Menu
2020-08-26T11:12:57-03:00
Estadão Conteúdo
mais segurança

BC aprova convenção de registradoras de recebíveis de cartões

O BC pontuou ainda que a elaboração da convenção contou com a participação das associações representativas das instituições financeiras, dos credenciadores e dos subcredenciadores.

26 de agosto de 2020
11:12
Banco Central Copom Selic Crise
Fachada da sede do Banco Central (BC) em São Paulo - Imagem: Shutterstock

O Banco Central informou nesta quarta-feira, 26, por meio de nota, que aprovou a convenção das entidades registradoras de recebíveis de cartões. Conforme o BC, com a convenção, completam-se as medidas para tornar o recebível de arranjos de pagamentos um instrumento "mais seguro e eficaz" para a realização de empréstimos garantidos ou para a venda desses ativos.

O recebível de arranjo de pagamento corresponde à receita que um lojista tem a receber com as vendas realizadas por meio de cartão de crédito ou de débito. Na prática, com a convenção, os lojistas poderão obter empréstimos garantidos por estes recebíveis ou mesmo vendê-los no mercado. Esta é mais uma forma para financiar as operações dos lojistas.

"A Convenção contribuirá para o aumento da segurança desses recebíveis e o incremento na competição e transparência nas operações com esses recebíveis, beneficiando os lojistas na obtenção de crédito garantido por esses ativos financeiros", afirmou o BC na nota.

De acordo com a autarquia, "com o registro desses recebíveis e a possibilidade de constituição de ônus e gravames nos sistemas das próprias entidades registradoras, será possível ampliar o universo de agentes que podem adquirir ou aceitar esses ativos em garantia em operações de crédito, tanto de lojistas, quanto de credenciadores e subcredenciadores, ampliando e trazendo mais liquidez para o mercado desses ativos, ao mesmo tempo em que aprimora a segurança dessas transações."

O BC pontuou ainda que a elaboração da convenção contou com a participação das associações representativas das instituições financeiras, dos credenciadores e dos subcredenciadores.

Aprovada pela Diretoria Colegiada do BC, a convenção está disponível no link https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/Convecao_26.8.20.pdf, e será detalhada em entrevista coletiva a ser concedida por integrantes do BC.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

atenção, acionista

Itaú Unibanco anuncia pagamento de juros sobre capital próprio

Segundo a empresa, os valores serão pagos com base na posição acionária do dia 10 de dezembro

seu dinheiro na sua noite

Um zero a zero para se comemorar

O gol é um detalhe. A frase atribuída a Carlos Alberto Parreira representa um marco do estilo considerado retranqueiro do ex-técnico da seleção brasileira. Ainda que Parreira negue a afirmação, o fato é que o Brasil sagrou-se campeão da Copa de 1994 sob o comando do técnico depois de um empate por zero a zero […]

separação em curso

Conselho de administração do Itaú aprova criação da Newco, dona de parte da XP

Cisão ainda precisa ser aprovada pelos acionistas, e caso isso aconteça, eles vão passar a deter participação também na Newco

fechamento dos mercados

Ibovespa perde ímpeto sem NY, mas consegue fechar em leve alta aos 110 mil pontos

Índice acionário estendeu sequência de altas em sessão de marasmo por liquidez reduzida. Embate entre Guedes e Campos Neto realça questão fiscal, mas juros recuam com leilão do Tesouro

eleição em são paulo

Empresários e investidores entregam manifesto a favor da candidatura de Boulos

Candidato é tratado como empreendedor social e, em conversas reservadas, o MTST é comparado a uma startup de sucesso

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies