O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O órgão afirmou que não monitora transações individuais nem envia notificações com base apenas no volume de movimentações financeiras
A história é chamativa: uma vendedora de marmitas, quatro anos de trabalho e, de repente, uma notificação após movimentar R$ 52 mil via Pix.
O enredo foi publicado em uma notícia na internet — mas não é verdadeiro, segundo a Receita Federal do Brasil.
Em nota, o órgão afirmou que não monitora transações individuais nem envia notificações com base apenas no volume de movimentações financeiras.
De acordo com a Receita, não há acesso a dados detalhados de operações feitas por pessoas físicas — como valores, origem ou destino — e nem identificação do meio de pagamento usado, seja Pix, TED ou depósito.
Outro ponto importante: movimentar dinheiro não é o mesmo que ter renda. Ou seja, o simples entra e sai de recursos na conta não gera, por si só, cobrança de imposto ou qualquer tipo de autuação.
A nota também rebate um detalhe curioso da história viral.
Leia Também
Os supostos sistemas de monitoramento “Harpia” e “T-Rex” citados nas mensagens não existem com essa função. No caso do T-Rex, era apenas um equipamento antigo usado no início da nota fiscal eletrônica, hoje fora de operação.
Como costuma acontecer nesses casos, a origem é difusa e não é possível determinar o começo. A história também foi compartilhada no Reddit, mas sem nomes, documentos ou qualquer comprovação.
Desde que o Pix virou rotina no Brasil, esse tipo de rumor aparece com frequência: fiscalização automática, imposto sobre transferências e bloqueio de CPF.
A própria Receita Federal do Brasil já teve que desmentir versões parecidas outras vezes. E, no meio da confusão, ainda surgem golpes: mensagens cobrando “taxas” ou ameaçando punições que simplesmente não existem.
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer
Mais conectado, mais desconfiado e com menos paciência: o brasileiro digital não perdoa erro, demora ou taxa surpresa