o que não deve afetar a bolsa, por enquanto, nesta manhã

Varejista avança

Com nova aquisição, Magazine Luiza quer virar o seu supermercado digital

A empresa fechou a compra da VipCommerce, uma plataforma que permite a supermercados e atacarejos venderem online usando suas próprias marcas

Controle do orçamento

Líderes do Senado querem tirar Bolsa Família do teto

Os senadores pegaram carona na ideia e concordaram em ampliar a sugestão para tirar o Bolsa Família do teto de gastos

apesar de pandemia

PIB vem melhor que o esperado pelos economistas, subindo 3,2% no 4º tri e caindo 4,1% em 2020

Apesar de ter vindo acima do projetado, PIB de 2020 representa o pior desempenho da série histórica, iniciada em 1996

O melhor do Seu Dinheiro

E hoje ainda é dia de PIB

Os livros de história que contarem como a economia brasileira atravessou a crise provocada pela pandemia da covid-19 obrigatoriamente vão registrar o número que será divulgado logo mais às 9 horas pelo IBGE. Seja qual for o resultado, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020 será de fato histórico. A expectativa do mercado […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies