Menu
2020-06-17T13:22:13-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
novo mundo

Quase mil instituições se cadastram para operar sistema de pagamentos instantâneos

Novo meio, que permitirá aos brasileiros pagar e receber em segundos, a qualquer hora e em todos os dias do ano, vai estrear no dia 3 de novembro deste ano

17 de junho de 2020
13:21 - atualizado às 13:22
pagamento instantâneo
Imagem: Shutterstock

Cerca de mil instituições entre bancos, fintechs e cooperativas de crédito já pediram ao Banco Central para operar o sistema de pagamentos instantâneos, o PIX. O novo meio, que permitirá aos brasileiros pagar e receber em segundos, a qualquer hora e em todos os dias do ano, vai estrear no dia 3 de novembro deste ano.

O prazo para solicitar a adesão ao PIX terminou no início de junho. O cadastro é facultativo. No entanto, todas as instituições financeiras e de pagamento com mais de 500 mil contas de clientes ativas foram obrigadas a participar do PIX. Uma nova janela de adesão será liberada pelo BC em dezembro.

Na primeira etapa de homologação, 980 instituições se cadastraram. Parte das que aderiram também já estão participando da fase de testes do PIX. O foco agora é avaliar os aspectos transacionais do sistema.

Neste momento, as instituições participantes estão fazendo simulações de pagamentos instantâneos, avaliando questões como tempo, segurança e interoperabilidade.

"O PIX fomentará a eletronização dos pagamentos dos mais variados públicos, trazendo eficiência ao mercado e reduzindo custo com dinheiro físico", diz o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello, em nota.

O PIX foi instituído essa semana por meio de circular publicada pelo BC. As funcionalidades serão disponibilizadas de forma gradual. O funcionamento pleno do sistema de pagamentos instantâneos está previsto para 16 de novembro.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Guidance

Helbor divulga prévias operacionais do quarto trimestre e previsão de lançamentos para 2021

Construtora viu queda no número de lançamento e nas vendas, tanto no trimestre quanto no ano de 2020

novo nome

Banco Inter reforça área de investimentos com contratação de ex-Santander

Felipe Bottino, ex Pi Investimentos, assume Inter Invest com a missão de aumentar o número de pessoas físicas que aplicam com a plataforma

guerra dos frangos

KFC denuncia IMC por descumprimento de contrato, e MEAL3 cai mais de 8%

Operadora de restaurantes negociava repactuação de contrato de master franquia para rever metas e prazos para abertura de lojas

Recuperação

Brincadeira de gente grande: Goldman Sachs e Bank Of America divulgam resultados do 4T20

Grandes empresas, como o Goldman Sachs e o Bank Of America, anunciaram os seus resultados do quarto trimestre de 2020 e eles são bastante animadores.

Prévia operacional

Cyrela tem crescimento de vendas e lançamentos em 2020, e analistas gostam dos números

Lançamentos totalizaram R$ 2,873 bilhões, enquanto vendas líquidas somaram R$ 1,860 bilhão

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies