Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-09-03T11:31:53-03:00
Estadão Conteúdo
de olho na retomada

PMI Composto avança a 53,9 pontos em agosto

É a primeira vez desde fevereiro que o indicador supera a marca dos 50 pontos, indicando melhora nas expectativas de empresários na comparação com o mês anterior

3 de setembro de 2020
11:31
ações gráficos empresários bolsa
Imagem: Shutterstock

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Brasil subiu a 53,9 pontos em agosto, de 47,3 em julho, informou nesta quinta-feira, 3, a IHS Markit.

É a primeira vez desde fevereiro que o indicador supera a marca dos 50 pontos, indicando melhora nas expectativas de empresários na comparação com o mês anterior. Também é o maior PMI composto desde o início de 2013.

A melhora do PMI composto foi puxada pelo desempenho do PMI industrial, que avançou a 64,7 pontos no mês, de 58,2 em julho. Foi o maior índice da série histórica. O PMI do setor de serviços também subiu, a 49,5 pontos em agosto, de 42,5 no mês anterior - ainda indicando piora das estimativas na comparação com julho.

"Devido ao impacto mais severo da pandemia na economia de serviços do que no setor industrial, provavelmente não é surpresa ver o setor de serviços continuar a perder terreno para o desempenho dos produtores de mercadorias, mas a ligeira queda de agosto na atividade do setor de serviços é, ainda assim, decepcionante", diz, em nota, o diretor de Economia da IHS Markit, Paul Smith.

Na leitura de agosto, as empresas de serviços relataram pressão da pandemia global sobre a atividade. Algumas foram fechadas por causa do baixo volume de negócios. Na outra ponta, houve melhora em alguns setores da demanda, com aumento dos níveis de novos trabalhos. Mesmo assim, houve queda no número de empregos do setor, pelo sexto mês seguido.

Os fatores de custos foram os mais citados acerca da perda de empregos. As empresas mencionaram que as despesas operacionais continuam crescendo, por aceleração da inflação de preços de insumos, que atingiu o pico dos últimos cinco meses.

Houve melhora, no entanto, nas expectativas do setor, já que 50% dos entrevistados espera crescimento da atividade nos próximos 12 meses - o maior nível desde fevereiro.

"Um crescimento no volume de novos negócios, embora modesto, traz um pouco de esperança para o futuro, com relator de uma retomada estável das atividades de mercado e uma certa consolidação na demanda. Será necessário que isso se repita para que a economia de serviços passe por uma verdadeira recuperação nos próximos meses", diz Smith.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

seu dinheiro na sua noite

Uma tarde de soluços nos mercados

O preço dos combustíveis, um dos grandes vilões da elevada inflação brasileira, não dá sinais de enfraquecimento. Muito pelo contrário: a passagem do furacão Ida pelo Golfo do México deve seguir impactando a oferta de petróleo por mais alguns meses, o que traz reflexos diretos ao preço da commodity. O Brent fechou em alta pela […]

menos méliuz

Méliuz (CASH3): Truxt reduz participação na companhia

Negociações têm por objetivo investimento e não visam alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa

atenção acionista

Dividendos: Multiplan (MULT3) paga R$ 270 milhões em juros sobre capital próprio

Empresa vai considerar os acionistas inscritos nos registros da companhia no dia 28 de dezembro, dado que as ações de emissão da companhia passaram a ser negociadas “ex juros” a partir de 29 de dezembro

FECHAMENTO DO DIA

Petrobras dá susto, mas commodities garantem o avanço do Ibovespa; dólar sobe a R$ 5,37

A convovação de uma coletiva de última hora assustou os investidores, mas o Ibovespa retomou o ritmo de alta após a estatal confirmar que não irá mexr nos preços.

acesso bloqueado

Vale (VALE3) faz operação para resgatar 39 funcionários presos em mina no Canadá

De acordo com a empresa, na tarde de domingo (26), uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o shaft e, com isso, impedindo o meio de transporte dos empregados

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies