Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-01-17T19:44:54-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

De volta para o futuro

17 de janeiro de 2020
19:44
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Quando escrevi aqui na newsletter que não é possível prever o futuro, um leitor me corrigiu. Em alguns casos podemos sim antecipar com razoável grau de precisão o que vai acontecer: que o diga a previsão do tempo.

Ele tem razão, mas a mesma premissa válida para a meteorologia não se aplica ao mercado financeiro.

Se um investidor fosse capaz de criar uma tecnologia qualquer capaz de prever com exatidão, por exemplo, o preço das ações da Petrobras amanhã, ele iria às compras (ou vendas) do papel hoje, o que afetaria imediatamente as cotações.

Alguns gestores como Ray Dalio procuram antever o comportamento dos ativos a partir da análise e combinação de uma infinidade de dados passados da economia.

O sistema se mostra eficaz, mas tampouco é infalível, como mostrou a perda do principal fundo da Bridgewater no ano passado (a primeira desde 2000, é verdade).

Aqui no Brasil temos alguns gestores de fundos que se provaram capazes de fazer uma boa leitura dos cenários para a economia e ganhar dinheiro no mercado. Um deles é Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital.

Por isso, tudo o que ele fala ou escreve sempre é acompanhado com atenção. Em sua carta mais recente, o gestor diz o que espera para os mercados no exterior e no Brasil. Eu conto para você as projeções da SPX para a taxa básica de juros (Selic) e dólar nesta matéria.

Com gás externo

Os dados divulgados nesta semana deixaram o mercado mais cauteloso com a economia brasileira. Só que do ponto de vista externo, o acordo entre Estados Unidos e China e os números positivos do gigante asiático conseguiram dar a sustentação que o Ibovespa precisava para fechar a semana com alta de 2,58%, como mostra o Victor Aguiar na cobertura dos mercados.

Baixou a régua

A expectativa para o governo de Jair Bolsonaro já não é a mesma do início do mandato. Levantamento da XP Investimentos, em parceria com o Ipespe, mostra uma queda de 23 pontos porcentuais na expectativa positiva para a gestão do capitão em um ano. Confira todos os números da pesquisa.

Zuck nos tribunais 

O Facebook virou alvo de um processo judicial em São Francisco, nos Estados Unidos, movido por quatro empresas. As companhias dizem que a gigante das redes sociais promove um monopólio ilegal e pedem que Mark Zuckerberg se afaste do controle acionário da empresa. Saiba o que motivou a ação.

Passaporte lusitano

Os bancos brasileiros decidiram correr atrás dos clientes que deixaram o país rumo a Portugal. O Itaú Unibanco vai inaugurar um novo escritório no país europeu neste mês e o BTG Pactual já recebeu o aval do regulador local. Há outras instituições que também estão rondando o mercado lusitano, como você confere nesta matéria do Estadão

#Sextou com 6 reais

A sexta-feira chegou, e com ela mais uma edição do podcast Touros e Ursos. No happy hour do Seu Dinheiro, o Victor Aguiar e eu comentamos a trégua na guerra comercial enfim sacramentada, as dúvidas sobre a retomada da economia brasileira e os R$ 6 adicionais de aumento do salário mínimo. Então, prepara o som e aperte o play para não perder. 

Uma ótima noite para você!

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes)

100 dias entre o fundo e topo do mercado

Até aqui, 2020 foi o ano de Amyr Klink, em que aqueles que souberam capotar (entre janeiro e o final de março), passaram pela tempestade sem afundar de vez em mar aberto

inflação de alimentos

Após ouvir cobrança, Bolsonaro reforça que preço do arroz não será tabelado

Ministra da Agricultura avisou que atual patamar de preços só deve baixar mesmo a partir de 15 de janeiro, quando entrar a safra brasileira.

ranking da forbes

Varejo invade lista de mais ricos do Brasil; saiba mais sobre os bilionários

Luiza Trajano, Ilson Mateus e Luciano Hang chegam entre os 10 mais ricos do país, em um ano marcado por mudanças no setor varejista, alta das ações e IPOs

Seu Mentor de Investimentos

Como proteger seus investimentos diante do risco de sanções comerciais por causa das queimadas

País tornou-se um pária no mundo por conta do que acontece no Pantanal e na Amazônia, diz colunista Ivan Sant’Anna; ele aponta uma série de tipos de ativos que podem estar imunes a uma eventual protesto da comunidade internacional

caso de fevereiro

Guedes ‘excedeu barbaramente’ limites ao comparar servidor a parasita, diz juíza

Cláudia da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Vara Federal Cível da Bahia, afirmou que o ministro da Economia ‘insultou’ os servidores públicos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu