Menu
2020-01-16T08:16:57-03:00
indicador sai hoje

China cresceu mais de 6% em 2019, diz integrante do governo

Para vice-primeiro-ministro, é possível fazer tal afirmação com base nos últimos dados de desemprego, preços e pagamentos internacionais

16 de janeiro de 2020
7:00 - atualizado às 8:16
China
Imagem: Shutterstock

O Produto Interno Bruto (PIB) da China teve expansão de mais de 6% em 2019, disse o vice-primeiro-ministro chinês Liu He. A afirmação é feita porque desemprego, preços e pagamentos internacionais ficaram dentro de faixas razoáveis.

Os últimos dados de janeiro também estão melhores do que as expectativas oficiais, disse Liu, sem fornecer detalhes."Mantemos nosso otimismo sobre as operações econômicas da China neste ano e temos ainda mais confiança em relação ao desenvolvimento do país no longo prazo", disse Liu, de acordo com a mídia estatal.

A China vai divulgar o PIB de 2019, além dos últimos números de produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos, às 23h desta quinta-feira (16).

Os últimos dados do país são de empréstimos e preços de moradia.

Os bancos chineses liberaram 1,14 trilhão de yuans (US$ 165,5 bilhões) em novos empréstimos em dezembro, segundo dados publicados hoje pelo Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês).

O montante é inferior ao total de 1,39 trilhão de yuans registrado em novembro, mas superou a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 1,1 trilhão de yuans em novos empréstimos.

O financiamento social total, uma medida mais ampla do crédito na economia chinesa, aumentou ligeiramente entre novembro e dezembro, de 1,99 trilhão de yuans para 2,1 trilhões de yuans.

Já a base monetária da China (M2) teve acréscimo anual de 8,7% em dezembro, maior do que o ganho de 8,2% verificado em novembro. A previsão de economistas era de avanço de 8,3% no último mês.

Já o preço médio de novas moradias nas 70 maiores cidades da China subiu 6,8% na comparação anual de dezembro, segundo cálculos do The Wall Street Journal baseados em dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês) do país.

O resultado mostra desaceleração ante o aumento anual de 7,3% registrado em novembro.

Em relação ao mês anterior, os preços de novas moradias chinesas mostraram alta média de 0,4% em dezembro. Em novembro, o ganho mensal havia sido de 0,3%. Fonte: Dow Jones Newswires.

*Com Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Disputa com a Stone

Linx se recusa a assinar protocolo de oferta da Totvs, que sobe tom contra conselheiros da empresa

Totvs ainda não desistiu do negócio, mas disse que os conselheiros independentes da Linx trataram a oferta da companhia de forma desigual em relação à proposta feita pela Stone

seu dinheiro na sua noite

A segunda onda (e o primeiro teste)?

A bolsa brasileira ganhou 1 milhão de pessoas físicas nos últimos seis meses. São novos investidores que praticamente não sabem o que é perder dinheiro na renda variável. O Ibovespa registrou uma alta de respeitáveis 40% entre março — o epicentro do terremoto nos mercados provocado pela crise do coronavírus — e agosto. O ganho […]

abertura de capital

Bradesco planeja IPO da Ágora e corretora deve se separar do banco até o fim do ano

Analistas do Goldman Sachs tiveram conferência com os diretores do Bradesco, Leandro Miranda e Carlos Firetti. O plano é realizar o IPO depois de a Ágora conquistar o segundo lugar do setor em termos de participação de mercado — o que é previsto para acontecer dentro de 4 ou 5 anos

Tenebrosas transações

Ibovespa fecha em queda e dólar sobe com escândalo envolvendo bancos da Europa e dos EUA

Aumento de casos de covid-19 na Europa e morte de juíza federal norte-americana constituíram ingredientes adicionais à forte aversão ao risco nos mercados globais

INDO PARA A BOLSA

CSN autoriza IPO da parte de mineração e atualiza projeções

CSN decidiu pelo IPO da unidade de mineração “à luz das condições favoráveis e perspectivas positivas do mercado de minério de ferro”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements